ANO DE 1966

Existem duas espécies de "má vontade": a primeira, a comum, é aquela em que o indivíduo nega cooperação aos seus semelhantes sob os mais diversos e absurdos subterfúgios, e... vai andando, sem nunca mais tomar conhecimento com o desenrolar do caso; a segunda, além de má vontade, propriamente dita, é estupidez: deixando de dar apoio a uma situação de necessidade isolada ou coletiva, somos, em seguida, novamente solicitados e re-examinando o assunto, aí então somos compelidos pelo nosso dever e conveniência a dar a nossa colaboração tardia, sujeito ainda aos comentários dos nossos amigos, que nos responsabilizarão, do fundo das suas consciências, em parte, pelas complicações decorrentes... ( 24-01-66)

Quando os filhos, por veneração aos velhos pais, amarem os outros homens como verdadeiros irmãos, segundo a lei de Cristo, o mundo será feliz. ( 12-02-66)

"Enriquecer é, muitas vezes, perder a estima do povo", escrevia em 04-03-1951. Mas, ter muitos negócios e viver sobrecarregado de responsabilidades e encargos e, por isso, não poder levar uma vida normal nem ter horários para nada, então é perder também a tranqüilidade e dinheiro, que é facilmente desviado por aproveitadores da situação. E perguntamos: o famoso J.J.Abdala ---das demandas trabalhistas, dos atrasos de pagamentos, etc., não obstante a sua imensa fortuna e as suas numerosas fontes de rendas--- não será, no fundo, uma pobre vítima dos próprios e descontrolados negócios? ( 26-02-66)

Meditações do pobre homem: Se Deus bondoso me concedeu tanta "sorte grande" na vida, tais como um bom casamento, quatro filhos admiráveis, além de uma pequena fortuna de valor financeiro, como não haveria de meditar, agora, em virtude de tudo isso sobre a realização de alguma obra que venha, no futuro, patentear o meu preito de gratidão a minha generosa terra natal --- Rio das Pedras --- berço de todos nós e promotora do nosso bem estar social.
( 04-03-66)

E quando lhe disseram que devia parar de trabalhar, porque era um "homem rico", o pobre homem respondeu: " Primeiro essa riqueza de dinheiro, bens materiais, etc. tem um valor muito relativo, tão instável e perecível, que não se lhe deve dar o nome de riqueza.Riqueza, na realidade, é a saúde, a instrução, os dotes morais de uma pessoa. Mas, ainda que disponha de uma fortuna imensa é imprescindível que, se não estiver enfermo ou decrépito, continue trabalhando, certo que isto constitui, além de uma santa distração, um bom exemplo aos seus filhos e familiares, evitando-lhes, assim, motivos para descambar no caminho da ostentação e da perdularidade". ( 05-03-66)

Felizes os que, ao encontrarem um necessitado, puderem dar-lhe, além do alimento, conselho, meios e recursos, com o que no dia seguinte, possa ganhar o sustento pessoalmente, sem precisar continuar recorrendo à caridade pública. ( 05-03-66)

Nos dramas da vida, cada um dos personagens, quando pensa ou age, não sendo ele um fracassado ou marginal, julga-se a principal figura da peça, isto é, o "mocinho". Mesmo que representasse o papel do mais humilde comparsa, no fundo do seu pensamento estará meditando: "outros começaram como eu e depois subiram". ( 29-03-66)

Depois que o povo da Judéia, na presença de Pilatos, julgou que Barrabrás era mais "estimável" que Jesus, votando pela libertação do prisioneiro e crucificação do Segundo, então... não deve o "pobre homem" preocupar-se com as opiniões controversas da população a seu respeito desde que seja estimado pela família, respeitado pelos seus amigos sinceros e não mal-visto pelos seus vizinhos. ( 15-04-66)

Se inteligência fosse memória e espírito atento, então, entre muitos outros grandes sábios, Archimedes e Pasteur deveriam ser considerados, ontem e hoje, apenas medíocres, porque o primeiro não se lembrou que estava nu ao sair de casa, gritando pelas ruas de Siracusa "Heureca! Heureca!", e o segundo esqueceu-se de seu próprio casamento, atrasando-se além da hora marcada, fechado em seu laboratório de pesquisas... Por outro lado existem criaturas que, possuidoras de extraordinária memória, são verdadeiras enciclopédias vivas, campeãs em citações de números, datas e nomes, sobre fatos antigos ou recentes, mas que, em última análise, não podem ser consideradas inteligentes porque lhes faltam bom senso e espírito de iniciativa e perseverança, atribuindo-se-lhes, por isso, a reputação de simples decoradores... ( 17-04-66)

Existem momentos na vida de um homem em que a expressão de seus olhos, a contração violenta de seus lábios, em baixo dos quais se pode perceber o ranger de dentes, denunciando um estado de desespero, de revolta, de quase explosão, que o melhor que devem fazer os seus circundantes é afastarem-se dele. São momentos em que o homem sente aquilo que se costuma denominar a "ira dos justos" como a sentiu Jesus no instante em que expulsou do templo os seus vendilhões. A alma em revolta produz efeitos semelhantes aos prenúncios dos terremotos nas regiões vulcânicas, de cujas explosões iminentes os próprios passarinhos e animais selvagens da circunvizinhança se apercebem com antecedência e tratam de afastar-se do local. ( 02-05-66)

Existem sacrifícios que deprimem e outros que dignificam. Uns são frutos de serviços refeitos, porque o empenho inicial foi mal sucedido ou precipitado e outros porque representam vitória sobre dificuldades. Os sacrifícios dignificantes são verdadeiros "sal da vida", tão necessário e sempre confortante para aqueles que, enfrentando situações adversas, desfrutam depois, embora momentaneamente, exaustos das alegrias de sentir-se bem, à custa de seus próprios esforços.
(03-05-66)

Tolerantes na exigência de nossos direitos e rigorosos no cumprimento de nossos deveres, eis uma fórmula de bem viver. ( 06-05-66)

O que o pobre homem respondeu quando lhe perguntaram se era a favor ou contra o divórcio: "Contra! Casamento é a base da família, da sociedade humana. E, havendo filhos, o divórcio torna-se um erro ainda maior do que o do mau casamento. Os que são a favor do divórcio esquecem-se de que os componentes do casal fracassado tiveram tempo, durante o namoro e o noivado, de estudar seus temperamentos, suas situações, suas idoneidades e disseram, depois de tudo, "Sim" à lei dos homens e à lei de Deus. Portanto, ambos devem suplicar inspiração ao Bom Deus para que, reunindo resignação e forças, consigam carregar, juntos, o "pesado" fardo matrimonial. ( 15-05-66)

Só podemos sofrer ingratidão daqueles a quem favorecemos, muitos dos quais já poderiam tê-los chamado "nossos amigos". Tais pessoas são como as cobras: vendo-as não interessa investigar se são venenosas ou não; o melhor é distanciarmo-nos delas. ( 21-05-66)

Existem pessoas que se preocupam tanto com o que acontece no momento, ou com o que pode acontecer no dia de amanhã que destroem as alegrias de suas vidas. São certos pescadores, de beira de repesa ou riacho, que conheci na minha infância, que contavam as minhocas que levavam, os peixes que fisgavam e os que perdiam, com tal preocupação que a humilde pescaria, para eles, em vez de entretenimento e higiene mental, era um suplício de expectativa e decepção. E de nada valiam as suas lamúrias contra os peixes ocultos e as águas serenas... Assim são também os avarentos e similares que não desfrutam os bens da vida apenas porque só pensam em ganhar recursos e bens materiais,e em aumentá-los sempre e se aborrecem com aquilo que deixam de lucrar e tanto mais se outras criaturas com mais sorte, raciocinam, lhes podem passar a frente. E, nesse eterno sobressalto deixam de bem viver, amistosa e harmoniosamente entre, o "momento presente que passa e não volta mais". ( 29-05-66)

"A precipitação e o descontrole são fontes de maus negócios e estes da decadência e do descrédito" --- O certo seria fazer os negócios com calma toda vez neles houver risco de perder dinheiro depressa. ( 01-06-66)

Quem trabalha demais com as mãos e com pessoas não tem tempo para ganhar dinheiro" --- O certo seria trabalhar a maior parte do tempo com o raciocínio. ( 01.06.66)

Se é "feio a gente falar de si próprio, vangloriando-se" então falar mal do próximo, caluniando-o, devia ser horroroso!... ( 01.06.66)


"Obrigado por tudo quanto você fez por nós" , ouvirão os abnegados, naquele momento extremo, quando os seus entes queridos e amigos vierem trazer-lhes o seu último adeus. Infelizes seriam os pobres homens se nessa hora suprema não existisse, sobre suas obras em vida, uma palavra de agradecimento! Miserabilíssimos, porém, se alguém, mesmo em pensamento, tivesse razão para dizer-lhes nesse instante: "Agora, que inerte, aí estás, venho trazer-te o meu perdão pelo mal que me causaste". ( 03-06-66)

O homem, criatura racional, assim moldado por Deus para ter sob seu inteligente domínio as demais espécies animais, todas irracionais, tem de pautar o seu procedimento dentro dos sãos princípios da moral, tanto mais alevantada quanto maior for o grau de instrução que conseguir amealhar. Portanto, nestes dias em que vivemos e nos quais tanto se fala de depravação, corrupção, decadência dos costumes, etc., necessário se torna que os chamados moralistas. Ainda que em minoria, ergam a sua voz em veemente protesto contra o procedimento dos cínicos e contra também o desânimo dos honestos, impedindo que a derrocada leve maus e bons, de roldão pelo abismo da desonra e da imoralidade. Mas se, não obstante, vencessem os derrotistas e negativistas então teríamos aquilo contra o que já se ergueram, muitas vezes, no passado, filósofos e pensadores. Felizmente isso nunca acontecerá, porque o instinto materno e paterno, de proteção à prole, foi e será sempre o mesmo, e defendendo a família defenderá a sociedade. Seria medonho pensar-se em fatos inverossímeis como estes: filhos não respeitando as mães, pais ignorando quais são seus filhos, lares invadidos, famílias desmanteladas, crianças sem parentes, tudo em abandono, igrejas e escolas destruídas, ninguém com deveres perante seus semelhantes, todos sem direitos que possam defender, nada de trabalho, nada de produção, nada de economia, o caos enfim, a cuja situação repugnaria a mais humilde criatura meditar um instante sequer.
( 04-06-66)

"Servir em maior dose do que ser servido". Eis a norma certa a ser adotada por todos aqueles que ocupam cargos em funções de liderança. Se não for assim nenhum mérito restaria, em última análise, em favor de tais cidadãos que, deixando de ser líderes, passariam a ser considerados simples mercenários. Quem possui poderio administrativo em suas mãos deve usa-lo, inclusive e especialmente, em benefício de seus semelhantes, já que esse mesmo poderio lhe foi atribuído e e´ agora respeitado por esses mesmos seus semelhantes. O homem, criado à imagem de Deus, difere dos demais animais, irracionais, pelo seu senso de preservação e prosperidade e porque na sua velhice tem direito à veneração de seus familiares e amigos só se comparando a criatura humana como um elemento útil a todos que o cercam. ( 10-06-66)

O tal costume dos rapazes da "jovem Guarda" usarem cabelos compridos, calças justas, não passa de um exibicionismo, tipo mocinho de cinema, do tempo em que os mais violentos, cabeludos, pernas tortas, andavam com dois revólveres vistosos, balançando um cinturão, repleto de balas... Seja exibicionismo ou intenção de andar "abafando" a criatura humana a pratica não só usando trajes de "play boy", mas também com qualquer coisa que chame a atenção ou provoque admiração dos circundantes. Um homem pode assim estar "abafando", íntima e psicologicamente, desde que esteja com muito dinheiro no bolso ou traga um revólver escondido debaixo da roupa. E pode também gozar dessa presunção de superioridade se, não sendo um pusilânime, estiver acompanhado de uma mulher bonita, ou mesmo sendo um covarde, sair a rua ao lado de um robusto cão de fila... ( 18-06-66)

"Cherchez la femme" diz o ditado francês. E, fatalmente, na vida de um homem comum, sempre existirá uma mulher ---namorada, esposa, amada ou amante --- a nortear-lhe, bem ou mal, consciente ou subconscientemente, o seu modo de proceder. É bem acertada designação de "cara metade" para a esposa porque é ela, em verdade, a outra metade da vida de um homem. Vem dos tempos imemoráveis a preocupação do homem quanto aos problemas do sexo. Por isso que Moisés, em nome de Deus, entre os dez mandamentos, depois de enunciar os pecados contra a castidade, destacou um dirigido aos homens: "Não desejar a mulher do próximo"! ( 28.06.66)

Todo excesso é prejudicial. Embora, no início não cause alteração aparente, o remonte de excesso sobre excesso, com o correr dos dias, acabará produzindo conseqüência tão desastrosa, que se constituirá em uma enormidade em relação aos minúsculos e transitórios benefícios obtidos com esses pequenos e acumulados excessos. Isso acontecerá com uma caldeira a vapor, que carregada e recarregada além do limite de pressão, um dia, de repente, explode, destruindo tudo o que estiver em seu derredor. ( 09-07-66)

"Contra a força não há resistência", mas sem resistência não se pode avaliar, medir o volume da força. A força maléfica, para se exibir, precisa ir de encontro a alguma coisa, que é, depois, subjugada. A força benéfica, pelo contrário, vai "ao encontro" de um elemento, que deva e queira recebe-la, produzindo-se uma alteração para melhor. Donde se conclui que tanto a força como a resistência tem as suas utilidades. ( 10-07-66)

"Quem cala consente...ou não consente", dizia eu outro dia. Isso nos faz lembrar a teoria de Lavoisier: "Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Ai vem a história da caldeira que, silenciosamente, vai aceitando calada, embora sinta-se recalcada, excesso de pressão, e quando não pode mais suportar, explode! ( 11-7-66)

Filantropia --- Como seria bom se cada um renunciasse um pouco ao seus haveres, em favor das necessidades dos seus semelhantes! Mas o que atrapalha é que cada pessoa cuida da questão dos seus direitos e deveres segundo as suas próprias conveniências, com rigor ou descaso conforme for parte na pendência. ( 12-07-66)

A sabedoria quando obtida e aplicada com espírito de justiça e bondade é uma das maiores glórias que pode a criatura humana desfrutar na face da terra. ( 17-07-66)

Ah! O Comodismo! --- Quantas vezes, por comodismo, deixamos de retroceder sobre coisas mal acabadas, deixando para depois a sua reparação que, afinal, vai ficar adiada "sine die" e constituindo-se assim num pequeno remorso em nossa consciência ou em uma testemunha muda, diante de nossos olhos, a desafiar-nos durante muito tempo com seu aspecto de suspense... A isso poderíamos chamar de frouxidão diante de um fato discutível e nitidamente reparável, em face do qual é sempre mais fácil e cômodo "deixar como está para ver, depois, como é que fica". A coragem de tomar uma decisão urgente, enfrentar um problema, "dizer não" quando necessário, "dizer sim" no momento preciso, nem sempre é levada a bom termo, desassanhadamente, e por isso, por essa pusilanimidade, nas épocas, dias ou momentos que se seguem somos assaltados por aquele ma estar íntimo que sofrem os responsáveis pelas realizações inacabadas... ( 28-07-66)

A criatura humana, ao morrer, despoja-se de todos os seus bens materiais, A única coisa que leva para o túmulo é a sua indumentária e essa também, dentro do sepulcro, em breve se irá consumindo juntamente com o seu corpo em decomposição, nada resistindo afinal à ação implacável do tempo. Primeiro, uma porção de massa informe, pouco anos após um esqueleto ainda perfeito, depois um monte de ossos indefiníveis e por fim alguns resíduos e o Nada... Portanto o que se leva deste mundo, em verdade, é unicamente é a memória daquilo, que, ao morrer, se deixou realizado, com entusiasmo, em favor de seus semelhantes, principalmente de seus familiares e amigos, fidedignas testemunhas de toda a sua boa ou má fortuna, em vida.
( 05-08-66)

"Todo sacrifício traz um benefício" --- Assim quando os preços de uma mercadoria entram em derrocada e todos os produtores, por isso, se sentem desestimulados, aí é que alguns devem efetuar novos plantios, porque as colheitas seguintes, escassas devido a diminuição das áreas de cultura, obterão cotação compensadoras, é lógico. ( 27-08-66)

"Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje" --- Sim, porque aquele que deixa para depois a execução de um bom trabalho, de interesse comum, embora esteja capacitado a realiza-lo de imediato, talvez assim proceda porque no seu sub-consciente exista a intenção de, havendo uma evasiva ou subterfúgio, fugir ao seu cumprimento... ( 28-08-66)
Na educação de nossos filhos devemos fazê-los compreender que, desde mocinhos, devem agir como "Homens", preparando-os para, no futuro, quando adultos, não venham a proceder como crianças. ( 28-08-66)

O pioneirismo custa caro, a maioria das vezes. Muitos inovadores colheram, em vida, amargos frutos de seu idealismo. Tiradentes é um exemplo deles. ( 05-09-66)

"Custa pouco e vale muito" --- Principalmente em se tratando da defesa da pessoalidade. Com uma rápida aplicação de tempo, em atenção à nossa aparência, podemos demonstrar, todo um dia, o indispensável senso de equilíbrio e bom gosto. ( 06-06-66)

Oh! Bendito o dia em que a riqueza socorrer a miséria e os fortes acalentarem os fracos nos braços. ( 16-09-66)

O hipócrita é como o camaleão, já disse alguém. Muda de cor conforme o elemento que tem a sua frente. Assim uma das características da hipocrisia é a de ser o seu portador capaz de demonstrar "altos e baios" em seu comportamento, possuir bom ou mau humor e ser esquecido ou não até distraído a ponto de, às vezes, fazer que não vê certos conhecidos, aos quais dias antes distinguira, com afetada atenção, tudo conforme as conveniências do momento. Entre os hipócritas incluem-se os mentirosos e maledicentes, campeões em falta de escrúpulos...
( 20-09-66)

Os negócios assentados em bases falsas, são como castelos de areia, que a maré mais alta, invadindo a praia, deixa-os arrasados! Ou como um castelo de cartas, que um pequeno desequilíbrio, em seu todo, o faz desmoronar, sem deixar os mínimos vestígios o que foi.
( 26-09-66)

Menos que nada --- dizia eu que possui "menos que nada" aquele que, sendo pobre, tem dívidas a pagar, nem lhe pertencendo, livres, os futuros frutos do seu trabalho. Esse é o pobre absoluto. Mas aquele que, possuindo bens, deve importâncias superiores ao valor dos mesmos, esse também possui "menos que nada" mas como tem dívidas, e estas são indícios de crédito, poderá vencer, trabalhando e girando seus bens, honestamente, e, em breve, inverter sua situação para o lado positivo. ( 29-09-66)

Transparência --- Um fator importante para a prática da honestidade é, paradoxalmente,o receio de, agindo-se inversamente, venha a ocorrer o rompimento do sigilo e daí as notícias desabonadoras... Ah, como seria o mundo correto e feliz se todos os atos da criatura humana---ate os mais secretos e escabrosos --- pudessem ser revelados através de "radio-pecados-gráficos"... Com esse recurso estariam eliminadas 99% das safadezas que muitos "homens de bem" praticam por ai, impunemente... ( 06-10-66)

Ganância
Ninguém é dono daquilo que possui!
As flores não são donas de seus perfumes;
As aves não são donas de seus cânticos;
As estrelas não são donas de seus brilhos.

A morte é o fim de todas as ilusões!
O tufão aniquilará num instante
Todos os perfumes e todos os cânticos
E a própria noite ficará sem estrelas.

O dono do perfume é que o sente;
O dono do cântico é que o escuta;
O brilho das estrelas é de quem as vê;
Qualquer bem só se exprime em sue reflexo!

E assim o pobre homem meditando,
Lamentava a existência da ganância
Daqueles que acumulam as suas riquezas
Sonegando-as aos próprios semelhantes! ( 10-10-66)

Líder é aquele que, dotado de boas maneiras, sabe dirigir e também executar os procedimentos a que se dedica. ( 20-10-66)

Certos maldizentes são como os macacos que só enxergam os rabos de seus semelhantes. Se o Bom Deus --- em vez de colocar a cauda onde pôs --- fizesse-a pendente bem do nariz talvez falassem menos, uma vez que teriam assim a boca em si tapada. ( 27-10-66)

Inflação: ato de encher, inflar, com um determinado elemento, um recipiente, porém numa quantidade maior à ideal, para compensar a perda de peso, de valor desse elemento. Em se falando em dinheiro, nos círculos políticos de um país, então a situação é a seguinte: o governo emite papel moeda e o põe em circulação porque aquilo que arrecada de impostos, etc. devido inclusive à sonegação desenfreada, não é suficiente para pagar os seus encargos com funcionalismo, investimentos, financiamentos, etc. Essa arrecadação é escassa também porque a produção geradora dos tributos é pequena, e em conseqüência disso ocorre elevação no preço das mercadorias. Aumentando os preços das mercadorias vem a grita de todos quantos vivem de salários, cuja revisão é procedida para contrabalançar o "custo de vida". Com a alta dos salários sobem os custos da produção, dos transportes, de tudo e aí se estabelece novo desequilíbrio e para corrigi-lo forma-se um "circulo vicioso", ou seja, porque o custo de vida é alto aumentam-se os salários, e estes elevados encarecem os custos das mercadorias. Espécie de gangorra, cujas extremidades vivem em contínuo "sobe-e-desce" exasperado em tentativas vãs de equilíbrio...
14-11-66)

A primeira atividade voluntária de Jesus, de que se tem notícia é a de ter ido, à revelia de seus pais, ao Templo discutir leis com os doutores. Só mesmo um Deus poderia ter dado tão gloriosa lição: aparecer entre os Juízes e com eles discutir assuntos de interesse do povo. Ensinou mais tarde, aos 33 anos de idade, a Caridade e a Justiça --- a Bondade criteriosa enfim. Antes de Jesus, os fortes e poderosos só desejavam escravizar os fracos, e por isso estes odiavam aqueles. Pregou "Amai-vos uns aos outros", "Somos todos irmãos", "A César o que é de César e a Deus o que é de Deus", "Gloria a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade". ( 20-11-66)

Pessoas existem que fazem quase que diariamente pequenas demonstrações de cainhezas, lamentáveis porque os decepcionados solicitantes são criaturas que, por si próprios ou em nome de entidades, obras, campanhas, pedem quase nada daquilo que cada cidadão possui, e que com modestas contribuições obtidas, daqui e acolá, tentarão fazer face as suas enormes necessidades. Tais "parcimoniosos" esquecem-se que no "fim do ano financeiro" ou no fim da própria existência, quando fizerem o balanço de suas boas e más aplicações de recursos, verificarão, com pesar, que essas economias representarão tão pouco, que se encherão de remorsos. ( 23-11-66)

Honorário Presidente da República, etc. --- Proporcionalmente a quantidade "três" deve ser considerada a máxima no âmbito da possibilidade e da necessidade de cada cidadão no setor de produção e do consumo. Tomando por base a quantidade normal --- que é a apurada em análise honesta --- verifica-se quase impossível a uma pessoa ultrapassar e, no campo da produção ou do consumo, além de três vezes aquela quantidade. Assim, ninguém pode trabalhar 3 vezes o tempo normal ( 3 x 8 = 24 horas) diariamente, bem como não existe ninguém que costumeiramente possa ingerir 3 almoços , depois 3 jantares, acompanhados de 3 porções de água ou de cerveja. Também se um homem comum pode carregar volumes com peso de 60 quilos --- impossível que outro trabalhador, ao seu lado, possa acompanha-lo transportando volumes com 180 quilos. Se a média dentro de uma fábrica é a produção em torno de 100 peças por operário, seria um fenômeno aquele que conseguisse o triplo: 300 peças! Assim chega-se a conclusão que são absurdos honorários fixados para o próximo Presidente da República --- Cr$ 3.800.000 por mês --- cerca de 45 vezes o atual salário mínimo em vigor no Brasil. Igualmente os honorários de deputados e senadores andarão também altos, e considerando que exatamente são eles --- presidente, ministros, governadores, congressistas, etc. --- os "pais da pátria", então o pobre brasileiro do nosso sertão fica entristecido... Jamais poderiam, aquelas altas personalidades, nesta hora de reconstrução nacional, admitir e aceitar, para si e para os demais políticos, mais de 4 vezes o máximo de 3 salários mínimos ( total 12 x 84 = 1.008.000) enquanto que fixam só 84.000 na capital de São Paulo e +/- 60.000 no interior do país, como o mínimo suficiente e necessário para uma manutenção da família de um trabalhador brasileiro... Portanto, acima de 12 salários mínimos deveria ser taxado de abuso do poder, principalmente se lembrarmos que esses políticos podem legislar em causa própria, com o que acabam revelando que não tem consciência nem escrúpulo e também faltando-lhes autoridade moral para se encantarem em tal situação, enquanto que a maioria dos brasileiros, com os seus 70.000 cruzeiros velhos mensais só pode estar passando fome! ( 8-12-66)

No primeiro "round" sempre os velhacos e traidores levam vantagem, pois a outra parte, na sua boa fé, é comumente colhida de surpresa. O consolo dos traídos é aguardar o futuro ou a posteridade... ( 13-12-66)

Só não erram os que não agem, não protestam e preferem ficar à margem dos acontecimentos... Esses são os que, dispersos no seio da coletividade humana em marcha, jamais aparecem na vanguarda porque ficam sempre um passo mais atrás... Como espectadores farão depois, à boca pequena, os seus comentários e, via de regra, a favor dos "vitoriosos" , passando estes a ser considerados "ex-adversários", enquanto os "perdedores" descem para a categoria dos "ex-amigos"... O mais triste é ter que ouvir desses "camaleões", baboseiras como estas: "Eu sabia, era visto que isso ia suceder!" ( 04-12-66)

Um trabalho só é cansativo se for anormal ou faltar-lhe o estímulo da saúde ou da conveniência. ( 18-12-66)