ANO DE 1967

Nos dias atuais os homens de várias ocupações e muitos negócios sentem que duas coisas, televisão e telefone, geralmente são úteis, servem, às vezes, a primeira para diminuir-lhes o tempo de trabalho e a segunda para perturbar-lhes o sossego... ( 14-01-67)

Costuma-se dizer que é fácil perder dinheiro com bebidas, jogos e mulheres. Com bebedeiras gasta-se pouco dinheiro, mas com a perda de ânimo para trabalhar vem a decadência certa; com jogos perde-se às vezes, ganha-se um pouco, mas no fim o prejuízo é infalível; com mulheres aventureiras, além de consumir-se aquilo que se possui em bens e rendimentos, acaba-se perdendo aquilo que se possui de mais sagrado: a reputação. (19-1-67)

"Quem não tem competência não se estabelece" diz o velho ditado. Mas além da competência deve ter tempo para, com os "olhos do dono", cuidar ou fiscalizar o empreendimento. ( 20-2-67)

"Ah! Os sargentos"! Como "quebra-galhos" costumam cooperar para a boa solução de pequenos problemas pessoais e familiares de seus comandantes, e em função de seu espírito prestativo acabam conhecendo e influindo até nas deliberações de seus superiores. E o mesmo acontece na hierarquia administrativa das grandes empresas. ( 26-2-67)

"Ninguém é infalível" . Por isso é uma temeridade um pobre cristão arvorar-se em censor de seus semelhantes. A difícil missão de criticar deve estar afeta apenas aqueles que tem a atribuição, por lei ou por ofício, de pronunciar julgamentos. "não mal julgueis porque, depois, assim ou pior, sereis julgados", dizem os sábios. Por isso que ao julgar o seu próximo, precisa a criatura ter o máximo cuidado para não errar. "Ser generoso no elogio e comedido na crítica" diz um dos artigos do Código de Ética do Leonismo. ( 06-03-67)

O homem, como qualquer máquina sujeita a desgaste, precisa produzir, enquanto sua idade e saúde permitirem, pelo menos 30% acima de suas necessidades mínimas, para poder, com isso, reservar recursos para quando, mais tarde, não puder mais trabalhar. ( 6-3-67)

Num corpo administrativo da sociedade composta por muitas e diferentes pessoas deve ser evitado o parentesco entre alguns de seus gerentes, a fim de evitar a quebra do espírito democrático. As indagações ou as críticas são passíveis de desvirtuamento quando girarem em torno de atos praticados por elementos ligados entre si por afinidades sanguíneas. A "voz do sangue" unirá com extrema facilidade os parentes, que logo passarão a entender que está havendo "desconfiança" e "segundas intenções" pelos sócios que estão do "lado de lá".( 20-3-67)

O equilíbrio dos dois pratos da balança, que deve existir na vida de cada indivíduo, é sempre bem compreendido quando neles se pesam valores financeiros ou materiais. No terreno da moral, entretanto, é comum que em um milhão de valores, num prato dessa balança seja desmerecido, anulado, por uma ínfima quantidade de elemento negativo e indesejável, que venha trazer desonra também ao outro prato. É como que algumas gotas de querosene intragável e flutuante, dentro de um latão de puríssimo leite. Em matéria de honradez e dignidade só se admite um prato na balança. Por isso que uma pessoa que recolhe, agasalha, alimenta, cura, salva, dignifica, exalta várias centenas de crianças não terá jamais, em tempo algum, o direito de ofender e agradir apenas uma dessas pobres crianças, sob pena de, em seguida ser, sumariamente, vilependiada, caluniada e processada. ( 25-3-67)

Gastar menos do que se pode, isso é fazer economia. Gastar menos do que se quer, é fazer economia. Gastar menos do que seria preciso, é fazer economia. Pois que gastar tudo aquilo que se pode, tudo aquilo que se quer, tudo aquilo que seria preciso é, apenas, gastar... sem economia. ( 6-4-67)

Quando se reclama que, no momento, o Brasil padece de falta de "valores humanos" é oportuno lembrar que são apenas três os seus componentes: Honestidade, Trabalho e Inteligência, sendo os dois primeiros predicados uma obrigação de todos e o último, quando escasso, substituível, em parte, e às vezes com vantagem, pelo "bom senso" ou mesmo "boa vontade".
(10-04-67)

Comprar o que precisa e gostar do que comprou, eis uma boa forma de viver. ( 8-5-67)

O homem, esse incontentado! Há de querer sempre melhorar ou, pelo menos, não decair de posição. Salvo se vivendo num ambiente de completo desamparo, agindo como um órfão da sorte e, assim, sem apôio, sem meios, sem inteligência, vai vivendo vegetativamente, à margem da civilização e do progresso! Mas o homem que se julga dinâmico e progressista, esse há de viver em eternas aperturas. Depois de casado precisa comprar ou permutar a sua residência; comprar ou trocar o seu carro... E hoje em dia, em que existe "crediário" para tudo e empréstimos bancários para nós e para nossos amigos, com fianças, avais, etc., então o caso é mais fácil no início, mas nos vencimentos, os sobressaltos são redobrados. E a vida sedentária prossegue até que, mais tarde, o homem incontentado lamentará... E quando reconhecer o seu direito de descansar, aproveitar a vida, então já não dá muito certo porque os percalços da velhice vem desestimulá-lo! Isso, quando um acidente automobilístico ou aéreo não vier antes por fim às suas correrias. E adeus às ilusões! ( 20-6-67)

"Se nem Deus com seu olhar penetrante e desvendador de consciência, nem Moisés com os Dez Mandamentos, nem Jesus com seus santos evangelhos, conseguiu purificar os costumes do mundo, o recurso é entender que a vida é assim mesmo", pensava o pobre homem, fazendo voto de paciência, fé e virtude. Caim preferiu, em vez de arrepender-se, fugir, fugir sempre, errantemente... Moisés quebrou as tábuas da lei, diante de tanta ingratidão humana... Jesus, como Homem-irmão terminou seus gloriosos dias pregado na cruz, perdoando e ensinando, ( 2-7-67)

A verdade é que, pelo menos, duas coisas são propícias e indispensáveis para o homem vencer espetaculosamente na vida: honestidade e dinheiro. Mas, depois, se um destes dois atributos faltar, começa a periclitar a vitória da prosperidade... ( 7-7-67)

Muitos dos "fracassados" foram assim considerados porque tiveram coragem de levar adiante iniciativas arrojadas. Se tivessem ficado inativos, para não arriscar o insucesso, teriam ficado, para sempre, no anonimato. A alguns deles, felizmente, mais tarde foi-lhes reconhecido o justo valor de suas obras. Entre esses gloriosos "fracassados" destacam-se hoje Bizet, com sua "Carmen" e Rembrandt com sua "Ronda Noturna". Na ciência, nas artes, na política, são inúmeros os casos em que a inveterada ingratidão humana esteve presente: Jesus, Colombo, Dante, Camões, Lavoisier, são exemplos disso. ( 14-7-67)

Poesia
Quem não crê em Deus não crê em nada.
Não crê na perfeição que existe.
Não crê no sorriso das crianças,
Nem nas lágrimas dos que sofrem.

Não crê na inteligência humana.
Não crê no cântico dos pássaros.
Não crê na beleza das flores,
Nem na poesia do firmamento.

Não crendo em Deus e não crendo em nada,
Sem esperanças e sem saudades,
Entende que tudo nesta vida
É bobagem, engano, ilusão.

Materialista e desventurado,
Em suas noites sem estrelas,
Não gozará o sublime enlevo
De chorar e confiar em Deus. ( 16-7-67)

Entre os fatores de sucesso na vida de um homem destaca-se o trabalho, que não depende exclusivamente da sua vontade. Se são muitos os predicados --- honestidade, inteligência, dinamismo, saúde --- necessários à vitória da criatura humana, somente o trabalho depende da vontade exclusiva do indivíduo. Assim, nem mesmo a honestidade depende só do homem, pois que estando doente, em estado patológico, pode deixar de ser honesto sem o saber --- enquanto que trabalhador sempre será, de alguma forma, querendo,embora sentindo-se parcialmente enfermo. ( 3-8-67)

Muitos pais, até por excessiva afeição aos seus filhos, deixam de contrariá-los em seus pequenos erros e inexperiências, com risco de, mais tarde, sofrerem, pais e filhos, as graves conseqüências de suas irresponsabilidades e omissões... ( 8-8-67)

Se os homens ricos transformassem apenas 10% de seus bens patrimoniais em fontes de renda mensal talvez não precisassem reclamar tanto da falta de dinheiro... Mas, e o orgulho e a ganância?! ( 26-8-67)

Até o homem tido e havido como pusilânime, quando apavorado pelo medo, pode praticar atos de inacreditável coragem... ou loucura! ( 30-8-67)

Existem palavras, gestos e atitudes aparentemente inexpressivas e inócuas, mas que podem produzir o efeito de picadas de alfinete, pois irritam o paciente, causando-lhe arrepios, tanto maiores quando reincidentes, capazes de gerar xingatórios e graves desavenças até entre bons amigos. ( 9-9-67)

Infelizmente, existem coisas erradas e até dolorosas que são consideradas engraçadas...pelos outros! ( 21-9-67)

As criaturas humanas, imperfeitas dentro do mistério divino, não perdoam e guardam, às vezes, profundos ressentimentos, quando são vítimas de motejos de seus semelhantes. Portanto, para a pessoa que não puder colaborar, diplomática e delicadamente, para aliviar os chamados "pontos fracos" (defeito físico, enfermidade, deficiência, fealdade, antipatia, ignorância, pobreza, boa fé, etc.) de seu próximo, é preferível fazer "vista grossa", deixando que o silêncio torne a vida "menos pior"... para ambos! ( 27-9-67)

Marmelada é muito gostosa quando é distribuída a todos. "Marmelada" é grossa bandalheira quando dela tiram proveito alguns e maliciosos privilegiados. ( 14-10-67)

Boa fé tem o homem inteligente que confia em outro homem inteligente... mas um pouco mais "vivo" e oportunista... Lamentável! ( 21-10-67)

Existem homens que se assemelham muito a certas crianças que, quando fora do convívio doméstico, perdem a sua famigerada vivacidade e desembaraço, dando margem para suposição de que são possuidoras de dupla personalidade... ( 8-11-67)

Feliz aquele que, na fatalíssima hora extrema, quando a voz de Deus, que é ao mesmo tempo a voz da própria consciência, penetrando-lhe na pobre alma, fizer a indagação bíblica de: "O que fizeste a teus irmãos?" puder responder: "Procurei tirar-lhes as pedras do caminho e até os ajudar na caminhada, sob os princípios da bondade e da justiça". ( 17-11-67)

Nada contra, tudo a favor, eis o que os pais devem fazer, em renúncias e sacrifícios, quando estiver em jogo a felicidade de seus filhos. ( 21-11-67)

Mas afinal, onde estão os culpados? Acontece que todos somos os próprios culpados. Desde o presidente da república até o mais humilde eleitor. Aquele porque prometeu sem seus discursos e programas ( agoras sim!) a fórmula milagrosa de salvar a pátria, fórmula "estilo novo, verdadeira, honesta, diferente das usadas pelos outros..." Este porque vota na candidato da escolha de seu líder político ou em troca de um agrado que é, costumeiramente, um suborno. Todos reclamam. Até os maiores sonegadores e entre os quais se destacam os contrabandistas, os velhacos, os ociosos, os perdulários, os sinecuristas, etc. quando conversam acusam "os outros" como culpados pela situação. Se cada um, entretanto, tivesse um pouco menos de prosa e um pouco mais de probidade e de amor aos seus semelhantes talvez a nação brasileira pudesse, desde logo, ufanar-se do patriotismo do seu povo. ( 3-12-67)

"Quem usa, cuida" --- Assim é que, quando uma criatura se preocupa com um problema revela interesse pessoal no mesmo: ou defende...ou combate! Tratando-se, porém de caso fora de suas cogitações o melhor a fazer é mostrar natural indiferença, também porque, em assunto meio pecaminosos, o certo é "passar distante" sob pena de ser envolvido em sua trama, como autor ou vítima. Para se estar, graciosamente, emitindo opiniões que atinjam a moral alheia é necessário possuir credenciais condignas e, mais que isso, ter um passado ilibado, à toda prova. Assim é que devemos desconfiar de certas pessoas que se põem a censurar o procedimento alheio, esquecendo-se de que muitos ouvintes acabarão interpretando que o falatório é de colega para colega... ( 9-12-67)

"Tudo vive em torno de ideais" dizia eu, outro dia. Desde a criança que chora e almeja seu primeiro brinquedo até a velha criatura que, percebendo aproximar-se-lhe a hora extrema, já sem voz e com lágrimas nos olhos, sente n'alma o inefável desejo de ter , em redor de si, os seus entes queridos, para vê-los, quem sabe, pela última vez. Mas, o ideal supremo é a nossa fé em Deus que, auréola de luz, deve inspirar todas as ações e reações da criatura humana. (20-12-67)

Nos momentos de perigo e responsabilidades, muitos homens se fizeram heróis e nos momentos de bondade e sacrifício outros se fizeram santos. ( 31-12-67)