ANO DE 1965

Exatamente as pessoas que dispõem de recursos financeiros é que primam em apresentar-se em público displicentemente vestidas. É que a convicção de seu poderio econômico lhes dá, intimamente, disposição para assim procederem. Não mais precisam impressionar ninguém. São os contrastes das situações humanas e das aparências. ( 09-01-65)

É natural, quase inevitável, que os bons ( não os santos, que são exceções) sofram incompreensões, pois não podendo ser bondosos com todos, nem pacientes durante todo o tempo, hão de sofrer, como criaturas humanas, críticas e até calúnias, partidas dos eternos descontentes.
(18-02-65)

"Caridosos" e caridade --- O nome de "caridoso" pode-se adquirir com cruzeiros e deixar de consegui-lo com cem mil. Basta que uma pessoa, não sendo "milionária" distribua modestas quantias a todos os necessitados que lhe pedem ou encontra para que mereça aquele nome. Entretanto, não merecem os que, paralelamente, possuem fortunas ou obtém lucros fabulosos em seus negócios,mas que, secreta ou até publicamente dissipam valores elevados com jogatinas, amantes, etc. Esses não fazem caridade, quando, num gesto de ostentação assinam "Livros de Ouro" com importâncias que, percentualmente, não representam nada em relação às suas enormes rendas...e não permitem depois que os necessitados peçam esmolas a sua porta.. Os que distribuem uns cruzeiros, seguidamente, talvez deixando de comprar mais pão para os seus filhos, praticam mais caridade que os outros --- os que "não entrarão no Reino do Céu", segundo o provérbio bíblico. ( 18-02-65)

E quando lhe vieram dizer que "o morto, apesar de ter sido um sujeito malquisto, no fundo não era mau, possuindo até um bom coração..." , o pobre homem respondeu: "Ele foi um grande incompreendido, como muitos em vida. Devendo ocupar uma posição de destaque na "banda da minoria", foi acusado muitas vezes pelos integrantes da "banda da maioria" de não corresponder as suas pretensões... Afinal, criatura humana, ele não podia ser sempre bom, porque precisava também ser justo!" (16-03-65)

"Economia" é aquilo que, com bom senso, não se gasta, dentro daquilo que se tem para gastar. ( 28-03-65)

Possui "menos que nada" o cidadão que, não dispondo de nenhum dinheiro ou bem móvel ou imóvel, precisa, com o primeiro provento que ganhar, pagar dívidas... ( 28-03-65)

O mérito de cada cidadão costuma ser avaliado pelos seus semelhantes. O seu "direito" entretanto, deve ser defendido, em termos, pelo próprio interessado. Não há, pois, o que censurar naquele que, para defender os seus direitos, deixa de lado a sua modéstia. "Quem não defende os seus direitos não defende a própria honra", dizia o velho Ângelo Scrocca. (03-04-65)

"Espírito de contradição" possui quem, não tendo iniciativa para abordar um assunto, espera uma palavra, uma situação, para fazer a crítica que trazia no subconsciente, destruindo, nos outros, as idéias mais otimistas e bem intencionadas. Possuem essas pessoas o condão de, com suas opiniões de "amigo da onça", matar qualquer assunto... mesmo os que, em certos momentos, apenas se desejaria fossem abordados em seu lado bom e agradável. ( 04-04-65)

Pode parecer absurdo, mas um dos meios para combater a inflação seria a diminuição do poder aquisitivo e vice-versa. ( 30-04-65)

Os homens que são contra a miséria se dizem a favor dos miseráveis deveriam, isso sim, ajudar estes a abolirem aquela. ( 17-05-65)

A abastança produz frutos...a miséria produz conseqüências. ( 17-05-65)

Espírito de sacrifício, destemor às responsabilidades, renúncia ao comodismo, otimismo equilibrado, bom senso e agilidade mental, honradez, pontualidade e atenção aos prazos e tratos --- eis a explicação para muitas fortunas que foram feitas rapidamente por modestos negociantes. Afinal, depois de tudo isso, não seria o certo atribuir-lhes louvores, em vez de críticas?
( 25-05-65)

Os compromissos e responsabilidades com data marcada são verdadeiras bombas. Estando o seu pavio aceso vai se queimando até o dia aprazado. Ou então, se atendido, o pavio se apaga. Caso contrário a bomba acaba explodindo! ( 25-05-65)

"Pai rico, filho pobre, neto nobre" ( Igual gera igual) --- Inspiração divina, vocação para a virtude, bons conselhos na juventude, eis como "igual" pode gerar "igual" no caso do antecessor ter sido mau. Daí advirá a nobreza da pobreza. No campo espiritual, especialmente. É que, na maioria das vezes, o mau procedimento, em vez de admiração, acusa repulsa. E esta ordens de idéias se aplica, certamente, a formação moral de Dom Pedro II. ( 02-06-65)

No começo, a lei da força individual: Homem primitivo. Depois, a lei da força unida: povos conquistadores e tiranos dominando nações e guetos. Depois a lei dos direitos e deveres: pseudo-democracia, defensora e defendida pelas elites, distribuindo vantagens a uma minoria privilegiada. Depois a lei dos demagogos: defesa do proletariado pela força ditatorial (comunismo) e as defesas dos interesses pessoais em nome das liberdades ( capitalismo). No futuro (quando?) a instauração do sonhado "mundo melhor": a sabedoria tornando o homem irmão do homem ou a ciência mal aplicada pela inteligência humana, destruindo o mundo...
( 10-06-65)

Pobres e ricos --- O que ocorre com o socorro que os "ricos americanos" distribuem através das campanhas "alimentos para a paz" e "aliança para o progresso" em favor dos povos subdesenvolvidos --- auxílios esses mal-recebidos e até repelidos pelos próprios favorecidos --- é que muitos destes entendem que tudo isso é remédio tardio e post-espoliativo. Necessário e melhor teria sido que os vultuosos recursos americanos tivessem sido acumulados mais lentamente e que os outros, os "roubados", nessa disputa dos bens materiais, não tivessem afundado tanto na miséria. O certo teria sido melhor repartição no princípio do que a "devolução" agora, tão tarde, quando todos se encontram no limiar da grande catástrofe: fim das riquezas e pobrezas. ( 10-06-65)

Buzina e Freios (Normas) --- Só buzinar, como advertência a pedestres ou a outros motoristas, ou ainda, quando, com isso, podem ser evitados possíveis acidentes. Portanto: a) não adianta buzinar ao atingir as vias preferenciais ou as ruas de grande trânsito. O certo é reduzir, ao máximo, parando quase o carro em tais esquinas, a fim de observar se vem outro veículo em velocidade; b) não adianta buzinar quando o carro que vai a nossa frente, à esquerda da pista, não tem meio, sem humilhação ou excesso de boa vontade, de encostar ou desviar para nos dar passagem; c) não adianta buzinar no caso do pedestre que está à beira da calçada e já olhou para o nosso lado e não está se desequilibrando como quem vai querer atravessar a rua. E, lembre-se também: o excesso de buzina, ale de inútil, é uma impertinência capaz de causar vexame e revolta à pessoa cuja atenção se pretende alertar. Por outro lado, só usar o freio quando se vai parar ou mudar de rumo. Portanto: a) reduzir a velocidade a tempo e acionar o freio lentamente evitando-se a impressão de que se está descuidado, é o que se recomenda; b) não rodovias, verificando-se de longe que a pista está atravancada, nada adianta continuar velozmente para depois dar uma brecada brusca --- caso em que pode a rodagem não atender e resultar em trombadas; c) nas ruas e estradas, quando se observar contingências perigosas ( crianças brincando, animais soltos, etc.) o certo, além do aviso da buzina, é reduzir a velocidade e ficar de prontidão com o pé no pedal de freio. E lembre-se ainda: o "relinchar" dos pneus na pista, além dos sustos que se causam aos ouvintes, pode um dia se transformar em malogro. ( 20-05-65)

"... Camelo passar pelo buraco de uma agulha, que um rico entrar no Céu" --- "Rico" é aquele que faz ostentação. Presunçoso, quer ser melhor que seus semelhantes. Jactancioso, discute e não reconhece os méritos das outras pessoas. Arrogante, faz que não vê, sempre que pode, seus conhecidos, até para não os cumprimentar. Vaidoso, não dá atenção à conversa dos seus circundantes. Caçoísta, julga-se perfeito e infalível. Mas o "rico", amigo de seus parentes e companheiros, útil aos seus vizinhos, prestativo a todos que o procuram, generoso para com os necessitados que encontra, sempre bondoso para com as crianças e velhos, tolerante para com os pobres de espírito, em fim, humilde em sua aparência e nobre em suas atitudes, esse, por certo, não é o "rico" a que se referia Jesus. ( 03-07-65)

A decadência seria uma derrocada muito maior se ninguém reagisse. Ah! Como o comodismo e a omissão são culpados pelo seu aceleramento. ( 08-07-65)

Segredo e Enigma --- Segredo é muito difícil de ficar muito tempo encoberto, debaixo do sol, quando duas ou mais pessoas o conhecem. Por imprudência de uns e adivinhação gradativa de outros, quilo que se desejava permanecesse oculto, acaba se revelando, e mesmo que negado várias vezes, termina por não resistir à evidência da verdade. Enigma, esse sim, pode permanecer insondável, porque o mistério que envolveu apenas uma pessoa, consciência ou fator, por falta de repetição, confissão ou provas, acaba se perdendo, com o correr dos anos, nas malhas do incógnito. ( 23-07-65)

Pode existir, no mesmo homem, duas espécies de consciência: uma, extremamente pequena, que atua no pobre mortal quando vítima de tentação por vantagens e prazeres inconfessáveis, inclusive de caráter sexual, e a outra, exageradamente grande, que passa a predominar, na mesma criatura, no momento em que perceber a extensão do perigo em que esteve envolvido, e , se acusado poderá ter a felicidade de querer provar que "as aparências" enganaram, e então procurar fazer crer aos outros a sua altaneira impecabilidade. ( 23-07-65)

As pessoas que tem muitos negócios e preocupações são geralmente acusadas de "serem esquecidas". É que a memória da criatura humana é como um recipiente de capacidade limitada: quando muita coisa é aí colocada, algum dos elementos ou se extravia ou se confunde com outro. Em parte, a solução para o problema é adotar o uso de cadernos e papéis de anotações...
( 05-08-65)

Realmente contraditória e volúvel a atitude do povo... --- É digno de profunda meditação o que ocorreu com Jesus e Nero: Jesus, venerado no Domingo de Ramos, já não possuía mais os seus defensores na Sexta Feira da Paixão, pois aquela enorme turba, acovardada, assistiu em silêncio o desenrolar da tragédia; Nero, temido e odiado durante seu reinado dissoluto, apenas morto foi chorado e venerado gloriosamente, e por muitos anos vingou a crença popular de que não havia morrido e que em breve ele voltaria a fim de fazer, de novo, feliz o povo de Roma! Com o prefeito recém-falecido de São Paulo --- Eng. Prestes Maia --- repetiu-se idêntica transformação: tão xingado de "dorminhoco" e "campeão dos buracos", nos últimos dias de sua vida e após a sua morte foi considerado o "maior prefeito que a cidade que mais cresce no mundo conheceu..." Com isso nos vem à lembrança a frase de Verdi em sua ópera "O Rigoleto": "la dona é móbile..." (06-08-65)

"Não deixe para amanhã aquilo que pode ser cumprido hoje", uma vez que, no outro dia, em cima do prazo fatal, os imprevistos poderão criar situações de prejuízo, dificuldade e vexame.. E como boa norma o dito: "fazer hoje o que poderia ser feito amanhã" deve aplicar-se, por analogia, a todos os compromissos, responsabilidades e trabalhos com data certa, no sentido de que os mesmos sejam providenciados e executados com uma antecedência da metade do tempo sobre o "último dia" evitando-se assim os lamentáveis atropelos e más impressões que causam os serviços realizados "ao apagar das luzes...", Istoé, na penumbra. "Abyssus abyssun invocat": uma falta atrai outra! ( 18-08-65)

Oh! Quantos sacrifícios são pagos, às vezes, por uma pequena palavra de gratidão ( 18-08-65)

A felicidade --- Lendo nos jornais a notícia da tentativa de suicídio da famosíssima cantora Ângela Maria, vem-nos à memória a lembrança do fim trágico da não menos famosa e bela artista Marylin Monroe e de outros eternos incontentados que possuindo todos os predicados para a conquista da felicidade, não a desfrutaram, preferindo, pelo contrário, pelos próprios atos, afundar-se no desespero... A felicidade verdadeira, em vez de ser fruto da beleza exterior, da riqueza material, da fama, dos aplausos do mundo, é, isso sim, aquele estado d'alma que sente a pessoa que leva um padrão de vida normal, respeitável, dentro dos preceitos cristãos de trabalho, honradez e, sobretudo, de bondade e tolerância para com os seus semelhantes. ( 14-09-65)

Felicidade...
Um casal enamorado
Sob a proteção da lei
E dos princípios da virtude.
Em um lugar afastado,
Longe da agitação do mundo...
Felicidade...
Noie calma...
Lá fora o arvoredo é tocado por leve brisa,
Enquanto no céu límpido, enluarado,
Cintilam milhões de estrelas...
O homem pergunta: É feliz?
A mulher responde: Sim. E és também?
As suas mãos continuam entrelaçadas,
Suas testas roçam-se suavemente,
Seus lábios se unem em beijos
Mornos, inebriantes, úmidos...
E nesse encantador enlevo,
Esquecendo tudo que os rodeia:
Nada de reminiscências do passado,
Nada de planos para o futuro!...
Assim entretidos, como duas crianças
Buliçosas, risonhas, excitadas,
Não sentem o tempo passar!...
Seus corpos se aproximam, mais e mais...
Sussurros suspiros brotam de seus
Peitos anelantes...
O carinho, a ternura, o verdadeiro amos
Vibram nesses abraços estremecidos!...
E não sabem se o que sentem é a pulsação da vida,
Ou o estertor da morte...
Depois do êxtase, misto de vertigem
E desfalecimento...
E depois a lassidão e o sono profundo!...
E perguntamos: Se desse sono,
As duas criaturas não mais despertassem,
Não teriam morrido em estado de felicidade?
Quem discordará? ( 04.10.65)

Coisa engraçada o "brio ofendido" : faz prodígios nem sempre elogiosos. Pois que a solidariedade necessária quando pedida ou exigida pela pátria, pelo Estado, pelo município, pela família, pela raça, pela associação esportiva, estudantil ou militar, pelo agrupamento de pessoas, pelo seu partido político, pela sua religião, costuma ser negada ou retardada em situação normal de rotina, não obstante de grave apertura financeira ou material, essa mesma solidariedade é espontânea e explosiva quando corre a notícia de ofensa a um ou mais membros da respectiva grei. O espírito de represaria tem um poder de irmanação colossal, perdoai-nos Deus!
( 06-10-65)

Ingratidão é uma forma de pagamento em que se devolve o mal em troca do bem que se recebeu. Assim, não é ingratidão: a) pagar o nada com nada, o que seria uma espécie de apatia, indiferença; b) pagar o bem com o nada, desde que o benfeitor, com isso, não venha a sentir necessidades ou sofrer danos morais. Seria, simplesmente, falta de consideração ou de memória. Há o consolo de saber-se que, no caso de ingratidão, o maior prejudicado, no final das contas é sempre o autor do mal, certo que aquele que o sofreu fará tais restrições quanto à pessoa do ingrato e este depois dificilmente conseguirá novos favores seus e daqueles que, de fato, tiveram conhecimento. Aí vem o ditado: "Se o velhaco soubesse quanto lhe é prejudicial à safadeza, passaria a ser honesto por velhacaria". ( 12-10-65)

Grandes Homens... Grandes Heróis ---
· Homero era cego das duas vistas;
· Sócrates era feio e infeliz no lar;
· Dante escreveu a "Divina Comédia" no exílio e na prisão;
· Camões, cego de um olho, morreu na maior pobreza;
· Aleijadinho ( Antonio Francisco Lisboa), o orgulho da escultura brasileira, sofreu horrivelmente com a enfermidade que lhe consumia inclusive suas preciosas mãos;
· Bethoven, músico sublime, era surdo;
· Victor Hugo sofreu perda prematura dos filhos, infelicidade conjugal e 18 anos de exílio;
· Castro Alves e Casimiro de Abreu escreveram glórias para a poesia brasileira enquanto a tuberculose lhes extinguia a vida;
· Roosevelt, grande estadista americano, era paralítico;
· Euclides da Cunha, tuberculoso, morreu assassinado pela amante de sua esposa;
· Humberto de Campos morreu cego e atrofiado, produzindo obras nobres e corajosas.
( 20-10-65)

Nadam escreveram...--- Sócrates, símbolo da sabedoria humana e Jesus, símbolo da bondade divina, nada escreveram e, no entanto, as suas doutrinas são as que maior repercussão encontraram no seio da civilização. ( 07-11-65)

Muitas vezes devemos baixar o "topete" para não perder o bom senso. ( 23-11-65)

Fraternidade --- Nos debates entre marido e mulher, entre pais e filhos, entre irmãos, enfim, nos debates no seio de uma família virtuosa e cristã não pode haver revanche, nem vencedores e vencidos... A nobreza, a renúncia,a condescendência devem encobrir com véu de silêncio aquilo que, se continuado ou repetido, provocaria mágoas, sofrimentos e desastres, que a ninguém beneficiariam... Essa mesma mentalidade deve ser adotada, por analogia, entre verdadeiros amigos e sócios, certo de que eles devem tratar-se como irmãos. ( 25-11-65)

Bondade, Sabedoria, Tolerância ---eis três grandes predicados para a conquista da felicidade na face da terra, principalmente quando vivemos entre pessoas que desfrutam dos mesmos predicados. ( 20-12-65)