ROBERTO SOGAYAR

DADOS BIOGRÁFICOS

        Nasceu em Ribeirão Claro-PR, aos 24 dias de 1940, sendo o sexto de sete filhos do casal Salomão e Evelim Sogayar. Fez  seus estudos primário e secundário em São Paulo no Colégio Arquidiocesano .

        Em 1968 concluiu o Curso de Medicina na Primeira Turma da Faculdade de Ciências  Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB). Foi Monitor na Disciplina de Parasitologia de1965 a 1968 . Foi da 1ª Turma de Internos do Hospital das Clinicas da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu ,em 1968. Em 1969 foi convidado a fazer parte do corpo docente da FCMBB junto ao Departamento de Parasitologia . Obteve o título de Mestre em 1978 pela UFMG e o de Doutor em 1985 pela USP .

        Ministrou aulas de Parasitologia para alunos dos Cursos de Medicina, Medicina Veterinária , Ciências Biológicas e Enfermagem . Ministrou vários Cursos de Extensão Universitária . Foi responsável por vários programas de assistência à comunidade , principalmente nas áreas de esquistossomose, malária e parasitoses intestinais . Publicou inúmeros trabalhos em revistas científicas e em Congressos Científicos nacionais e internacionais  inclusive em capítulo de livro .

        Na administração universitária , junto ao Departamento de Parasitologia ocupou em dois mandatos o cargo de Vice-Chefe e em curtos períodos os de Chefe . Foi representante de Professores-Assistentes e de Professores-Doutores junto à Congregação do Instituto de Biociências. Foi representante do Instituto de Biociências junto ao Projeto Rondon no biênio 85-86 . Foi o idealizador e primeiro Presidente da Comissão de Ética na Experimentação Animal do Instituto de Biociências , no triênio 96/99 , sendo esta comissão pioneira no país .

        Foi o 1º Presidente da Comissão Permanente do Biotério Central da UNESP de 1987-92  e atual Presidente a partir de agosto/98. Foi membro da Comissão de Equipamentos da UNESP em 1986 cujo resultado foi a criação das Centrais de Equipamentos (CEMEQ) da UNESP .

        Recebeu homenagens dos formandos dos Cursos de Ciências Biológicas em 1993 , dos formandos do Curso de Enfermagem em 1994 , dos doutorandos da 31ª turma de Medicina em 1998 ; do 7º Congresso Médico Acadêmico UNESP-BOTUCATU dando nome ao Prêmio do Melhor Trabalho  realizado em Botucatu, em 1998 . Foi  Paraninfo dos doutorandos da 29ª Turma de Medicina em 1996

        Foi docente do Departamento de Parasitologia do Instituto de Biociências da UNESP/BOTUCATU a partir de 1967 , obtendo obtido o título de Mestre em 1978(UFMG) e o de  Doutora em Parasitologia em 1983(USP) tendo se aposentado em 1995..

        Casado com Maria Inês Terra Leme Sogayar , nascida em 17 de janeiro de 1943 . Formada em História Natural pela Fac. Ciências e Letras de Rio Claro em 1965 .
        Possui três filhas : Maria Elvira(Psicóloga pela PUC-Campinas) , casada com Celso José Scapol(Empresário na área de Transportes) , Lelia Leme Sogayar (Advogada pela ITE-Bauru), casada com Roberto Fernando Bicudo(Advogado pela ITE-Bauru) e, Roberta Leme Sogayar formanda em Turismo pela Fac. Anhembi-Morumbi-SP em 1998. Possui uma neta , Julia Sogayar Bicudo com 8 anos de idade .

OUTRAS ATIVIDADES
        Representante do Colégio Arquidiocesano-SP na Assembléia Legislativa de Jovens, órgão da COLMEIA – Instituição a Serviço da Juventude de 1958 a 1961.
        Socio-Fundador do Centro Acadêmico PIRAJÁ DA SILVA(CAPS) em 1963.
        Fundador e artista do GATA – Grupo Acadêmico de Teatro Amador, que recebeu prêmio de 1º lugar no Festival de Teatro Amador do Estado S.Paulo, cm a peça  “Eles não usam black-tie” de Gianfrancesco Guarnieri , em 1966.
        Um dos idealizadores e organizadores da OPERAÇÃO ANDARILHO – uma marcha dos alunos, a pé , até São Paulo para reivindicar condições mínimas para o funcionamento da FCMBB, em 1967.
        Secretário da Associação dos Docentes do Campus de Botucatu no biênio 70/72 .
        Socio-Fundador da Sociedade  Botucatuense de Cultura Japonesa .
        Socio-Fundador e membro da Diretoria do Banco de Olhos do HC da Fac. Medicina
    de Botucatu , desde 1995 .
        Socio-Fundador e Presidente da Fundação de Biotecnologia Medica de Botucatu , no triênio 96/99 .
        Membro da Comissão de Ética e Legislação do Colégio Brasileiro de Experimentação Animal (COBEA) , desde 1990, sendo seu 1º Presidente 90/92 .
        Membro da Sociedade Brasileira de Parasitologia
        Membro da Sociedade Brasileira de Protozoologia

VIDA ROTÁRIA
        Ingressou no Rotary Club de Botucatu em 09 de junho de 1983, tendo sido Presidente no ano rotário95/96 e ocupado quase todas as funções no clube.
        Responsável pela criação do Rotaract Club em 1995; membro da Comissão organizadora dos Fórum Multiclubes  do Distrito 4310 desde 1996 e tendo atuado também como moderador neste fóruns.
        Representante do Governador  Minoru Sakate para Área 1 do Distrito 4310, ano 1996- 97.
        Governador Adjunto da Área 1 do Distrito 4310 na gestão do Governador Luiz  Ernesto G. Barrichello no ano rotário 1998-99.
        Tem participado de todos os eventos distritais e a nível internacional participou da Assembléia Internacional em Anaheim em 2000.
        Voluntário do Rotary prestando serviço junto ao RC de Ciudad del Este – Distrito  4840 – Paraguai  no Projeto “Controle das parasitoses intestinais de escolares de  Ciudad del Este” , a partir de julho de 1998.
        É Benfeitor da Fundação Rotária e Companheiro Paul Harris .

Voltar