ANO DE 1980

 

Dizem os poetas: “Os olhos são espelhos d’alma”. Dizem os médicos: “Os olhos são o espelho do estado de saúde dos clientes”. ( 8-1-80)

 

Para um pobre homem, avançado em idade, uma das coisas mais importantes na vida ¾ depois de sua crença em Deus e amor a sua família, dentro da qual sempre há de incluir alguns bons amigos ¾ é  a realização, pelo menos em parte, dos seus ideais muitos deles alimentados em seu coração desde os primórdios de sua existência. ( 27-2-80)

 

Pensamentos ¾ (I) É mais provável que uma criatura seja surpreendida pela morte estando em um leito de hospital ¾ e não no leito de seu dormitório ¾ ou ainda deitada em uma mesa cirúrgica, invés de se achar em torno de uma mesa de refeição... (II) Encontrando-nos frente a um quadro mal pintado não devemos acusar a má qualidade das tintas e sim, apenas. A incompetência do pintor. (III) O homem não é bom porque é feliz, mas sim feliz porque é bom. (IV) Causam menos males à humanidade os ignorantes, os simplórios, do que os sábios malignos. (V) Certo mesmo Sá dá coisa certa. É difícil transacionar sem correr os riscos do negócio; se não seria negociata... pior ainda se descoberta... (VI) Só perde aquele que tem o que perder... Só podemos retirar coisa de onde existem coisas. Assim, quando nos acusam de sermos vítimas de aproveitadores, paciência! Felizes os que conseguem ter certeza de que, o que dizem de mau a seu respeito, é verdade, a fim de que, depois, melhor estruturados, possam assim evitar as reincidências... (VII) Quando dois homens, vivendo na cidade do interior, mas desconhecidos entre si e que, no íntimo, se julgam pessoas importantes, um dia, ao se defrontarem em um passeio público, ambos se cumprimentam amavelmente... cada qual pensando que o outro o reconheceu como aquele “ilustre cidadão” que se julga... o que não ocorre quando, invés dos dois, um apenas é o “Tal”... visto que, no caso, o outro não lhe dá bola e vai em frente... ( 6-3-80)

 

Não é ateu aquele que, mesmo não crendo em Deus ¾ Criador, Onipotente e Onipresente ¾ acredita, com firmeza e amor, em determinadas coisas e teorias postas em dúvida pela grande  maioria dos homens. Essa crença já é uma demonstração anti-ateista. Ateu, em verdade, é aquele que, descrente de tudo, encara o mundo e a vida com indiferença e, até, aversão. ( 23-3-80)

 

Existe também a falsa democracia, como a praticada por Pilatos que, embora reconhecendo, intimamente, a inocência de Jesus, condenou-O à morte, para “atender aos reclamos do povo” ( Lucas 23,21-25 e Marcos 15,15). Ainda, em nome do povo, Sócrates, acusado de corromper a mocidade ateniense com suas teorias de governo individualista, fora condenado à morte, 366 anos antes de Cristo... (4-4-80)

 

Aquele que, tendo recebido um benefício desinteressado e espontâneo de alguém e eleva, por isso, o seu pensamento agradecido ao Bom Deus pronuncia, até mesmo sem o saber, uma sublime oração, em louvor ao seu benfeitor. ( 18-5-80)

 

Soneto

Um dia a nossa vida acaba...

E não tem mesmo que acabar?

Então sobre nós desaba

A morte que tardou a chegar.

 

E a sorte por nós sonhada

Deixa de se realizar...

E a perfeição almejada

Alguém, de novo, irá tentar.

 

Porém será muito feliz

Aquele que, nesse momento,

Nenhum esclarecimento,

 

Além do que disse e diz

Terá obrigação de fazer,

Nem, de nada, se defender. ( 15-6-80)

 

Se é preciso voltar para reparar um erro, restabelecer a verdade, ou até mesmo para pedir desculpas a alguém, devemos fazê-lo com firmeza e prontamente, compreendendo que tal atitude, invés de um ato humilhante, representa uma demonstração de altivez e nobreza de caráter. ( 20-7-80)

 

O valor material das coisas, como  a própria verdade, deve aparecer desvestido de quaisquer fantasias. Só mesmo os hipócritas, os embusteiros, os enganadores, é que procuram encobrir a realidade. Portanto, de certo modo, a pública exibição de poderio econômico, deveria produzir, pelo contrário, efeitos benéficos, quando compreendemos que, paralelamente representa um encorajamento para que as pessoas ou entidades carentes de recursos se aproximem desses “poderosos” a fim de pleitear e obter cooperação, em volume superior aos de outros, notoriamente, menos aquinhoados pela fortuna. ( 16-8-80)

 

A justiça, como a verdade, deve ser praticada e defendida, em quaisquer circunstâncias, ainda que o resultado disso venha a ser positivo ou negativo para o próprio agente. ( 21-9-80)

 

Se as pessoas que possuem recursos financeiros suficientes para a própria manutenção e de sua família, em nível elevado ou, pelo menos, bem acima da média regional e que por isso se dão ao luxo de promover, periodicamente, dispendiosas reuniões entre amigos e parentes, sentissem, vez ou outra, por motivos acidentais, o estômago vazio se remoendo em contrações de fome, quando as reservas alimentares se esgotassem ¾ não obstante as riquezas pecuniárias e materiais lhes estejam sobrando ¾ esses felizardos, assim que superada a situação angustiante,de certo sentiriam em seus corações  um pouco mais de caridade em favor daqueles  seus irmãos que, vegetando ou perambulando  pelos desvãos das favelas, cortiços e demais refúgios inóspitos, trazem, nas feições macilentas e nos olhares tristes, a aparência própria  dos famintos e desventurados. ( 12-10-80)

 

É preciso que os homens felizes ouçam aqueles que clamam pedindo o que lhes falta... Acontece que os únicos que ouvem ( “Quem tem ouvidos para ouvir que ouçam”, Jesus) são seus companheiros de infortúnio... enquanto os “homens felizes” passam adiante, com enfado... ( 23-11-80)

 

Sem os meus velhos livros, que ficaram em Rio das pedras, na minha querida “Chacrinha”, considero-me como que um aleijado, intelectualmente. Até Archimedes reclamava a falta de uma alavanca para poder mover o mundo. Sem inspiração, sem apoio, o nosso pobre pensamento é como um satélite ignorado, perdido nos confins do espaço... ( 13-12-80)