ANO DE 1953

Precisamos reconhecer que nossos defeitos são defeitos e que as virtudes dos outros são virtudes. Do contrário não existirá o espírito de compreensão e amizade. (10-1-53)

"Descentralização da administração pública e maior distribuição dos bens da riqueza", eis a fórmula capaz de promover a prosperidade de Rio das Pedras. Enquanto a política administrativa estiver enfeixada nas mãos de poucas pessoas, as quais como monopolistas, não encaram com simpatia a possibilidade de outros elementos participarem dessa administração, e enquanto os lucros dos negócios continuarem atribuídos a poucos anti-progressistas cidadãos - Rio das Pedras continuará vegetando, isto é, estacionária. Para que haja harmonia e prosperidade municipal é preciso que todos se sintam com direito e no dever de trabalhar pelo bem da coletividade! Que os lucros não sejam privilégio de poucos e que esses lucros sejam aplicados no meio que os produziu. Só assim haverá estímulo, trabalho, produção e progresso. E o fantasma do pessimismo e do terrorismo que asfixia as cidades pequenas se afastará de Rio das Pedras. É preciso união e fraternidade. Rio das Pedras fraca e desunida será uma expressão negativa, decadente. Nota: nesta data já se observa a marcante influência das 3 usinas (Sta. Helena, Bom Jesus e São José) e mais a São Jorge, em instalação. Em todos os cantos da cidade surgem casas novas, com aluguéis sem precedentes, podendo-se crer que Rio das Pedras está "despertando".
( 20-1-53 )

"Enquanto houver vida há esperança" - Todas as situações poderão se modificar sob a ação do tempo, o mais milagroso, depois de Deus. Qualquer doença, física ou mental, enquanto houver vida, estará sujeita à cura. Portanto, não se justifica a pena de morte, mesmo quando supomos nos acharmos frente a uma situação sem remédio, pois essa suposição é que começará cometendo um crime: o da desesperança. ( 12-2-53 )

Tudo e todos tem seus defeitos. Desde a Justiça até a Religião. Foi por isso que os homens, há 2.000 anos não compreendendo Jesus, pensaram fazer justiça exigindo de Pilatos o seu sacrifico na cruz. (10-3-53 )

"Casa mal-assombrada" escrevi em outro dia. Infelizmente Rio das Pedras não começou a progredir antes em virtude dos preconceitos do "Não vai...", "Não sai disso...", "O tempo melhor já passou...", "O agora é tarde..." e outras expressões negativistas, muito admissíveis quando a ignorância consegue corporificar as superstições. ( 10-3-53 )

Um homem sozinho tem um pensamento: o da sua consciência. Dois poderão pensar antagonicamente. Muitos, fazendo intrigas dentro dos próprios pensamentos, terminarão provocando uma revolução. (18-3-53)

Das antiguidades, o que mais chegam até nós são as palavras. Os monumentos em ruína da Grécia, da Palestina, de Roma, continuarão sofrendo a ação fatídica do tempo, milênios após milênios, até o seu total desaparecimento da face da terra; enquanto que as obras literárias, os provérbios, os pensamentos, os versos, as palavras, essas resistirão sempre, renovando-se nas citações dos contemporâneos de todas as épocas, e resistindo enquanto existirem criaturas humanas no globo terrestre, sempre com mais vigor.(19-4-53)

A nossa vida se desenvolve em conseqüência de acontecimentos alheios uns e sujeitos outros a nossa vontade. Por isso que, via de regra, 50% do "nosso destino está em nossas mãos"( 12-9-53)