ANO DE 1951

Enriquecer é, muitas vezes, perder a estima do povo. (4-3-51)

O mundo seria feliz se os homens inteligentes fossem ricos e caridosos: conseguiriam eliminar da face da terra a ignorância e a fome. A história porém, conta que tais homens, isto é, os sábios, os filósofos, os poetas, os músicos, os artistas, tiveram as suas qualidades porque, quase todos, eram ao mesmo tempo, pobres ou infelizes (4-3-51)

Quem fala quer sempre convencer os ouvintes de que está com a razão. (5-3-51)

A felicidade deve ser um reflexo e nunca uma luz. A luz, em certos casos, poderá produzir a cegueira, como o calor poderá produzir queimaduras. Sim, a nossa felicidade deve ser um reflexo da felicidade alheia, essa alegria que se desfruta entre os venturosos, com pensamentos elevados entre os otimistas e grandes de espírito! Não se compreenderia jamais que alguém quisesse ser feliz em meio a uma catástrofe, e que desse gargalhadas entre lamentações de desgraçados! Esse estaria louco ou não teria coração! (7-4-51)

Por Religião: Deus! Por Doutrina: A Caridade! (7-4-51)

"Errare humanum est" - Embora todos digam conhecer o célebre provérbio latino, disso só fazem alarde quando estão em cena os próprios erros, jamais os do próximo, e o que tem acontecido é que centenas de boas ações são desprezadas e desconsideradas só porque uma imprevisão ou mal-entendido veio empanar transitoriamente brilho existente até então.(16-4-51 )

Da mesma forma que existem tribunais de justiça para condenar ou absolver réus, deveria existi-los para conferir ou negar haveres aos bons que, isentos de crimes ou vícios trabalham silenciosamente a favor do bem comum. É que neste mundo atribulado os homens sentem mais prazer, volúpia até, em julgar apenas os defeitos de seus semelhantes, jamais as virtudes que costumam ser deslembradas, diminuídas e, às vezes, enxovalhadas. (16-4-51)

A caridade é o sol da vida. (20-4-51)

Percebemos a presença da felicidade no reflexo que aflora nos lábios risonhos das criancinhas, venturosas, no regaço da mãe carinhosa. (24-4-51)

Felicidade, risos num ambiente alegre; perfume entre flores; poesia entre suaves sons musicais. (25-4-51)

Admite-se que o sofrimento pela dor jamais pelo desamparo. Sofrimento frente a males incuráveis, jamais por enfermidades sem medicação.Não se compreende haja fome por falta de alimento e ignorância por falta de instrução. (30-4-51)

A personalidade do homem está no tom de sua voz, na firmeza e ponderação de suas palavras. Ai de quem, neste mundo de Deus, não souber defender-se pela palavra. (5-5-51)

Vários fatores poderão contribuir para que um homem demonstre grande personalidade: o vestuário, as boas maneiras, a fortuna, o conceito de família. Mas todas essas qualidades cairão por terra se a pessoa, tiver ao conversar, voz fanhosa, dissonante e não souber explicar-se, podendo então ser comparado a uma pintura ridícula numa moldura vistosa. Enquanto que um bom falador, com voz firme e enérgica, palavras sensatas e criteriosas, poderá estar roto, não conhecer as modernas regras de cordialidade, poderá ser aparentemente pobre e de procedência desconhecida, mas quando falar, alto e bom tom, será ouvido e até prestigiado! Criará em seu redor um círculo de admiração e logo aparecerá alguém que diga:" Trata-se de um homem importante e inteligente, muito bem disfarçado de pobretão". (6-5-51)

Quantos de nós, na vida, para atender negócios adiáveis, descuram a sacrificam a saúde. (13-5-51)

Se um falso amigo nosso, que nos houvesse ofendido e caluniado, viesse um dia, com a consciência iluminada pela bondade de Deus, a praticar um ato meritório, nós esqueceríamos o homem para louvar o ato. Isto porque aprendemos a julgar, colocando o nosso pensamento acima dos nossos próprios ressentimentos. ( 25-5-51)

"O mundo faz o homem" - O que goza bom nome, boa fama, se controla, "conservando o verniz". Outro, ao contrário, comete exageros, a maioria contra a própria tendência, porque, afinal, já não falam bem da sua conduta. ( 1-6-51 ).

"Situação de fato, situação de direito" - Assim, relativamente a dois anseios da minha querida Rio das Pedras, penso que depois de instalada a Usina de açúcar, conforme processo em andamento, esta passará a ter direito a um grande aumento na arrecadação de impostos no município, bem como depois de terminada a construção do Hospital e Maternidade São Vicente de Paula este passará a merecer auxílios dos poderes públicos capazes de manter sua subsistência. ( 7-6-51)

Os grandes exemplos, como as orações devem ser invocados, sempre. (6-6-51)

Quando for a jardim em busca de rosas, ao voltar junto com as flores mostre nas mãos, também os ferimentos causados pelos espinhos. Não seja daqueles que, ao voltar de suas empresas revelam apenas as vantagens, exagerando-as e ocultando os insucessos. (7-6-51)

A luta dentro do mesmo grupo representa o aniquilamento; a luta entre dois grupos estranhos, representa o progresso. (8-6-51)

É mais comum sofrerem os bons, frente à inveja, ao despeito, a calúnia, daqueles que, medíocres, não mereceram conquistar uma posição de respeito e de honra perante seus semelhantes. A população de todos os tempos, seguindo falsos líderes, desonestos, ingratos e maldosos, tem criado situações lamentáveis e dolorosas. Jesus é o supremo exemplo, para todo o sempre. (10-6-51)

O pouco que eu, com as graças de Deus, tiver feito de bom na vida, será uma prova da estima que devotei ao meu torrão natal - Rio das Pedras - e representará, para mim, na hora derradeira:
1. Um agradecimento aos meus pais;
2. Um exemplo a meus filhos;
3. Uma homenagem a Vitor Hugo. ( 13-6-51)

Política local - Se vencer o nosso adversário político e vier a fazer um bom governo, então teremos de nos convencer de que nós e que estávamos enganados, sendo portanto nosso dever, em benefício de Rio das Pedras, prestigia-lo estimulando-o a melhor trabalhar. Se porém, vencedor, fizer um mau governo, teremos igualmente de nos conformar porque afinal fôramos nós próprios os culpados pela sua vitória eleitoral; culpados por não termos oferecido ao povo maior soma de realizações e culpados ainda por não termos difundido instrução elevada bastante capaz de conduzir a consciência popular a um julgamento espontâneo e correto. Se para muitos, uma derrota "seria uma ingratidão", eu penso que representaria o fruto de nossa própria incúria, ou a "voz de Deus" na democrática palavra do povo. ( 26-6-51 )

Constrói o progresso de uma cidade mais a iniciativa particular que a oficial. Esteja em mãos de que estiver a iniciativa pública, esta terá sobre si e contra si a voz do povo, eterno insatisfeito. Por isso que a maioria do povo é sempre contrário, intimamente, a quem o governa. ( 26-6-51)

Tudo, na vida, tem um princípio de imitação: as palavras, os hábitos, as lições científicas, as invenções, tudo tem base em exemplos anteriores. Bendigamos pois, o espelho que tendo de refletir e imitar alguma coisa, reflete coisas belas, úteis e confortantes. (20-8-51)

Perdoar, sim, mas aos fracos, imprevidentes e infelizes, principalmente quando reconhecem seus erros. Jamais aos traidores, aos perversos e velhacos, para os quais o próprio Deus, com sua onipotente sabedoria e bondade, criou o inferno, como castigo. ( 25-8-51)

É tudo tão perfeito na natureza, todas as coisas, com suas virtudes ou defeitos, e ta propositadamente presentes que só mesmo uma inteligência sobre-humana poderia tê-las engendrado. Essa inteligência é Deus! (3-9-51)

É vil o orgulho de quem se rebaixa. Sim, é duplamente vil aquele que, pretendendo mostrar-se humilde, demonstra orgulho ao fazer alarde de sua condição inferior. ( 3-9-51)

A morte deve ser como um "sono profundo", apenas por um tempo maior, indeterminado. O espírito ficará inconsciente, como de quem está dormindo, e o corpo, devido a insensibilidade, se irá decompondo. Por trás desse mistério, não há como negar, existe um poder sobre-humano: Deus! Prefiro crer que existirá, segundo a Bíblia, o "Juízo Final" quando todos ressuscitarão, para serem julgados por Deus, tendo como testemunhas, os próprios contemporâneos. Os pensamentos das criaturas, as recordações do que fizeram quando de passagem pelo mundo, serão visíveis, como são hoje as partes orgânicas do corpo humano. Ou, então, será aplicada, merecida e implacavelmente, a Lei do "Prêmio e Castigo". ( 27-10-51)

Que adianta a vida? - Quem, em sã consciência e espírito de observação, analisar as inúmeras e diferentes situações em que as criaturas humanas se debatem - uns labutando para ganhar o pão de cada dia,outros esforçando-se para aumentar as suas fortunas, muitos desperdiçando as suas forças físicas em ociosidade e vícios, e outros ainda se mortificando para recuperar a saúde combalida - concluirá, talvez, que nenhuma justificativa existe para isso tudo! E perguntamos? Existe uma recompensa para os bons? E um castigo para os maus? Os milhões de habitantes do mundo que se apagaram na morte, há séculos e séculos, obtiveram em suas épocas o tratamento, bom ou mau, que mereceram? Os milhares de maus que iludiram, declarada ou subrepticialmente, o povo e ficaram impunes, e outros tantos bons, cujos méritos permaneceram desconhecidos ou subestimados, e ainda as vítimas das injustiças do mundo, foram todos julgados, um por um, pelos seus contemporâneos ou pela posteridade? Diante dessas conjeturas, terríveis e insondáveis, é forçoso acreditar-se em Deus, Suprema Vontade, que tudo dirige da melhor maneira, ou... não crendo em coisa alguma precipitar o pensamento no turbilhão da dúvida, do caos, do nada! Eu prefiro crer em Deus! ( 30-10-51)

Eu morreria imensamente feliz se, no momento extremo, o Bom Deus me permitisse observar em meus filhos três virtudes preciosas: Saúde - Bondade - Sabedoria.
· Saúde para trabalhar honradamente, dignificando a vida;
· Bondade para oferecer ajuda aos infelizes e necessitados;
· Sabedoria para contribuir com sãos ensinamentos a favor de um mundo melhor. ( 14-11-51)

Para as críticas que eu merecer, não desejo que respeitem nem o espaço nem o tempo; prefiro-as de frente e imediatamente. Se, porém, vier a fazer jus a algum elogio, mais do que a presença - o espaço - desejaria aguardassem a posteridade - o tempo. ( 5-12-51)

A perfeição das coisas que existem sobre a terra deve-se, em parte, à seleção feita pela própria Natureza na lutas havidas, desde o início do mundo, entre os elementos. Assim, o que era defeituoso ou insubsistente foi se aniquilando e perecendo, até o último espécimem, interrompendo, desse modo, a sua procriação. (12-12-51)

A vida é uma seqüência de situações, a maior parte desagradável. Vencida uma situação e quando se pensa haver atingido o objetivo, nova situação surge para nos manter em desassogego, até que, alquebrados pelos anos, reconhecemos tarde que mais valera termos enaltecido o pouco que tivemos. (20-12-51)

Rio das Pedras e o seu progresso - Rio das Pedras, se não melhorar de situação, apesar dos esforços de uma minoria dedicada, mais parecerá uma cidade mal-assombrada, onde a maioria do povo "vê coisas" e, temendo a cada passo insucessos e fracassos, não toma nenhuma iniciativa, até que "os tempos melhorem" e destrói, paradoxalmente, os planos dos poucos progressistas. Tudo é encarado com pessimismo e as boas ações são depreciadas, com imputação de "falsas" e "segundas" intenções. Oxalá, Rio das Pedras, principie a progredir, agora, sob a influência das várias usinas de açúcar, que estão se instalando no município e venha, mesmo tarde, a enquadrar-se, na sendo do progresso entre a quase totalidade das cidades paulistas. (Fim do 1º quadrimestre da vereança - 20-12-51)

"Nada se cria, nada se perde; tudo se transforma" (Lavoisier) - Diante dessa lógica, consola-me poder continuar anotando nesta caderneta os pensamentos, que, despidos de sabedoria, assomam ao meu cérebro. Essas minhas pobres idéias, não escaparão à crítica de que são frutos de plágios. Ademais, como admirador de Sócrates, que em tudo pensou e nada escreveu, eu reconheço a minha ignorância, pois nada aprendi de filosofia, literatura, história, e como poderia eu saber quem teria, desde que o mundo é mundo, expendido, pela primeira vez, as "idéias-mães" destas minhas idéias. ( 28-12-51 )