ATIVIDADES PROFISSIONAIS

                     

Admitido no Serviço Público de acordo com a publicação do Diário Oficial do Estado de São Paulo, no. 98, de 30 de de maio de 1967, para exercer na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" junto a cadeira no. 22 - Silvicultura, as funções de Instrutor, em Regime de Dedicação Integral à  Docência e à Pesquisa. Entre 22 e 24 de outubro de 1979 submeteu-se ao concurso de Livre- Docência do Departamento de Ciências Florestais, disciplina "Tecnologia de Celulose e Papel", tendo apresentado a tese intitulada: "Estudo das características físicas, anatômicas e químicas da madeira de Pinus caribaea var. hondurensis Barri, e Golf". Obteve o título de Professor Adjunto em concurso realizado de 10 a 12 de março de 1983 junto à  Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz". Obteve o título de Professor Titular em concurso realizado nos dias 29 e 30 de setembro de 1987 junto à Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".

           Membro da Comissão de Celulose e Divisão de Normas da Associação Técnica Brasileira de Celulose e Papel (ABCP), São Paulo, entre 1968 a 1971

                      Chefe da Comissão de Matérias-Primas Fibrosas da Divisão da AssociaçãoTécnica Brasileira de Celulose e Papel (ABCP), São Paulo, durante o ano de

Colaborador Científico e Assessor do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais, Piracicaba, desde 1968.

                    Moderador da Sessão de Matérias-Primas para Fabricação de Celulose durante a VII Convenção Anual da Associação Técnico Brasileira de Celulose e Papel, São Paulo, em 1974.

Conselheiro-Suplente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da 6a. Região (SP), entre os anos de 1975-1980 e 1985-1989.

                    Membro da Comissão das Reuniões Comemorativas do 75o. Aniversário da  ESALQ, em 1975.

Moderador da 1a. e 2a. Sessões Técnicas do IX Congresso Anual da Associação Técnica Brasileira de Celulose e Papel, São Paulo, em 1976.

Moderador da 2a. Sessão Técnica do X Congresso Anual da Associação Técnica Brasileira de Celulose e Papel, São Paulo, em 1977.

Moderador da Sessão Técnica do XI Congresso Anual da Associação Técnica Brasileira de Celulose e Papel, São Paulo, em 1978.

Membro do Corpo Editorial da Revista "O Solo", do Centro Acadêmico "Luiz de Queiroz", Piracicaba, desde 1977.

Membro do Grupo de Trabalho 13 - Assuntos Energéticos, da Associação Nacional dos Fabricantes de Papel e Celulose, São Paulo, desde 1978.

                       Coordenador da Comissão de Matérias-Primas Fibrosas da Divisão Técnica da Associação Técnica Brasileira de Celulose e Papel, São Paulo, em 1979, 1980 e 1981.

Consultor na  área de Celulose e Papel do PRODEPEF e da FAO - Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação.

Membro da Comissão Editorial da Revista "Silvicultura", órgão oficial daSociedade Brasileira de Silvicultura, São Paulo, desde 1980.

Diretor Setorial da Sociedade Brasileira de Silvicultura, São Paulo, desde 1982.

Membro da GT-EUCA do Conselho Consultivo do Centro Técnico em Celulose e Papel do IPT S/A, São Paulo, desde 1979.

Moderador da mesa-redonda sobre "Coordenação Nacional de Pesquisa na Área de Celulose e Papel" realizado pela Associação  Técnica Brasileira de Celulose e Papel, São Paulo, em 22 de agosto de 1980.

Moderador da 2a. Sessão Técnica do XIII Congresso Anual da Associação Técnica Brasileira de Celulose e Papel, São Paulo, em 1980.

Membro do Grupo de Debates sobre Planejamento Estratégico Florestal do Conselho Consultivo do Centro Técnico em Celulose e Papel do IPT S/A, São Paulo.

Membro do Comitê  Florestal do Subgrupo Setorial de Celulose e Papel do Conselho Nacional de Desenvolvimento Técnico Científico e  Tecnológico/ Conselho de Desenvolvimento Industrial/Secretaria de Tecnologia Industrial do Ministério da Indústria e Comércio.

Coordenador do Seminário-Visita da Associação Técnica Brasileira de Celulose e Papel, São Paulo, à  Cenibra - Celulose Nipo Brasileira S/A, Ipatinga-MG, em 29 de julho de 1981.

Moderador da 1a. Sessão Técnica do XIV Congresso Anual da Associação Técnica Brasileira de Celulose e Papel, São Paulo, em 1981.

Moderador de mesa-redonda sobre "Bambu", realizada durante o XIV Congresso Anual da Associação Técnica Brasileira de Celulose e Papel, São Paulo, em 1981.

Membro e Relator do Grupo de Trabalho na Área de Energia (Madeira e Carvão Vegetal) do Simpósio sobre Política de Ciência de Tecnologia para o Estado de São Paulo, patrocínio da Secretaria da Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia e Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia.

Coordenador de Debates do 2o. Seminário "Abastecimento Energético Industrial com Recursos Florestais", promovido pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais, São Paulo, em 1982.

Coordenador Técnico do 4o. Congresso Florestal Brasileiro, promovidopela Sociedade Brasileira de Silvicultura, Belo Horizonte-MG, em 1982.

Moderador da Sessão Técnica do 15o. Congresso Anual da Associação Técnica Brasileira de Celulose e Papel, São Paulo, em 1982.

Membro da Comissão Julgadora dos trabalhos técnicos do 15o. Congresso Anual da Associação Técnica Brasileira de Celulose e Papel, São Paulo, em 1982.

Membro do Comitê  Organizador, Moderador e Expositor de tema do Seminário sobre Engenharia Florestal - Formação e Exercício Profissional, promoção da Sociedade Brasileira de Silvicultura em conjunto com a Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais e Associação Paulista de Engenheiros Florestais, São Paulo, em 1983.

           Membro da Comissão Indicadora do Prêmio "Marcus Wallenber"

Membro da Comissão de Outorga de Medalha "Navarro de Andrade"da Sociedade Brasileira de Silvicultura

Membro da Comissão Técnica de Avaliação dos Trabalhos do II Congresso Latino-Americano de Celulose e Papel, São Paulo, em 1983.

Coordenador e expositor de trabalho do Seminário sobre " Aspectos Florestais e Industriais da Densidade da Madeira de Eucalipto para a Produção de Celulose", promoção conjunta da Associação Técnica Brasileira de Celulose e Papel e Sociedade Brasileira de Silvicultura, São Paulo, em 1983.

Moderador da Sessão Técnica e mesa-redonda durante o 16o. Congresso Anual da Associação Técnica Brasileira de Celulose e Papel e II Congresso Latino-Americano de Celulose e Papel, São Paulo, em 1983.

            Pesquisador Colaborador do Centro de Biotecnologia Agrícola (CEBETC)  da Fundação de Estudos Agrários "Luiz de Queiroz", desde 1984.

Membro do Conselho de Orientação do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Duraflora Silvicultura e Comércio Ltda., desde 1984.

Coordenador do Grupo de Trabalho 19 - Tecnologia da Associação Nacional dos Fabricantes de Papel e Celulose, entre 1984 e 1985.

Coordenador do Seminário "Celulose de bagaço de cana", promoção da Associação Técnica Brasileira de Celulose e Papel, São Paulo, em 1985.

Membro do Conselho Assessor do Programa Nacional de Pesquisa de Florestas da EMBRAPA, desde 1985.

Membro do Conselho Curador da Fundação de Estudos Agrários "Luiz de Queiroz" para o período de 1985-88.

Moderador da 1a. Sessão Técnica do 17o. Congresso Anual da Associação Técnica Brasileira de Celulose e Papel, São Paulo, em 1985.

Membro da Comissão Organizadora, debatedor e expositor de trabalho do IV Seminário de Biotecnologia Agrícola, promoção do Centro de Biotecnologia Agrícola, Piracicaba, em 1986.

Coordenador Técnico do 5o. Congresso Florestal Brasileiro, promoção da Sociedade Brasileira de Silvicultura, Olinda-PE, em 1986.

Membro do Comitê  Técnico do Centro Técnico em Celulose e Papel do IPT S/A.

            Assessor/Consultor Científico da FAPESP, CAPES e CNPq.

            Diretor Científico do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais - IPEF, desde junho de 1986 até dezembro  de 1992

            Moderador da 1a. Sessão Técnica do 22o. Congresso Anual da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel, São Paulo, em 1989.

           Debatedor no Ciclo de Palestras da SBS-Sociedade Brasileira de Silvicultura, realizado em São Paulo em outubro de 1999

            Pesquisador Visitante do Instituto de Estudos Avançados da USP a partir de janeiro de 2000

           Membro do Grupo de Trabalho do FLORAM (Floresta e Ambiente) do Instituto de Estudos Avançados da USP a partir de janeiro de 2000

           Membro do Conselho Consultivo da Empresa Júnior Florestal, ESALQ-USP a partir de janeiro de 2000

           Coordenador da Comissão de Normas sobre Matérias Primas para Celulose, da ABTCP/ABNT a partir de junho de 2000

           Representante da ESALQ no Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia do Município de Piracicaba, a partir de junho de 2001-06-12

           Membro da Comissão de Honra dos festejos do Centenário da ESALQ

          Membro da Comissão de Reformulação do currículo de Engenharia Agronômica da ESALQ-USP

          Ouvidor do Campus "Luiz de Queiroz" a partir de novembro de 2001 até novembro de 2003

         Moderador do Ciclo de Palestras das Congêneres durante o 35º Congresso Anual da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel realizado de 14 a 17 de outubro de 2002 São Paulo-SP

                      Relator do 8 Congresso Florestal Brasileiro, realizado de 25 a 28 de agosto de 2003 em São Paulo-SP

                     Diretor Executivo do IPEF-Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais desde abril de 2004 até abril de 2016

   

Voltar