ANO DE 1958

Há pessoas que pretendem resolver seus problemas com a inofensividade dos sonhos. Quando estes terminam bem é um alívio. É também um alívio quando, após um final desastroso, acordamos. Mas, sonho é sonho. Por isso os problemas reais não podem ser solucionados com passes de mágica. (18-9-58)

Aparência e Realidade - determinadas pessoas tem maneiras uniformes e comedidas em condições normais. Demonstram o verniz do meio ambiente em que cresceram. Em geral, com o caráter formado 80% pelo meio ambiente e 20% "animus nascentia", representam os papéis que lhes são destinados no drama da vida. Entretanto, essas mesmas pessoas, se embriagadas pelo álcool ou por excitações psíquicas ou fisiológicas são passíveis, num momento, de chocantes transformações inacreditáveis quando relatadas depois. A história de todos os tempos está cheia de casos reais. (10-9-58)

A pior coisa que a criatura humana pode possuir, na vida, é o falso amigo.É pior que o ingrato a quem beneficiamos e depois não reconhece; é pior que o caluniador, que nos difama e ofende; pior que o ladrão que nos assalta e despoja; pior que o assaltante que nos ataca e fere. Esses, dia mais, dia menos, serão punidos por seus pecados e crimes. Mas, o falso amigo, tão invejoso e despeitado quanto hipócrita, conhecendo nossa casa, nossos recursos, nossos pensamentos, nossa alma, será capaz de nos trair pelas costas ou pela frente, dissimuladamente; e o doloroso é que continuará dizendo-se nosso amigo leal e admirador. Iluminai-nos, oh Deus! Para podermos distinguir e nos afastar desses abomináveis indivíduos. (12-10-58)

Já tenho dito que o homem pode perdoar e até esquecer as dívidas; jamais falta de consideração, sob pena de, repetindo-se os fatos, ser lançado às imundas sarjetas do desprestígio e desmoralização. (30-5-58)

No progresso é inglória a tirania construtora, da mesma forma que a caridade não produz benefício integral se praticada com menosprezo. Em tudo há de existir Justiça, sem violência nem vexames, trabalhar pelo bem comum é obrigação das criaturas humanas. Por isso a esmola não deve ser interpretada como ato generoso ou um favor. Seria um verdadeiro traidor aquele que não cumprisse seus deveres. (16-7-58)

É necessário sofrer um dia... ou um momento... por nós ou pelos nossos amigos. (16-6-58)

O povo ou povão tem predileção em ajudar a quem está "por baixo". Quer fazer "alguma coisa" e isso só se consegue quando se faz parte do "quase nada". Quem assiste festa de "entrega de diploma" verifica que os mais desajeitados, mais pobres, mormente se são de cor, sempre recebem maior salva de palmas. Também nas eleições, os afortunados, "granfinos" ou "ilustres" dificilmente tem votos (maioria) espontâneos. Por isso que Ruy Barbosa não conseguiu eleger-se presidente da república. )13-12-58)

Conselhos práticos... I) Ao cruzar uma rua não o faça sem antes refletir sobre o perigo que representam os veículos que por ela transitam, em desabalada carreira. Conte até três, até cinco ou até dez, e perca alguns segundos para não arriscar a vida num instante. II) Ao ser procurado por uma pessoa a qual você deve a solução de um problema, não se precipite em dar satisfações, em respostas precipitadas. Aguarde a palavra do seu interlocutor. Talvez, nesse momento, o assunto seja outro ou esteja superada a situação. O nervosismo só pode gerar complicação. III) Ao entrar num recinto em que se acham várias pessoas, procure encarar apenas aquelas com quem vai conversar. É indício de fraqueza de espírito andar consultando todo mundo com olhares.Ah! Se os adultos pudessem ter, no olhar, a naturalidade das crianças. (10-4-58)