MICHIKO SAKATE

DADOS BIOGRÁFICOS

Michiko Sakate nasceu no Japão, na cidade de Nobeoka, província de Miyazaki. Logo após completar 15 anos, emigrou-se para o Brasil com toda a sua família, fixando raízes nesta abençoada terra.

É casada com o EGD 1996-1997 Minoru Sakate e tem cinco filhos: Mirian Sayuri (Farmacêutica-Bioquímica, rotariana do R. C. Botucatu-Bons Ares), Ricardo Ichiro (Veterinário, Fiscal do Serviço de Inspeção Federal), Sérgio Tamotsu (Engenheiro Mecânico), Renato Eizo (Especialista em Informática) e Flávia Yumi (Estilista). Tem duas noras, Renate (Engenheira Agrônoma, casada com Ricardo), Keila (Pedagoga, casada com Sérgio) e cinco netos, Diogo-16 anos, Gustavo-11 anos, Matheus-8 anos, Francisco-5 anos e Amanda-4 anos.

Formou-se em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia UNESP de Botucatu, em 1979. Em 1980, entrou para a família unespiana como professora auxiliar de ensino. Ministrou aulas de Toxicologia Veterinária, Clínica de Pequenos Animais e de Semiologia no Departamento de Clínica Veterinária-FMVZ-UNESP, Botucatu-SP. Foi orientadora de inúmeros estudantes em níveis de graduação, estagiários, residentes, mestrandos e doutorandos, estes dois últimos no Curso de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, FMVZ-UNESP/Botucatu. Como resultado das pesquisas realizadas, publicou inúmeros artigos científicos em revistas nacionais e internacionais na área de Toxicologia, Clínica Veterinária e Biologia.

Concluiu o curso de Mestrado pela FMVZ-UNESP, Botucatu (1988) e de doutorado pela FMVZ USP de São Paulo (1990). Realizou concurso para Livre Docência e foi aprovada, em 2010. Em 2011, aposentou-se como Professor Adjunto pela FMVZ-UNESP, Botucatu.

Entrou para a família rotária em 1970, quando seu marido Minoru tornou-se rotariano do R. C. Botucatu-Norte. Foi a 1ª Coordenadora da Casa da Amizade e das Famílias de Rotarianos do Distrito 4310 em 1996-1997. Assim, atuou como cônjuge até quando tornou-se rotariana do R. C. Botucatu Bons Ares, em 2007.

Em seu Distrito, exerceu o papel de Secretária, Oficial de Intercâmbio de Jovens, Presidente da Comissão de Fundação Rotária e Presidente do R. C. Botucatu Bons Ares, em 2009-2010. Participou de vários eventos rotários, tais como Seminários Distritais e Nacionais, Institutos Rotary do Brasil, diversas REGOESP (inclusive a última: XVII REGOESP em São Paulo, de 14 a 16 de março de 2014), Conferências Distritais e Internacionais, Reuniões de Chairman do Intercâmbio de Jovens, da Europa (EEMA), Intercâmbio da Amizade com USA (1998), Convenções Internacionais desde 1996 até os dias de hoje (2013, em LisboaPortugal) e Assembleias Internacionais (Anaheim e San Diego-USA).

É detentora de títulos Paul Harris com cinco safiras, de Major Donor e de Benfeitora da Fundação Rotária.

O que gosta de fazer? Além das participações em eventos rotários, gosta de conversar com as pessoas, ler (de tudo!), ouvir música (inclusive, faz parte da Orquestra Sinfônica do Município de Botucatu como 2º violino), cuidar das plantas, viajar por aí afora, isto é, gosta de fazer o que lhe traga bem-estar e muita paz à alma e ao coração. Gosta de um cafezinho preto, amargo mesmo!

Voltar