ROTARY INTERNATIONAL
DISTRITO 4310

III CONFERÊNCIA DISTRITAL

INTERCÂMBIO DE GRUPOS DE ESTUDOS

Comp. Paulo Firmino de Oliveira
Presidente da Sub-Comissão do IGE
             Estimado Governador 1998-99 do Distrito 4310 Luiz Ernesto George Barrichelo, caro companheiro Governador 1997-98 do Distrito 4530, Enio Tavares de Almeida, nesta oportunidade, digno Representante Pessoal do Presidente de RI, James Lacy. My dear fellow Vivianne Grue, Team Leader GSE from Distrito 5370, Alberta-Canadá, welcome. Meu companheiro Waldemar de Oliveira Jr., líder do Grupo do IGE do Distrito 4310. Demais componentes da Mesa Diretora, já citados pelo protocolo, companheiras, companheiros, meu Grupo de IGE do Distrito 4310, team members GSE Distrito 5370.
             O Programa de Intercâmbio de Grupos de Estudos (IGE), da Fundação Rotária oferece a jovens profissionais e empresários, a oportunidade de participarem em intercâmbios profissionais e culturais durante os primeiros anos de suas carreiras, com intuito de desenvolver neles as habilidades profissionais e suas capacidades de liderança, preparando-os para contribuir no atendimento das necessidades de suas comunidades e as exigências de um mercado de trabalho cada dia mais globalizado. Os participantes são submetidos a extenso programa de viagens internacionais e atividades que incluem:
            - Atividades profissionais, onde os participantes poderão observar como suas profissões são desempenhadas no país visitado, por meio de programas de estudos, debates e visitas que oferecem e a troca de idéias em suas áreas de atuação, revertendo em benefício às comunidades envolvidas.
            - Uma experiência cultural: os participantes terão oportunidade de estudar o povo, a cultura e as instituições de um outro país, observando a diversidade cultural em todo o mundo por intermédio de um programa organizado e conduzido pelo Distrito anfitrião.
            - Oportunidades de companheirismo: promovendo o encontro entre membros das equipes e seus anfitriões e incentivando a comunicação e convivência em espirito de amizade e boa vontade, através dos quais os participantes poderão conhecer  e compreender os problemas, aspirações e questões comunitárias uns dos outros, bem como criar laços duradouros de amizade e compreensão internacional.
            - Envolvimento: aos rotarianos é oferecido a oportunidade de enviar e receber equipes de IGE, compartilhar a experiência educativa adquirida, contribuindo para a realização do Rotary em todo o mundo.
             O quê é o Intercâmbio de Grupo de Estudos? Dependendo do seu ponto de vista, experiência de vida e filosofia, a resposta a essa pergunta pode parecer bastante óbvia ou um tanto vaga. Na verdade o IGE tem significado diferente para cada pessoa. Seu objetivo pode ser exposto com uma certa clareza, mas o efeito que causa ou a importância que representa, varia de participante para participante. Entretanto na maioria das vezes, a experiência muda a vida daqueles que dela participam.
             Ultimamente nós aumentamos o nosso conhecimento sobre outras culturas e é provável  que tenhamos a mente mais aberta. Porém nenhuma nação ou cultura é imune a equívocos ou preconceitos. E hoje na medida  que o mundo se torna cada vez menor, precisamos aperfeiçoar os nossos conhecimentos sobre outros países da mesma forma, compartilhando nossa própria cultura. O IGE nos permite muito mais do que apenas comparar nossas crenças religiosas, ideologias políticas, profissões, atividades de lazer, filosofias, etc. É um meio pelo qual podemos contribuir com nosso crescimento e o da comunidade mundial, a fim de que alcancemos o mais elevado nível de compreensão internacional, de boa vontade e de amizade.
             Nos últimos anos, os distritos tem explorado diversas idéias inovadoras com relação ao IGE e com esse intuito, os Curadores, visando apoiar a criatividade e a qualidade, fizeram uma revisão completa do Programa IGE, com a finalidade de lhes dar flexibilidade e proteger a integridade do programa em si, bem como o da Fundação Rotária.
             Os tipos de Intercâmbio: IGE Regular: cada Distrito em dia com suas obrigações financeiras, pode requisitar um Intercâmbio Regular em cada ano rotário, independente de suas contribuições  para com a Fundação Rotária. IGE Adicional: o Distrito pode requisitar a participação em um IGE, financiado com reservas do Fundo Distrital de Utilização Controlada, e cada Distrito, pode participar de um máximo  de dois IGE por ano, devendo ser completado entre o inicio e o fim da vigência do ano rotário, a menos que os Distritos parceiros recebam permissão  para que o programa seja concluído em dois anos, com anuência solicitada através do formulário de inscrição ou feita à Fundação, imediatamente após o anúncio do emparceiramento.
             As modificações propostas pela Fundação Rotária - O número de membros de uma equipe regular, poderá ser aumentado de quatro para seis, sendo esses adicionais subvencionados através de alocação de  numerário  do Fundo Distrital de Utilização Controlada, ao custo de 2 mil dólares por membro.
           IGE especializado: os Intercâmbios podem ser univocacionais ou de interesses culturais comuns, bem como relacionados às ênfases do Rotary International como por exemplo, alfabetização ou prevenção do uso de drogas. Equipes multidistritais, também podem ser organizadas. IGE entre países vizinhos: são intercâmbios de equipes entre países vizinhos ou que estejam localizados muito próximos um do outro. Os distritos podem participar deste tipo de programa através do Sistema Share a custo reduzido. IGE PolioPlus: programa piloto de patrocínio de até cinco Intercâmbios por ano. Os integrantes devem ter experiência com a PolioPlus do Rotary. Distritos interessados devem contatar funcionário do IGE na Fundação Rotária, na sede mundial do Rotary International.
           IGE com novos países rotários: a partir de 1998-99, o Distrito 5890 (Texas-EUA), passará  a doar um total de nove bolsas de IGE, a regiões da Europa Oriental para intercâmbio com distritos dos EUA. Quando os fundos alocados por esse distrito para esta atividade se exaurirem, a Fundação Rotária passará a uma bolsa de IGE por ano, financiada pelo Fundo Mundial, em benefício de novas áreas de expansão que já contem com pelo menos 10 Clubes. IGE com países não rotários: em caracter excepcional e com a aprovação dos Curadores, os distritos podem utilizar numerário do FDUC, para financiar o Intercâmbio com uma equipe de um país não rotário. O custo desse IGE, será o mesmo de um IGE normal. IGE de rotarianos com novos países rotários: até o máximo de 5 equipes integradas por rotarianos, poderão participar do programa anualmente, em caráter excepcional. O foco do Intercâmbio deverá ser a promoção do conhecimento sobre a Fundação Rotária, nos novos distritos. Distritos interessados devem contatar a Fundação Rotária. Intercâmbio de apoio ao desenvolvimento de projetos: os Curadores incentivam os distritos a organizar IGEs que promovam colaboração humanitária e maior apoio aos projetos. Os componentes desses grupos deverão se utilizar de seus conhecimentos profissionais na identificação de projetos adequados e potenciais bem como, informar o distrito patrocinador solicitando apoio a proposta de Subsídios Humanitários da Fundação Rotária e ou Projetos de Serviços à Comunidade Mundial.
         Bem, Companheiros, o Distrito 4310 através de sua Governadoria, e apoiado pela Comissão Distrital da Fundação Rotária e da Subcomissão do IGE, vem se esforçado para manter o trabalho de arrebanhamento, seleção e treinamento de grupos que visitam outros países, com a finalidade de nos representar , bem como em constante interação com os Clubes do Distrito, elaborando criativos programas de hospedagem para os grupos que recebemos. Intercâmbios  já realizados pelo nosso distrito quando pertencíamos ao Distrito 4620:
             1990 Japão/Distrito 2640 Região de Osaka
             1991 Japão/ Distrito 2520 Miyagui e Iwate
             1992 EUA/Distrito 6110 Oklahoma
             1993 EUA/Distrito 6310 Michigam
             1994 EUA/Distrito7530 West Virginia
             1995 Índia/Distrito 3230 Tomil Nadu
             1996 Austrália/Distrito 9640 Quesland
             Como Distrito  4310:
             1997 Índia/Distrito 3120 Varanasi
             1998 França/Distrito 1770 Paris
             1999 Estamos realizando Intercâmbio com o Distrito 5530 do Canadá, região de Alberta,  cujo Grupo, para nossa
                        satisfação, se encontra entre nós nesta Conferência.
             2000 Já firmamos emparceiramento com o Distrito 1860 da Alemanha ( Darmalstad), para realizarmos o nosso IGE.
             Temos contatos iniciados:
             2001 EUA/Distrito 7190 New York
             2002 Austrália/Distrito 9500 Adelaide
             2003 EUA/Distrito 6460 Ilinois
             Enfim caros Companheiros, as atividades do IGE, embora sejam absorventes, nos propiciam verdadeiramente tornar real nosso sonho em Rotary. Nesse momento gostaria de chamar o Companheiro Waldemar de Oliveira Jr., líder do grupo do Distrito 4310, que visitará o Canadá, para que faça a  apresentação do nosso time e do time do canadense. Muito obrigado.