ANO DE 1972

 

Assim pensava o “pobre homem”: como a quase totalidade dos homens, eu também não desejaria afastar-me do convívio de minha família, dos meus amigos, antes dos 70/80 anos de idade. Mas, se for vontade do Criador que eu não chegue a tanto, as pessoas que comigo tem convivido serão testemunhas que há cerca de vinte anos (“terno preto”; “terno de casamento”) estou preparado para a “grande viagem”, certo que eu já poderia tê-la feito antes não fosse a mão do Todo Poderoso que já me amparou, positivamente, pelo menos em dois quase acidentes 9 estrada de Rio Claro e estrada Sta. Helena-Piracicaba), nestas minhas pobres andanças por este mundo de Deus.( 4-1-72)

 

A experiência própria, pessoal, sai muitas vezes cara, quando o campo de ação é por nós desconhecido e  a situação complexa, diz a sabedoria popular. O melhor seria conseguirmos uma experiência assistida, caso em que, embora sejamos nós a principal figura no empreendimento, exista ao alcance de nossa comunicação uma equipe, da qual fazemos parte, pronta a nos dizer, nos momentos críticos, o que é valentia  e o que é temeridade, o que é razoável  e o que seria contraproducente, enfim, no momento em que nos achando frente a um problema novo e imprevisto devemos descobrir qual seria a solução “menos ruim”. ( 15-1-72)

 

A felicidade dos jovens, homens e mulheres, entre em perigo se, ao completarem 25/30 anos, podendo casar-se, não procuram realizar esse ideal, construindo um lar feliz, apoiado na honradez e na austeridade. É na família que se sustenta todo o futuro, definido e venturoso, da criatura humana. O próprio Jesus, Deus feito homem, teve a sua família. ( 28-1-72)

 

O jeito é disfarçar. Se o homem sentir alguma deficiência, seja intelectual, psíquica, orgânica, física, financeira, social, política, etc., deficiência que, de qualquer modo, provoque uma perturbação em sua vida rotineira, em conseqüência disso, começar a fazer pequenas e veladas divulgações do que lhe vem acontecendo... em breve perceberá que “todo mundo sabe disso”... Em seguida ocorre a diminuição de seu prestígio... E a sua situação, e a sua personalidade, até então respeitáveis , passam a ser postas em dúvida... Por isso que a voz do povo diz que “todo homem é bom e perfeito até que surjam provas ou indícios ao contrário... E pronto! É mais um homem fracassado!

 

“Hoje ou nunca!” O amanhã não existe... se o não construirmos hoje. ( 2-2-72)

 

Pessoas há que, possuindo poucos estudos, mas bons ledores de jornais e revistas comuns e, também, bons observadores do que acontece na vida, adquirem autodidaticamente relativos conhecimentos sobre vários assuntos e problemas. Seriam até capazes de discutir com técnicos e especialistas em certas matérias... Mas, se o debate aprofundar-se, encrespando-se os ânimos, então tais abelhudos poderão soçobrar. E como um bom nadador, acostumado a se exibir em piscinas e lagos serenos que um dia entende que também poderá fazer as mesmas proezas na águas do mar, mesmo quando as ondas começam a encapelar-se... ( 20-2072)

 

Ao invés de dizer “ triste foi o tempo em que, como pobre, passei até pequenas frustrações”, devo dizer sempre: “bendigo e agradeço ao Bom Deus por continuar derramando suas bênçãos sobre esta humilde criatura. Ao passado, apenas, gratidão e saudades. ( 4-3-72)

 

Quando ouvimos dizerem: “fulano está louco”, mas vemos depois o pobre diabo circulando por aí, concluímos que nada existe de pior; entretanto, se disserem: “fulano está fazendo loucuras, então o caso é mais grave... e a clara verdade, como o sol, logo surgirá no horizonte... ( 14-2-72)

 

Comodismo... é a atitude mais fácil de ser adotada...Porque a ação imediata começaria a causar, desde logo, receios de fracassos... Algumas vezes as realizações, quando incompreendida a sua urgência, podem causar decepções. Por isso os pusilânimes preferem aguardar o dia de amanhã... o amanhã que nunca chega! Pobre mundo! ( 21-3-72)

 

Em se tratando de trabalho de equipe, ninguém tem o direito de criticar o seu “companheiro” por produzir pouco ou nada; entretanto poderia, apenas isso, lamentar a falta de colaboração quando, como líder, estiver realizando, declarada e positivamente, um serviço de interesse comum e em que todos tem a obrigação de participar. ( 12-4-72)

 

Só dá certo a coisa certa. Caso contrário, não sendo feita com a máxima habilidade, o vexame é imediato... ( 14-2-72)

 

Quem não pode gozar a glória de demonstrar a “paciência de Jô”, depois de sofrer ofensas e ingratidões, repetidas e repetidas vezes, que demonstre então a “Justiça de Cristo” chicoteando os teimosos usurpadores dos direitos de que são indignos de possuir... ( 23-4-72)

 

As aparências enganam...” Mas, em desconfortável caminhão “pau de arara” que transporta esquálidas criaturas que, de sol a sol, trabalham na roça, quando é ultrapassado na estrada, por um vistoso ônibus que conduz estudantes que realizam pesquisas no campo, dá bem a idéia de como, muitas vezes, as aparências são tristes verdades, que vão ficando para trás... (24-4-72)

 

O homem, enquanto mais ou menos moço, não acredita que vai morrer, um dia... O tempo implacável, porém, vai passando, passando e procura deixar transparecer, como nas demais coisas da natureza os estigmas da velhice, do cansaço, da exaustão, do fim... E o pobre homem, nessas circunstâncias,  começa a meditar sobre o que sentiram, o que pensaram, o que queriam dizer as criaturas humanas que, de repente, se viram na hora do adeus! Por isso que é bom repetirmos, à guisa de oração: “Precisamos ter fé no futuro como se jamais devêssemos morrer, e simultaneamente, estarmos preparados para o dia de amanhã, como se fosse o último...” ( 26-4-72)

 

Em se querendo, tudo se conseguirá! Almejando, com perseverança, mesmo que o objetivo seja quase impossível, descobrir-se-á um jeito de realizar o prodígio, confirmando-se assim que o “Querer faz Milagres”! ( 15-5-72)

 

A Bondade sem Justiça não conduz a nada! Seria o mesmo que estendermos a mão negligente, pusilânime e vazia... a alguém que anseia por  uma ajuda! O justo trabalha e exige que outros façam o mesmo... Pratica o bem e conclama os demais a o seguirem... Cumpre com os seus deveres e denuncia os relapsos... ( 30-7-72)

 

Meditando sobre calúnias e difamações, reconhecemos que ninguém de valor perde o seu precioso em denegrir os méritos das pessoas que os não possuem! Nessa corrente de idéias devemos admitir que nem mesmo crianças traquinas atiram pedras em árvores que não possuem bons e sazonados frutos. ( 8-8-72)

 

Cada missão é um encargo e representa uma etapa de nossa vida. Ao final de tudo, voltando os olhos ao passado, devemos agradecer, mais uma vez ao Bom Deus pelos mínimos êxitos alcançados, e estender a nossa gratidão aos nossos pais, aos nossos irmãos, ao nosso cônjuge, aos nossos filhos e aos nossos amigos. Eis aí formada a grande árvore que, entrelaçada a outros troncos e ramagens, familiares e amigos, constitui sociedade no bairro, na cidade, na nação. Aquele que alcançou a velhice e viveu bem no seio da família e da sociedade deverá, na hora extrema, erguer os olhos ao alto e repetir: “Obrigado meu Deus!”. ( 31-8-72)

 

Não somos julgadores; somos julgados. Um homem sozinho não pode julgar ninguém, pois se ao fazê-lo, pedir a opinião de outra pessoa, poderá ser taxado de precipitado e errôneo em seu julgamento, com a alternativa  até de, o “réu” passar, desde logo, ser considerado “vítima”... Entretanto o homem sozinho está sempre sendo julgado pelos outros. Esses outros não precisam estar em grupo de dois ou mais. Os outros, um de cada vez, estarão nos julgando, mentalmente, pelo que fizermos de inoportuno, inconveniente, irregular, absurdo, ilegal, condenável. Por isso que no dia a dia, hora a hora, momento a momento de nossa existência, devemos estar bem com nossa consciência para não sermos acusados e condenados, com razão pelos outros... que são os Juízes. ( 6-9-72)

 

Nossos planos para o futuro? Viver, cristãmente, o dia de hoje a fim de poder receber, no dia de amanhã, o prêmio da consciência tranqüila. O que é muito importante, no entanto, nesse dia a dia, é conseguirmos proporcionar aos nossos filhos educação, instrução e bom senso bastantes , para que possam merecer, dos que os cercam, o indispensável acatamento e respeito. ( 18-9-72)

 

A pornografia e mau uso dos tóxicos e a conseqüente decadência dos costumes tem suas profundas raízes ma ganância dos lucros pecuniários... Depois, oh! Depois... são dolorosos fatos consumados! ( 26-9-72)

 

O sentimento de felicidade, por parte da criatura humana é, em suma, fruto do seu bem estar espiritual. Para que esse estado de espírito seja completo é indispensável que a criatura possa, quando em seu ambiente familiar ou social, observando as pessoas que a cercam, sentir que está rodeada de amigos, em cujos olhares vê estampar-se ou satisfação pelos seus êxitos ou conformação em face de suas adversidades perenes ou não. Por outro lado, voltando a memória do passado, pode lembrar-se de haver praticado apenas boas ações, inclusive muito se empenhando em corresponder aos anseios razoáveis, justos ou exeqüíveis de seus semelhantes. Nessas circunstâncias, aquele que desfrutar de tal estado de espírito, poderá, erguendo os olhos aos Céus, dizer: Sou feliz! ( 8-10-72)

 

Pessoas existem que, sem o saberem, exercem grande influência no espírito de seus semelhantes, tornando-os seus seguidores, em seus atos e pontos de vista. Entretanto, como esses mestres e líderes são, em suma, simples criaturas humanas, sujeitas aos erros comuns, é lamentável que, às vezes, por imprudência e até por ingenuidade induzam outras pessoas à prática de involuntários desacertos. ( 23-10-72)

 

Nenhum pai pode ser classificado como ótimo, certo que todos tem essa obrigação. Excepcionais poderiam ser definidos os pais infelizes, enfermos, que fazem anônima e heroicamente sacrifícios para assegurar o bem estar dos filhos, e, afinal, às vezes, até mesmo sem resultado. ( 29-10-72)

 

A moderna mania de “machismo” ( exibição de autonomia) é que é responsável por muita ingratidão que prolifera por aí... ( 15-11-72)

 

Finados ¾ O homem nasce! E chora porque alguma coisa mudou ou falta em sua vida! Depois vai crescendo! E começa a observar, a sentir, a pensar! E a querer bem a todos que o cercam, em primeiro lugar os mais próximos. Depois quer fazer-se entender com olhares, com sorrisos, com carrancas, com gestos, com palavras balbuciadas! E ao iniciar os primeiros passos mais parece um autômato desequilibrado... E demonstra ter medo do escuro, dos gritos, dos estrondos! E chora de novo! Depois, aprendendo com os outros, deseja distinguir as coisas boas das coisas más. Depois os mestres lhe ensinam as primeiras ciências, enquanto a própria vida vai ensinando as demais. Depois vem a juventude, as primeiras fascinações, os primeiros sonhos, os primeiros amores, as primeiras contrariedades, os primeiros desenganos. Depois, dentro da realidade do mundo, novos anseios e novas frustrações! E chora em segredo... Depois a procura da verdade! E, filosofando, analisa a própria existência e a dos seus semelhantes: quanta quimera, egoísmo, tristeza, desespero nos corações dos homens, que bem poderiam, todos eles, ser felizes. Há os que vencem e os que fracassam. Os que caem e depois se reerguem. Há os que tombam para sempre! Pausa! No fim, o obre homem, velhinho e com lágrimas nos olhos, volta o seu pensamento para o passado, já que não pode mais alcançar o amanhã inatingível! E para definitivamente... E, nesse momento, sempre haverá alguém, que com amizade e em nome de Deus, chorará por ele! ( 2-11-72)

 

Muita gente existe que vota “contra”, por causa do sadismo político de ver o que acontece depois... ( 15-11-72)

 

Olhos, espelhos d’alma... Quando, em nossas andanças cruzamos com certa pessoa que embora nos conhecendo, procura não nos encarar, de frente, é porque esteve agindo contra nós, ou alimenta anda alguma idéia que não mereceria a nossa aprovação. ( 16-11-72)

 

Os “ricos” são os que possuem bens, objetos e posições, enfim partes daquilo que interessa a quase todos e que a muitos faz falta. A mentalidade dos “não ricos” gira em torno da percepção de que para os afortunados é tudo fácil e possível e que, portanto, querendo poderiam solucionar todos os problemas lhes apresentados e que deixam de corresponder aos anseios de seus solicitantes, por descaso e má vontade... A maioria dos queixosos não é contra, propriamente à pessoa do “rico” ou de sua família, mas não esconde o seu despeito quando os acontecimentos põem em destaque, ainda mais, a sua boa situação. Por isso tudo, os “ricos” são muitas vezes ludibriados pelos que, na vida comum, se dizem seus amigos. E como é muito cômodo, pelo método simplista, fazer demagogia, responsabilizando uns pelas dificuldades dos outros, os “não ricos” são, com extrema rapidez, convencidos a engrossarem as fileiras daqueles que gostam de atirar pedras nos que estão mais no alto! ( 18-11-72)

 

Talentos ( Mateus 25, 14-30) ¾ “Servo mau e preguiçoso”, classificou o Cristo ao servo que recebendo um talento de seu patrão não o fez produzir, não trabalhou, não progrediu, enquanto os outros dois empregados, que haviam recebido 2 e 5 dinheiros cada um, os fizeram frutificar em dobro... Isso nos faz pensar que não fosse o progresso das ciências, das artes, das indústrias, do comércio, parte da humanidade estaria ainda na era da pedra lascada, a maioria dos homens habitando em cavernas e malocas, vestindo peles das caças abatidas para a própria alimentação, confeccionando os tecidos com a ajuda de agulhas feitas com ossos afiados, gente morrendo com “nó nas tripas”, hidrofobia, picadas de cobras, “mal de sete dias”, etc. As mensagens estariam ainda sendo transmitidas em papiros, levadas de mão em mão, os transportes feitos nos próprios ombros e no lombo de animais. Os portadores do mal de Lázaro circulando pelas estradas agitando matracas para avisar que os proscritos estavam passando...Os músicos tocando flautas de madeira e batendo em paus ocos. Os pintores e escultores sem ninguém que lhes comprasse suas “obras reles”... Consola-nos, porém, lembrar que há dois mil anos o próprio Filho de Deus já havia, em suas eternas parábolas, elogiado a quem, trabalhando, conseguirá progredir! ( 26-11-72)

 

A criatura humana possui uma porção de predicados, próprios ou adquiridos, que se constituem em elementos positivos, ou seja, demonstração de força e, em caso contrário, não os possuindo, a situação passa a ser negativa e de fraqueza. Esses elementos positivos uma vez bem aplicados, ou mal disfarçados se ausentes, poderão conduzir a mesma criatura ao êxito ou ao fracasso: 1) Vigor físico; 2) Inteligência; 3) Boa postura; 4) Tradição de honradez; 5) Belos traços fisionômicos e bom senso; 6) Gênio artístico; 7) Bens de fortuna; 8) Padrão de vida exemplar na família e na sociedade; 9) Influência de boas amizades; 10) Crença em Deus e respeito às coisas sagradas. ( 10-12-72)

 

Espírito negativista, possui aquele que sempre afirma que “os outros não quiseram fazer coisas úteis” ou que “só preferiram fazer coisas más”. Sua satisfação é criticar e censurar homens e coisas, poupando palavras elogiosas mesmo quando existam motivos para isso. Espírito positivista é aquele que sempre proclama o que de bom foi produzido e reconhece publicamente o que de mau deixou de ser feito pelo seu semelhante. Ao elogiar o faz com sinceridade e espírito de justiça e só critica um fato  quando disso algum grande benefício pode advir para alguém. ( 17-12-72)

 

Meditações em tempo de Natal ¾ I) Não há, no mundo, ninguém que não precise de ninguém, assim como não existe ninguém que não possa ser útil a alguém. II) Ah! Se a vida, o mundo fosse como um grande lago plácido, sereno, iluminado pelos albores de um novo dia, em cujo céu existissem nuvens, umas claras  e outras escuras, por vontade de Deus, e ao caírem as primeiras gotas de uma chuva sem vento estas formassem milhares de milhares de círculos harmônicos, irradiantes, uns ligando-se aos outros sem entrechoques, sem ciúmes, sem despeitos, mas entrelaçando-se com amizade, com renúncia, com amor. III) Em se falando de solidariedade humana, o ideal seria que os homens afastassem de seus corações as antipatias que sentem por determinadas pessoas ¾ que em nada contribuíram para  isso ¾ bem como não permitissem que a indiferença pelas necessidades de seus semelhantes, especialmente vizinhos, amigos, parentes, edificasse em suas almas uma muralha de apatia e egoísmo! IV) É, infelizmente, comum deixarmos de ser simpáticos para certos “amigos” desde o momento que os procuramos para pedir-lhes algum favor ou atenção que lhes importe, embora tão somente, em perda de tempo e, quiçá, de comodismo. Igualmente são considerados inteligentes, dignas de estima, as pessoas prósperas em seus negócios e acontecendo o inverso até os “amigos” que se diziam mais íntimos praticar o feio pecado do descaso e da ingratidão.( 24-12-72)