ANO DE 1979

 

“Ninguém é perfeito em tudo, nem durante todo o tempo”, disse-o, já, alguém... Como criatura de Deus, feito a sua semelhança, nem poderia o homem ser-lhe igual ou cópia autêntica; senão logo se ergueria como seu concorrente, depois como possível adversário e inimigo e chegaria, fatalmente, ao paradoxo de pretender suplantar o próprio Criador. ( 7-1-79)

 

Força é força ¾ A revolta popular é, em verdade, impressionante mas se por trás e depois à frente não houver apoio militar, progredirá até que os detentores do poder, “explicando” à opinião pública de que precisaram usar de violência policial, para conter o avanço das ideologias extremistas, espúrias e subversivas, que visavam, com a ajuda de “potências estrangeiras”, perturbar os gloriosos destinos da pátria... Portanto, havendo desmando e corrupção por parte dos governantes da nação, o “povo” ( pelo “povo”) depois, quando puder contar com o indispensável e ostensivo apoio da maioria das forças armadas, sairá às ruas e pedirá, “democraticamente” a derrubada do governo. ( 18-2-79)

 

Qualquer pessoa que se preza com ativa e inteligente, sempre poderá fazer “algo mais” em sua vida. Pelé e Roberto Carlos poderiam ter-se fechado em suas glórias de campeões, desfrutando apenas dos louvores e homenagens que os seus admiradores, aos milhares, não se cansam de lhes proporcionar. Pelé, ao marcar o seu milésimo gol, no estádio do Maracanã superlotado, num momento de supremo esplendor em sua carreira esportiva, invés de erguer os braços e receber as ovações da multidão delirante, apenas pegou a bola e beijando-a ( quem viu jamais esquecerá!) disse chorando que dedicava aquele milésimo tento a todas as crianças pobres do Brasil! Igualmente, Roberto Carlos há pouco ao patrocinar a campanha de abertura do “Ano Internacional da Criança” e o “Ano Um da Criança Brasileira”( 1979) deu um tocante exemplo de “algo mais” que ele, não obstante sua imensa popularidade, quis fazer em favor de humildes crianças brasileiras, comandando por 24 horas ininterruptas, a inesquecível programação da “Globo”. Todos, desfrutando de saúde de espírito e corpo, temos momentos de bem estar ¾ e todo dia é um momento de glória ¾ e assim qualquer criatura está apta a realizar “algo mais” em benefício de alguém e, afinal, de si próprio. ( 4-3-79)

 

Se o homem tiver de lutar e muito para defender a sua honra, é preferível que, nesses infindáveis embates, venha a perder a própria vida. Porque se deixar de lutar e depois vier a perder aquilo que tem de mais sagrado ¾ a dignidade ¾ e se conformar em não retornar à luta, de certo sentirá, mais tarde, quanto inglórios e vergonhosos foram seus pobres dias na face da terra. ( 15-04-79)

 

Ainda que todos se voltem contra nós, mas tendo Deus em nosso coração, teremos no momento extremo, a consciência bastante tranqüila, para podermos repetir as palavras do Divino Mestre: “Perdoai-os, Senhor, porque não sabem o que fazem” e “Em vossas mãos entrego a minha alma”. ( 19-5-79)

 

Minhas  Crenças ¾ I) Creio em Deus  II) Creio em dois Céus: no primeiro, de que nos fala a Bíblia e  do qual muitos duvidam; e no segundo, que todos devem respeitar, constituído pela consciência do Povo, que o concede ou o nega a cada um, segundo o seu procedimento durante a vida terrena. III) Creio nos milagres do amor: do amor de todos os amores, do amor sublime entre os homens, criaturas de Deus; do novo amor, que se inicia quando a jovem mãe sente pulsar em seu seio a vida do filhinho querido; do amor verdadeiro que sente o pobre velho quando, nos seus últimos momentos, deseja ter em torno de si todos aqueles a quem sempre trouxe em seu coração.  IV) Creio nos milagres da Humildade que faz o homem reconhecer no seu próximo um seu semelhante e, por isso, infunde em seu coração o desejo e o dever de dispensar-lhe fraterna e até abnegada consideração. Humildade que impõe ao homem teimar apenas sobre aquilo que sabe; não sonegar aos outros o que sabe e lhes é útil; confessar sua ignorância e perguntar, inclusive às criaturas mais simples , sobre o que tem obrigação ou necessidade de saber. V)  Creio nos milagres do Trabalho, honrado e perseverante, que, se antepondo ao desânimo, produz benefício a quem o executa e, ao mesmo tempo, extensivo aos seus próprios entes queridos, membros da comunidade universal. VI) Creio nos milagres da Honestidade, que desde os primórdios da criação do homem, vem sendo exaltada nas páginas da história, quanto aos que a praticam com nobreza e sinceridade. E há de continuar representando na existência de cada um, para a própria consciência, supremo conforto, ainda que as calúnias e as mentiras humanas pareçam deslustra-lhe a reputação.  VII) Creio nos milagres da Renúncia, que faz a pobre criatura tolerar e perdoar as ingratidões humanas, ainda que não as possa, voluntariamente, esquecer, talvez assim evitando sua maldosa reincidência; creio na renúncia de que nos  o Divino Mestre: “Ao que lhe disputar a túnica, cede-lhe também a capa’ ( Mateus 5:40).  VIII) Creio nos milagres da Bondade, que começa com um sorriso e termina com uma lágrima, bondade que torna melhor o nosso mundo interior e procura levar a possível felicidade ao mundo dos outros; bondade que é luz, calor, amparo, caridade, amor e que, em certos momentos, encherá nosso coração e emoção e nossos olhos de lágrimas, quando a dor, às vezes sem remédio, atingir vidas e coisas criadas por Deus para o bem estar da coletividade terrena.  IX) Creio nos milagres da Justiça, aureolada pela bondade cristã que, em nome da verdade, sem omissão e com honradez, procura exaltar a virtude e condenar o vício, infundido nas criaturas humanas fé e confiança no futuro, assegurando-lhes a proteção necessária e sã liberdade em suas andanças por este “vale de lágrimas”.   X) Creio, de novo, agora e sempre, em Deus, na sobrevivência da alma e na vida eterna, onde estarão juntas as pobres criaturas humanas que tanto se amaram neste mundo. ( 12-6-79)

 

Testemunhos ¾ 1) Passei a considerar-me um homem totalmente realizado, quando, em 1951, nascia o quarto ( 24.10.51) dos meus queridos filhos, frutos de um matrimônio abençoado por Deus. Por coincidência, nesse mesmo  ano ( 12.10.51), os planos de instalação da “sonhada usina de açúcar” em Rio das Pedras, começavam a se tornar realidade. 2) Eu me lembro, devia ter então cerca de 5 anos, que tendo sido acometido de uma erupção de pele, denominada “cobreiro”. A enfermidade que se iniciara nos pés, já ameaçava atingir o ventre, certa manhã reuni todos os santinhos que minha irmã Mariquinha me dava e o que havia ganho nas aulas de catecismo e... quase chorando, beijava todas aquelas lindas figurinhas de Menino Jesus, Nossa Senhora ( e Aparecida), São José, Santa Terezinha e outros santos e pedia que não permitissem a minha morte visto que desejava, quando crescesse, escrever um livro sobre a vida!... E hoje, aos 65 anos de idade, eu me pergunto: terei cumprido, em inexpressiva e pequena parte, aquelas promessas de criança inocente, rabiscando ou transcrevendo estes pobres pensamentos, nestes três cadernos? Queira Deus que o título “A Vida...O Mundo...”, escrito há 32 anos atrás, não tenha sido muito desmerecido...Não posso deixar de mencionar aqui e render uma singela homenagem a “velha Maguarecci” que, com seus benzimentos e tinturas, também colaborou para deter o avanço daquela enfermidade. ( 13-6-79)

 

Homem medroso é aquele que não sente o apoio de sua consciência, não está amparado por medidas de boa organização e, finalmente, não dispões de meios de defesa, própria ou advinda de amigos. ( 24-06-79)

 

Muitas vezes, quando é levantada uma acusação improcedente contra uma pessoa, esta prefere calar, certa de que, guardando silêncio, depois, tida como “condenada”, terá direito à cessação dos debates... sobre um doloroso assunto, sobre o que a própria consciência não ignora ou ignorou, um instante sequer, tratar-se de uma simples e inglória calúnia, que mais horas ou menos horas, será desfeita, naturalmente, como uma disforme nuvem no espaço...( 16-7-79)

 

Quando criança achávamos que seríamos  muito felizes se conseguíssemos determinadas coisas ¾ doce, brinquedo, relógio, roupa nova, passeio ¾ de que queríamos desfrutar. Era a felicidade proporcionada por outras pessoas, portanto vinda do mundo exterior, efêmero. Depois, moço e já adulto, sabendo sentir os enlevos do espírito, quando a nossa consciência passou a censurar ou aprovar nossos atos, aí então a felicidade passou a brotar do nosso coração... sentindo-a mesmo nos momentos em que a dor tomava conta da nossa alma, pois, comovidos, constatamos que ainda, nesse transe, poderíamos fazer algo para trazer um pouco de conforto para os que nos rodeavam. ( 26-8-79)

 

A morte, para os que, como criaturas de Deus crêem na ressurreição e no reencontro, deve ser interpretada apenas como um caminho de volta ao Criador. ( 20-9-79)

 

Viajando pela Espanha, Itália e Israel, verificamos que esses países, na parte da agricultura, embora a topografia e o solo sejam, em qualidade, piores que as do centro-sul do nosso querido Brasil, fazem verdadeiros milagres, através, principalmente, da mecanização e irrigação. Mas, com relação aos salários e, por isso, poder aquisitivo dos trabalhadores desses países, a disparidade então é muito mais gritante: o salário mínimo é 4 a 6 vezes maior que o nosso e não passam desapercebidos, ao mais humilde observador, o bom gosto e o luxo com que o povo, na sua quase totalidade, exibe-se nas ruas e praças, em matéria de roupas e agasalhos. ( 4-11-79)

 

Ouvimos tanto e tantas vezes queixas sobre o procedimento de pessoas que só fazem donativos aos necessitados ¾ adultos e crianças ¾ com festinhas, brinquedos, agasalhos, mantimentos, etc., por ocasião do Natal... que chegamos a ter sérias dúvidas sobre a legitimidade ou não de tais críticas... Mas, depois, chegamos à conclusão, louvado seja Deus, que melhor seria que tais reclamantes agradecessem, sinceramente, aos que fazem tais generosidades, pelo menso uma vez ao ano, certo que há os que nada fazem, anos e anos, e entre estes podem estar, embora poucos, aqueles que só sabem criticar... ( 30-12-79)