ROTARY INTERNATIONAL
DISTRITO 4310

III CONFERÊNCIA DISTRITAL

                                                      MENSAGEM DO GOVERNADOR INDICADO 2000-01

Governador 2000-01 Roberto Sogayar
Rotary Club de Botucatu
            Bom dia a todos. Prezadíssimo Companheiro Governador Luiz Ernesto George Barrichelo, digníssimo Governador do Distrito 4310. Digníssimo Governador Ênio, Representante do Presidente de Rotary International, para a III Conferência do Distrito 4310. Prezado Companheiro Governador Newton Colenci, em nome do qual eu faço a minha saudação especial ao Colégio de Governadores. Querida Sônia Barrichelo, através da qual eu cumprimento todas as Senhoras das Casas da Amizade   do nosso Distrito. Demais membros da Mesa Diretora dos Trabalhos, saúdo a todos também. Companheiros e Companheiras do Distrito 4310, Intercambistas, Prezados Companheiros e Esposas do meu querido RC de Botucatu. Companheiras e esposas de Companheiros do RC de Botucatu-Norte e do RC de Botucatu-Bons Ares. Minha querida esposa Maria Inês. Senhoras e Senhores.
             Hoje pulsa em meu coração um profundo sentimento de gratidão pela honrosa distinção com que sou agraciado pela minha indicação e eleição como Governador do Distrito 4310, ano 2000-2001. Agradecimentos especiais ao RC de Botucatu, que após várias décadas apresentou-me como candidato a Governador, sucedendo ao inesquecível e dinâmico Governador João Passos, cuja memória hoje aqui agora faço questão de reverenciar.
             Agradecimentos especiais aos Governadores Barrichelo, Synemar, Colenci, Minoru e demais membros do Colégio de Governadores que estimularam e apoiaram a minha indicação. Apesar de ter participado durante a minha vida de inúmeros grupos de trabalho, quer seja no campo profissional ou assistencial, nunca senti uma sensação tão agradável de acolhida carinhosa, e demonstração de apoio, como essa que senti ao participar já da primeira reunião do Colégio de Governadores, esta impressão em vez de se apagar, cada vez ela se confirma em nossos relacionamentos. Isso me deu a dimensão da grandeza da missão em questão e renovou minha crença em Rotary; espero sinceramente que este exemplo de companheirismo se espalhe pelo nosso Distrito e se amplie em direção dos seus objetivos que é a Paz Mundial. A você Maria Inês, minha Mare, talvez deva um especial agradecimento, pois embora não sendo rotariana, se tornou a mais rotariana das pessoas, sendo para mim muitas vezes um apoio inestimável pela brilhante inteligência e coração generoso. Obrigado querida.
             Diante da grandeza da missão para a qual fui eleito, se instalou já há algum tempo no meu coração, o desejo de descobrir o sentido da Governadoria. Nesta busca procurei vários arquétipos nos quais pudesse me orientar e a imagem em que me detive para análise foi a de uma partícula extremamente simples de um átomo. Por favor, fixem esta imagem de um núcleo esférico, em torno do qual giram elétrons em uma ou mais órbitas. Fixem essa idéia. Imaginem que espetáculo da natureza. Como aquelas duas pequenas partículas vivem em equilíbrio, em harmonia, em ordem, impressionante, desde séculos e séculos elas estão aí... esta estrutura em tudo o quê se vê na natureza permanece esta estrutura. Desde uma simples célula até o organismo mais complexo. A unidade básica é essa estrutura fantástica, pela simplicidade pela sua beleza, na sua ordem e no seu esplendor. E foi justamente aí que eu me inspirei. porque apesar dessa ordem, desta beleza de vez em quando.... ela não é estática. Aí que se torna mais espetacular ainda. E nós observamos o seguinte: muitas vezes um elétron salta de uma órbita para outra mais externa. E para fazer isso, o quê ele precisa? Como ele consegue fazer isso? Através de energia. Esta energia que é propulsora da tal transformação.
         E é aí que eu encontrei o paradigma para o sentido da Governadoria. O Governador do Distrito deve ser o responsável pela liberação desta energia que existem em cada rotariano e que se chama Amor. Que essa forma de energia humana possa se espalhar em forma de trabalho solidário e do Servir, que é a máxima rotária. E que eu encontre o caminho e a inspiração para transmitir esse Amor que provoca transformações. E eu quero desde já convocar todos vocês para que realmente usem esta energia a partir de agora para que no próximo milênio nós tenhamos, realmente, a reunião de todas as energias, para que nós transformemos o terceiro milênio, no milênio em que nós alcançaremos a paz, graças à força do nosso amor, da força do nosso trabalho rotário.
             E neste momento, eu gostaria de lembrar e continuar a minha história, lembrando a história da vaquinha que foi contada pelo João Sérgio, que na realidade ele não terminou de contar a história. Porque aquele discípulo, quando se deparou com o progresso daquele sitiante em cima do morro, ele ao voltar ele se deparou com uma outra propriedade lá embaixo do precipício, com um magnífico frigorífico. E ele foi conversar com o dono. E o dono falou: “Eu também não sei o que aconteceu, eu vivia aqui com as minhas plantaçõezinhas, para eu comer, e de repente começaram a aparecer um dia uma vaca, outro dia outra vaca, e eu comecei a vender e acabei criando esse grande frigorífico que é meu novo ramo de vida.”
             Eu quero dizer com isso, o seguinte: nós devemos aproveitar as oportunidades. Certo? As oportunidades de transformação que surgem, e temos que estar atentos. E nós vamos iniciar uma nova era, o início de uma nova era, o terceiro milênio. Que seja um momento de reflexão, pois não podemos transformar o mundo sem antes nos transformarmos. Meus amigos, meus Companheiros e Companheiras quero estar dentro do seu coração, quero que cada um de vocês esteja dentro do meu coração, para nós fazermos essa transformação. Cumprimento a todos com gesto e palavra que aprendi com um amigo indiano, intercambista de IGE: Namastê (gesto e palavra), que na minha tradução quer dizer: “Tudo o que há de bom em mim, saúda tudo o que á de bom em você”.
             E para marcar o nosso desejo de transformação, para marcar o desejo de colocarmos tudo de bom que há em nós, no nosso novo milênio eu peço a todos em pé cumprimente cada um dos vizinhos com o cumprimento Namastê. Obrigado.