ROTARY INTERNATIONAL
DISTRITO 4310

III CONFERÊNCIA DISTRITAL

MENSAGEM DE ABERTURA DO ENCONTRO PELO GOVERNADOR DO DISTRITO 4310

 

Governador 1998-99 Luiz Ernesto G. Barrichelo


            Minha querida Coordenadora Distrital
            Caro Companheiro Governador Ênio, Representante Pessoal do Presidente do Rotary International.
            Prezada Dona Auxiliadora, Presidente de Honra deste III Encontro.
            Autoridades rotárias, meus Companheiros Governadores, Senhoras Presidentes das Associações e Casas da Amizade, convidados, meus companheiros, companheiras, minhas senhoras.
            No início deste ano rotário, ao lado das ênfases e prioridades lançadas pelo Presidente James Lacy, prioridades de Rotary International, procuramos também estabelecer alguns desafios distritais para os Rotary Clubs. Entre eles, um desafio, um apelo em especial, tocava de perto as Associações de Famílias e Casas da Amizade que denominamos, na oportunidade, "Parcerias". Numa de nossas mensagens ressaltamos: "Dentro da realidade do Distrito 4310, como ocorre em muitos outros distritos brasileiros, Rotary não está sozinho nessa empreitada, mas caminha ao lado de outras forças vivas denominadas parceiros: Associações de Famílias e Casas da Amizade, Rotaract, Interact, Núcleos Rotary, além da própria comunidade, grupos organizados e poderes constituídos. Visando, dizíamos, una otimização dos trabalhos, bem como procurando não dispersar ou duplicar esforços, propomos para nosso distrito, uma coordenação de sonhos, idéias, objetivos e realizações, entre os Rotary Clubs e as Associações ou Casas da Amizade."
            Queridas Parceiras. Vocês levaram demais a sério esse nosso apelo/desafio. O volume de trabalho desenvolvido superou as expectativas de tal maneira, ou em  tal volume, que um dos Governadores nos disse que as Casas e Associações chegavam, dessa forma, quase substituir totalmente a falta de atividades dos próprios clubes. Essa certeza do prezado companheiro, nós tínhamos como uma sensação quando enfrentamos algumas dificuldades em conseguir informações dos clubes sobre suas realizações.
                Se ele e eu não estivermos redondamente enganados ou totalmente errados, temos duas saídas para restabelecer o equilíbrio desejado: ou vocês "maneiram", usando uma conhecida frase do cotidiano, diminuem o ritmo de trabalho, o que será lamentável para nossas comunidades; ou vamos ter que descobrir urna fórmula mágica para aumentar a produtividade dos clubes. Mas, para a paz e tranqüilidade geral, que essa indiscrição que lhes fiz "morra entre nós", usando outra expressão popular. Se eu fosse vocês, continuaria desse jeito.  Se eu fosse vocês, eu continuaria fazendo exatamente como vocês estão fazendo e, se possível, até aumentasse, para servir de exemplo para nós rotarianos. Dando essa magnífica demonstração de idealismo rotário e de que a distância a ser vencida, a distância a ser encurtada entre sonhar e realizar está em nossas mãos.
                Nossos cumprimentos, momentos de muito trabalho e companheirismo neste Encontro e nesta Conferência das cores, das flores, dos amores. Muita luz, muito arco-íris, mil sonhos, milhões de realidades. Obrigado.