ANO DE 1969

próprio Bom Deus é que, ao criar o homem a sua semelhança, quis pô-lo à prova nesta vida terrena... E tudo tendo criado antes, como primeiro símbolo dos contrastes, o dia e a noite, separando a luz e as trevas, quis que a criatura humana discernisse , com a sua inteligência, o real valor das coisas, boas e más... Pois que, se só criasse as boas, o tédio transformaria a face da terra num vasto campo vegetativo, sem progressos, sem poesia, sem artes, sem história, sem posteridade... (8-1-69)

Diante de uma situação imprevista,mas que não oferece nenhum mal que deva ser advertido, o melhor é guardarmos silenciose,a respeito não pudermos fazer comentários agradáveis. (12-1-69)

Nenhuma análise, apreciação pode ser feita sem que exista, paralelamente, um ponto de referência, de relatividade, de comparação. Por isso que as luzes do que existe hão de, sempre, clarear o futuro ignoto... (20-1-69)

quando lhe perguntaram se aceitaria o título de comendador, o “pobre homem” assim respondeu: “Existe tantas deficiências e falta de méritos, de uma coisa tenho absoluta certeza: a minha falta de jeito... e de tempo para ser comendador!” ( 26-1-69)

Ah! Os segredos!... Por causa dos segredos, os filhinhos de cada um são sempre relativamente, as mais lindas criaturas do mundo... Na escola existem colegas muito piores, culpados pelas notas más obtidas nos exames... “Pintas bravas” são os filhos dos outros, as tais más companhias que desencaminham os nossos... Até quando, sendo casados, possuem amante, “a sem vergonha é a esposa do outro” e enquanto isso o pobre do outro diz o mesmo do Dom João e ordinário... Mas se tudo é paz em casa o papai é o homem mais correto, brilhante e valente que existe...No emprego, no ofício, no cargo é sempre o mais pontual, trabalhador, competente, sacrificado, etc., etc., etc... Ah! Os segredos!... (2-2-69)

Fazer “bom” negócio, principalmente, com parente, com amigo ou com visinho, logrando-os, é, pelo contrário, péssimo negócio no final das contas. (6-2-69)

moda nova, quando surge, e vem mudar a feição, o tipo, o jeito, o formato daquilo com que nos acostumamos causa-nos alguma estranheza... Depois, com o correr dos dias vamos nos familiarizando coma coisa esquisita, por força da propaganda, que se ouve e que se vê e pela sua aprovação e adoção por pessoas inteligentes, conhecidas e amigas, acabamos também gostando junto com a maioria... Isso acontece igualmente com os nomes próprios e esdrúxulos de pessoas queridas... (9-2-69)

mérito tem de ser permanente, observado e reconhecido e não imposto ou admitido pela tradição ou tirania daquele que o possui. Por isso que o “prestígio pessoal” precisa ser renovado e reapreciado constantemente. Se o valor das pessoas sofre modificações não é admissível presunções cegas, baseadas em situaçõesou méritosanteriormente proclamados...(14-2-69)

Ao termos de agir cumprindo uma promessa, correspondendo a uma solicitação, concluindo providências em andamento, dando a palavra final sobre uma pendência, devemos faze-lo de modo que a nossa atitude cause a melhor impressão possível, ou, pelo menos, que a solução encontrada não desagrade tanto como a princípio o desenrolar do suspense fazia crer... (26-2-69)

Da mesma forma que um soldado ou subalterno não discute ordens de um superior, qualquer cidadão deve acatar as determinações de uma autoridade honesta, seja ele pai, mestre, patrão, etc. Depois, tendo cumprido a ordem poderá promover um diálogo para ficar sabendo se houve arbitrariedade ou não... (4-3-69)

Os que, escandalosamente, blasonam que a sociedade está em decomposição e que, dentro em breve, a corrupção terá destruído também a família...esses serão os primeiros a rebelar-se contra a “idéia absurda” de que, num futuro não muito distante possam, os seus filhos, netos, bisnetos, vir a nascer parecidos, não com os próprios pais, mas com os dom-juanescos vizinhos ou caminheiros, inclusive, poderão ser de outras raças!... É que esses infelizes esquecem-se de que para todo o bem, ou para todo o mal, que os homens praticarem na face da terra, sobrevirão os prêmios ou castigos correspondentes, debaixo da implacável justiça divina. Entrementes... muita coisa poderá vir a ser corrompida...Mas, a inteligência e compreensão, enfim a alma humana, essa continuará usufruindo os mistérios de Deus, esses mistérios que fazemcom que o homem se sinta comovido em face da beleza majestosa de uma criança e se reconheça demais pequeno diante da grandiosidade de uma noit estrelada! ( 10-3-69)

Se à criatura humana não é atribuído o dom de fazer milagres, não há dúvida de que o Bom Deus poderá conceder a essa mesma criatura a virtude milagrosa do amor, da paciência, do perdão. (20-3-69)

Quando criança aprendemos as orações do catecismo decorando as suas palavras, maquinalmente. Aliás, decoramos todas as palavras do nosso vocabulário com as que começamos a falar: “mamã”, “papá”, nenê”, “auá”, etc. Depois fomos aprendendo mais e mais memorizando sempre o significado das palavras por nós conhecidas, mas sempre maquinalmente... Aprendemos que com as nossas peraltagens “o Menino Jesus chorava” e que, por isso, “Deus nos castigava”... Só mais tarde, quase no fim da vida, é que, de nossa parte, começamos a ler e interpretar a Bíblia e sentimos que o “Pai Nosso” ( Lucas 11:2, Mateus 6:9) mais que uma oração bonita e sonora é sobretudo, um apelo e um voto. Suas excelsas palavras não podem simplesmente, ser rezadas ou declamadas. Foram feitas, isto sim, para serem compreendidas, sentidas, vividas, solenemente! Assim vejamos o seu significado: PAI ( protetor) NOSSO, QUE ESTAIS NO CEU ( no alto, de onde vedes, tudo podeis ) SANTIFICADO ( com a prova de nossos bons exemplos) SEJA O VOSSO NOME, VENHA A NÓS O VOSSO REINO ( e façamos por merece-lo ) SEJA FEITA A SUA VONTADE ( cumprindo os vossos mandamentos ) ASSIM NA TERRA ( entre os mortais, pobres pecadores) COMO NO CÉU ( entre os que estão desfrutando as glórias de Deus). O PÃO NOSSO DE CADA DIA ( o sustento durante a vida terrena) NOS DAÍ HOJE ( a cada momento), PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS ( os nossos erros e omissões) COMO NÓS PERDOAMOSA QUEM NOS TEM OFENDIDO ( ontem ,hoje e sempre ). NÃO NOS DEICEIS CAIR EM TENTAÇÃO ( que continua existindo entre os povos do mundo) MAS( porque somos fracos ) LIVRAI-NOS ( porque o podeis) DO MAL ( a que estamos expostos ). AMÉM. (30-3-69)

Existem pessoas que, possuindo dependentes ou subalternos tolhem-lhes toda a iniciativa e até a liberdade de ação, quando vigiando os seus trabalhos, censuram ereformam intempestivamente tudo o que está sendo feito...Afinal, se o censurado for bronco, tratando-se de empregado, deve ser dispensado, depois de pagas todas seus haveres; em se tratando de um parente, quem deve discutir com ele é um médico psiquiatra... Por outro lado e em verdade, como “a criatura humana foi feita à semelhança de Deus”, há de ter, logicamente, probabilidade de, em alguma ocasião, escrever direito em linhas tortas, como fez muitas vezes o magnânimo Criador! Assim, o melhor é ter um pouco de paciência e aguardar... (6-4-69)

Sim, em verdade, a vida é uma luta: enquanto jovens procuram as criaturas humanas prosperar a fim de ganhar algum recurso para o futuro, quando suas forças escassearem... Mas, atingindo o homem a idade de 55/60 anos, se viveu com saúde, honestidade, inteligência e proteção divina, e com isso pode guardar algum bem material, é lógico que deve começar a pensar em diminuir a intensidade do seu trabalho lucrativo... e abrigar-senum recanto acolhedor,de onde, descansando um pouco, poderia observar e orientar,e abençoar a luta dos que ainda são moços! Se não, mais tarde, bem no fim da vida, teria que reconhecer qua a sua “luta” foi inglória e impiedosa... (18-4-69)

“Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” ( João 13:34, Mateus 22:39) eis o novo, o grande, o eterno mandamento, a mais linda oração que Jesus nos poderia ter ensinado! Cristo proferindo esse apelo aos seus apóstolos, há dois milênios, recomendou para todo o sempre, às criaturas humanas, aquele amor que somente as mães, os pais, os filhos, os amigos sinceros podem sentir em relação aos seus entes queridos! Isto é, amor humilde, amor espontâneo, amor corajoso, amor comovido! As tradicionais orações e demais práticas religiosas, em verdade, são excelsas, quando traduzem votos, renúncia, sacrifício, e não apenas “papagaiadas e macaquices” como, infelizmente fazem muitos “boatos de fancaria”... (3-4-69)

presença da Autoridade – Em tudo o que está sendo feito (“bem feito”, que leva o mesmo tempo que levaria para fazer “mal feito”) é necessária a presença de uma autoridade. Essa autoridade pode ser o “olho do dono” ou de seus delegados, a “ação fiscal” dos governantes ou de seus prepostos, o “ato da presença” de testemunha ocular, presença que pode ser “concreta” se se encontrar “in-loco”, ser “abstrata” se na iminência de surgir a qualquer momento. A essas três presenças de autoridade junta-se a autoridade máxima, a de foro íntimo, a nossa consciência, que nos acusará depois se tivermos feito coisas más ou erradamente, e nos consolará se tivermos agido de modo acertado. ( 10-5-69)

No tempo dos faraós, talvez se explicassem as disciplinas vingativas do Velho Testamento ( Êxodo 20:5; 21:12,15,16,23 a 25; 22:18). Entretanto, milênios depois, quando a civilização já se fazia presente, como nos faz crera literatura grega que chegou até aos nossos dias, tornava-se necessário o milagre do aparecimento de Cristo, implantando a Sua doutrina nova baseada no amor fraterno. E hoje, mais do que nunca, com a industrialização galopante, em que as máquinas produzem riquezas de hora em hora, é imperioso que o “amai-vos uns aos outros” (João 13:34; Marcos 12:31; Mateus 22:39) seja seguido a fim de abrandar as diferenças entre pobres e ricos, fracos e fortes, doutores e analfabetos. (20-5-69)

Muitos dos que não progridem porque se mantiveram dentro de um tradicional espírito de conservação, entesourando dinheiro e bens de família, hoje talvez se arrependam de, quando moços, terem vivido num mundo de saudosismo. ( 25-5-69)

ComCristo, as lágrimas são menos amargas e insuportáveis e os risos mais puros e inofensivos. (29-5-69)

Ser cristão não é apenas “amar o próximo”, em silêncio, como quem ora, mas fazê-lo entender e dar-lhe oportunidade para que nos procure em seus momentos de necessidade, a fim de que possamos, realmente ser-lhe útil. ( 3-6-69)

Administração: em vez de empregados, sócios. Em vez de gratificações, dividendos. ( 3-6-69)

Três exemplos de como nasce o amor: I) No romance “Homens do mar” de Victor Hugo, quando Gilliat leu no chão o seu nome, escrito por Deruchett; II) No poema “Juca Mulato” de Menotti Del Picchia, quando Juca “sentiu mais quente” o olhar indiferente da filha da patroa; III) No romance “Nossa Senhora de Paris” de Victor Hugo, quando Cláudio Frolo sentiu a beleza do olhar, que o fixara de relance, da cigana Esmeralda que, lá embaixo, na praça, dançava graciosa e provocativamente. ( 8-6-69[Microsoft1])

Pessoas deixam de progredir por descrença no futuro. São os imediatistas e como tais só fazem ou adquiremcoisas que dão lucro prontamente. Por exemplo: num loteamento, para fins residenciais ounão, preferem os lotes à beira da estrada ou perto das velhas casas existentes, embora o terreno não sejamais plano, nem o local mais panorâmico. Poucos anos depois, quando o progresso beneficiar toda a área loteada, os tais terrenos, que início eram disputados e sujeitos a sobre-preço, estarão valendo a metade do que os do alto, distantes da barulheira, e onde,já então, surgem belas e modernas construções. ( 18-6-69)

empresas privadas, principalmente as sociedades anônimas, se eternizam através da democratização do seu capital, e da renovação, quando conveniente, de seus administradores. Pelo contrário, mantendo --- as familiares e imperialistas --- na sua fase de vertiginoso progresso e enriquecimento, podem os seus dirigentes --- herdeiros, por ineficácia, descontrole, prodigalidade, exibicionismo, cegueira, omissão, etc. --- sucessores sangüíneos, esses desde logo rodeados por bajuladores, hipócritas e incompetentes, podem, repetimos, permitir que a "sua" poderosa firma entre em crise e conseqüente degringolada... ( 26-6-69)

Infelizmente tem-se verificado, em tempos atuais, uma espécie de desmoronamento da honra e da fortuna de muitos homens que, em ação de longos e longos anos, as tenham elevado tão alto! Existem, no momento, no seio de certas e infelizes famílias, filhos que, "nascidos em berço de ouro", ao atingirem 17 ou 18 anos, com dinheiro, luxo e más companhias, dão verdadeiros shows de perdulariedade e pouca vergonha! E o que é mais doloroso, enchem de humilhação seus velhos pais, amigos e parentes. Não sabendo trabalhar --- porque isso nunca aprenderam--- e quanto ao estudo não foram além do ginásio, esses pobres moços, quando se apercebem da realidade, serão maus esposos, maus pais e então estarão arruinados financeira e moralmente... E os velhos avós, os pobres avós, do fundo de suas sepulturas já não estarão recebendo o peso da voz do povo --- a voz de Deus --- de que foram e são, também co-responsáveis pelo que vem de acontecer, por não terem dado, no passado, aos seus descendentes, a boa, cristã e vigilante "educação do Berço e Juventude"?! ( 27-6-69)

ida é ação --- feliz ou infeliz. A volta é reação --- prêmio ou castigo. Ir a algum lugar, na vida , todos vão. Fazer, alguma coisa na terra, todos fazem. Passar, pelo mundo, todos passam... Assim, o que é muito importante em todos os atos das criaturas humanas é saber-se, previamente, que reação os mesmos provocarão depois. Ir e poder voltar-se ao ponto de partida, de cabeça alevantada; agir e merecer uma reação dignificante --- esses são privilégios de que podem desfrutar as almas heróicas!... Há, por outro lado, o caso dos que podem retornar do caminho errado, como o "Filho Pródigo", e São Paulo na estrada de Damasco! Há, ainda, o caso dos que podem volver os olhos aos Céus, a Deus --- como criaturas que se dirigem ao Criador --- pedindo-lheseu amparo e proteção. "Vemos" um avião voando no espaço, mas "volvemos" nosso olhar ao Alto, quando, no infinito, nossa alma precisa reencontrar-se com o Pai Celestial. 

( 28-6-69)

As queixas, ainda que veladas, são sempre dirigidas a alguém, contrae sobre alguma outra pessoa... De forma que aquele que as ouve tem de sentir-se incomodado, intimamente receoso da possibilidade de estar sendo acusado como co-responsável pelas suas causas... Ou pode ainda estar sendo incriminada uma pessoa amiga, ausente, e que não tivera, no caso, intenção de causar os prejuízos apontados... Mas se, por outro lado, as lamúrias são contra todo mundo, contra Deus, ou contra o próprio queixoso, então o problema é muito mais grave, certo que o "reclamante" pode estar precisando de uma boa reprimenda, sob pena de, com o correr dos dias, decair da boa consideração de todos seus circundantes... ( 8-7-69)

Para gáudio dos olhos, as pinturas e esculturas de Da Vinci e Michelângelo; para agrado dos ouvidos, as melodias de Chopin e Gounod; para enlevo d'alma as poesias de Victor Hugo e Castro Alves! Não necessitaram, esses grandes homens, de homenagens enquanto viveram, mas as suas obras imperecíveis, sobressaindo de seus túmulos, projetaram seus nomes na imortalidade. ( 12-7-69)

cântico dos pássaros, o choro e as gargalhadas das criaturas humanas, são iguais em todas as partes do mundo. ( 18-7-69)

Alimento: mantém a vida do indivíduo; sexo: perpetua vida anima. Portanto, são as duas grandes necessidades vitais da criatura humana. (23-5-69)

corpo humano é como um acumulador... Quando está cansado, o melhor é dar-lhe um pouco de repouso, senão se esgota... ( 28-7-69)

Oh! Como é infeliz a criatura que se julgando merecedora de um pouco de atenção, de uma palavra, de um gesto de gratidão, sente-se no final , frustrada diante da indiferença ou má vontade daquele a quem procurou, por dever ou por bondade, favorecer... (2-8-69)

velhice é como um naufrágio... Felizes as criaturas que, tendo bons filhos, podem agarrar-se a eles, como a verdadeiras e vigorosas tábuas de salvação! ( 10-8-69)

Em cada caso sempre há alguma coisa a fazer: guardar silêncio ou cruzar os braços pode ser sinal de indiferença ou covardia! ( 16-8-69)

perseverança é muito importante, mas deve prender-se a uma situação assentada em base de Justiça e Bondade. É reprovável o espírito de inconstância, por isso antes de tomar uma decisão convém usar cuidadosa ponderação, para não precisar retroceder depois!... ( 16-9-69)

posição de líder é realmente importante. Precisando deliberar, tomar atitude, por iniciativa própria a maioria das vezes, se não tiver, nessas ocasiões, conhecimento de causa, poderá desmerecer aquela qualidade, decaindo para segundo plano. Não é fácil a missão e para isso é indispensável, em primeiro lugar, Ter sempre as antenas do "ouvido e vista” atentas aos assuntos sobre os quais não poderá, depois, alegar ignorância, principalmente se outras pessoas, interessadas no problema, se dispuseram a tomar-lhe a dianteira, de forma graciosa... Médico, dentista, cuja vida é um eterno plantão, equiparam-se aos líderes, para efeito de êxito profissional. Entretanto, engenheiro, advogado, etc. poderão, querendo, ficar comodamente na expectativa dos acontecimentose responder "amanhã eu vejo isso". Mas, os líderes que tem a obrigação de tomar a dianteira nas deliberações, se fizerem o mesmopoderão deixar passar mais um "momento oportuno", desses que, para eles não voltam mais... ( 21-9-69)

homem que se gaba de ser virtuoso. Não pode apenas aparentar uma pilha carregada de energia e reações benéficas. Precisa, isso sim, como tal, acoplar-se como a uma lâmpada e expandir-se em irradiações de luz, de amor, de ajuda, para poder ser cristão e irmão de seus semelhantes! (26-9-69)

Assim pensava o pobre homem: "Quem trabalhou desde criança e nunca procurou ou quis prejudicar ninguém durante uma longa existência, deve ter direito, quando atingir a idade da aposentadoria, a passar a desfrutar pequena parte dos bens materiais economizados... Porque, se "deixar para depois, por motivo de que ainda é muito cedo", o desfrute daquilo que é de melhor qualidade, em breve verificará que, com o correr dos meses ( não mais dos anos) tudo será igual, descolorido, cinzento, sombrio. debaixo de crepúsculo que, um dia, há de chegar... (2-10-69)

"As aparências enganam" diz o velho refrão. Mas, infelizmente, por causa das aparências e da sádica maledicência humana, muitos dissabores e padecimentos tem atingido pobres mortais, vítimas de sua própria boa fé, imprudência ou falta de sorte ocasional. Por isso que a história, desde as mais antigas civilizações, está repleta de calúnias, injustiças e até erros judiciários. ( 4-10-69)

responsabilidade pela famigerada situação de "subdesenvolvimento dos povos do mundo" ( especialmente América Latina, Ásia, África, etc.) costuma ser atribuída aos Estado Unidos e outras "potências estrangeiras"... Mas, talvez, não faltará muito para que essa culpabilidade seja estendida aos "capitalistas nacionais", especialmente aos banqueiros, latifundiários, agiotas, tubarões da indústria e do comércio... E não estará longe o dia em que no Brasil serão adotadas medidas semelhantes às em vigor em paísessocialistas... e aí então a legislação fiscal, contra as firmas de "capital fechado", em que o povo estiver ausente, será um drama... ( 4-10-69)

melhor fórmula para o homem ser "mal visto" e impopular é ele pretender, lealmente, praticar a justiça. ( 5-10-69)

Temos de viver o "dia de hoje" contentando-nos com aquilo que nos foi concedido pelo Criador, como prêmio de nosso trabalho. Esperar iludidamente "dias melhores" e nessa expectativa consumirmo-nos em miragens, talvez não seja o mais acertado. "Quando eu conseguir isso" ou "realizar aquele sonho", aí então serei feliz, suspiram constantemente pobres criaturas humanas! Mas quando a realização desses anseios chegar, talvez já venha acompanhada de uma pequena desilusão... porque o clima de espera valoriza e embeleza a coisa distante... O homem não pode parar, deixar-se cair em apatia, vítima de um conformismo, como o de quem não quer buscar novos bens, pensando que "estão tão difíceis agora" ou "tornou-se já tão tarde" talvez... Mas também não pode, em eterno suspense, supor que a boa situação virá,no inatingível "amanhã"... que sempre estará no dia seguinte! (25-10-69)

Guardar distância! Nobres e Mordomos... Ministros e Assessores...Grã-finos e Plebeus... Burgueses e Proletários... A criatura humana precisa ter cuidado com as palavras engraçadinhas, palmadas nas costas, no ombro ou... no ventre, daqueles que se julgam portadores de superioridades ou melindres! Essas brincadeiras, essas intimidades, um dia serão tidas na conta de atrevimento... e daí vem a explosão. ( 26-10-69)

Alguém precisa proteger alguém: Pais x Filhos; Governo x Povo; Nação Forte x Nação Subdesenvolvida. Assim como os filhos não sobreviveriam, os povos pobres seriam reduzidos à condição de autênticos escravos... até o dia em que aconteceria a revanche. e isso seria o fim da tão decantada democracia ( 5-11-69)

Os que hoje perseguem padres e freiras, taxando-os de subversivos, deveriam lembrar-se de que também Cristo e Tiradentes, no seu tempo, assim foram considerados e condenados... e a posteridade consagrou o seu idealismo. ( 10-11-69)

mania de não dar importância a certas pequenas coisas pode trazer aos pobres humanos tão graves complicações, jamais sofridas com os casos de vulto, porque,,, destes jamais descuidaram. ( 16-11-69)

É difícil fazer um trabalho bem feito... mas, depois, assim ficando feito, quantos e quantos dissabores evita aos nossos dias futuros. O trabalho mal feito, porém, pode complicar não só a nossa situação, mais tarde, como também a dos nossos sucessores... em obras ou funções por nós deixadas. ( 22-11-69)

Em negócio alheio não é recomendável "pensar", interpretar, deliberar, como se o assunto fosse do nosso próprio interesse... sempre que haja tempo e meio de consultar a quem de direito. ( 27-11-69)

Falando de vícios, pecados, em fim da decadência dos costumes, entendemos que a maior responsabilidade pela sua propagação cabe à própria malícia, fraqueza, morbidez sentida pela "vítima", em face de situações aparentes, maldosas umas e de outras que, na intenção do autor e quiçá, em verdade, podem ser, de fato, inocentes... Entretanto, na volúpia do "espectador" são maus exemplos, tentações a provar... e a seguir, e descambando, lamentavelmente, para o mal... (3-12-69)

É de boa norma sermos mais "ouvintes" do que "expoentes". Mas... quando indispensável, essa regra tem de ser invertida! Senão, daremos impressão de covardia ou ignorância... ( 5-12-69)

Aquele que se mostra atento e estudioso sobre o que acontece em seu derredor, causa aos espectadores, senão "demonstração de força", pelo menos impressão de grandes possibilidades, a qualquer momento. E, como diz o velho refrão: "Com quem pode não se brinca". (10-12-69)

Falando de sexo entendemos que o assunto é por demais rasteiro, chão, material, animal, para podermos falar disso às crianças que, como os passarinhos ainda correm e brincam, entretidas, com as belezas que a natureza contém. O debate da matéria deveria ser feito, isso sim, no sentido de defesa e de precaução, quando existisse perigo eminente. Do contrário, deixemos a sábia intuição humana, inspirada por Deus, que vá descobrindo as virtudes desse tabu, o sexo. Naturalmente, dentro da evolução da vida moderna colaboraremos e instruiremos a respeito do problema sexual, mais cedo do que em tempos passados, quando não existiam jornais e revistas, nem cinema, nem televisão, nem automóveis, nem psicotrópicos, nem os etecéteras, etecéteras que vem chegando por ai... (15-12-69)

Ceder para obter, depois, a própria segurança, é muitas vezes um grande negócio: até o gato quando bem alimentado, afasta-se de suas más intenções , de atacar as gaiolas, dos apetitosospassarinhos do generoso patrão. ( 18-12-69)

Nós, as criaturas humanas somos, algumas vezes, reciprocamente, delinqüentes e vítimas, réus e julgadores, segundo os atos que quotidianamente praticamos. Esse julgamento é feito e linha horizontal, ou inclinada até atingir a perpendicular, do meio para baixo ou vice-versa. Isso conforme a posição em que nos encontramos, em virtude de nossos aparentes méritos, positivos, negativos e mesmo neutros, valores esses inatos uns, adquiridos outros, e que nos fazem desempenhar no grande teatro da vida, cada qual o seu papel.(20-12-69)