MENSAGEM PROFERIDA PELO GOVERNADOR
LUIZ E.G. BARRICHELO
NA VISITA OFICAL AO ROTARY CLUB DE MACATUBA
EM 19 DE SETEMBRO DE 1998

" Na mensagem de ontem, em Lençóis Paulista, afirmamos que a grande prioridade deste ano rotário é a criança, quando o Presidente James Lacy, através do seu lema TORNE REAL SEU SONHO DE ROTARY nos pede para "fazer nossos os sonhos de nossas crianças". Repito suas palavras :

" É impossível falar do futuro sem falar das crianças, pois elas são o futuro. Todas as grandes ações e excepcionais serviços prestados pelos rotarianos no decorrer do século XX beneficiaram, no final das contas,as crianças de nossas comunidades. E todos os nossos sonhos rotários para o futuro precisam incluir os sonhos das crianças.

" Sonhemos, então, com um mundo onde as crianças possam florescer.
- Um mundo onde nenhuma criança vá dormir com fome.
- Um mundo onde toda criança doente receba cuidados médicos.
- Um mundo onde todas as crianças tenham a oportunidade de aprender a ler e a escrever.
- Um mundo onde todas as crianças tenham um lar, agasalhos e sapatos nos pés.
- Um mundo onde toda a criança sinta o amor e compaixão de adultos carinhosos.
- Um mundo onde o medo e o desespero sejam conceitos desconhecidos; um mundo onde a juventude tenha a esperança e a possibilidade de uma vida melhor."

Este apelo nos é dirigido visando atingir nossas três dimensões : como cidadão, como profissional e como rotariano.

Uma pessoa menos avisada poderia imaginar que, partindo do fato do desafio vir do presidente do RI, deveria me preocupar com o assunto a partir da próxima reunião do meu clube. Ledo engano, em Português castiço. O apelo/desafio é para ser incorporado ao cidadão aqui presente, desde agora e saindo desta magnífica reunião quando o Rotary Club de Macatuba comemora seu Jubileu de Prata.

É para o profissional, aqui presente, já ir pensando o que poderá fazer a partir da próxima segunda-feira junto ao seu negócio, seu escritório, sua empresa, seu local de trabalho.

É para o rotariano, aqui presente, começar a trocar idéia com seu vizinho de mesa, ou na saída desta reunião, que proposta poderiam apresentar na próxima reunião do clube visando vir de encontro a este apelo, ou mais que isso, vir de encontro a essa responsabilidade.

Como cidadão, profissional ou rotariano devemos concentrar nossas atenções, a partir deste ano rotário, no combate à pobreza, falta de moradia e outros problemas sociais que envolvem aspectos de analfabetismo, saúde e estabilidade familiar.

Muitas vezes nossas ações podem ser muito simples como exemplificado pelo próprio Presidente James Lacy .Ele nos diz :

"Gostaria de incentivar cada rotariano a ajudar uma criança em sua comunidade, mesmo que seja algumas horas por semana. Sugiro que joguem basquete com adolescentes, buscando evitar que se rendam à marginalidade; leiam para as crianças cujos pais não estejam disponíveis, ou doem roupas e brinquedos a um centro de assistência a mulheres vítimas de violência. Esses pequenos gestos causam, muitas vezes, grande impacto na vida de uma criança".

Outras vezes nossas ações podem ser coordenadas a nível de clube. Neste mês de setembro, mês dedicado às Novas Gerações, Rotary Internacional está lançando os Subsídios em Prol da Criança. Este programa possibilitará aos clubes, distritos, Rotaract e Interact Clubs implementarem projetos especiais em prol das crianças de suas próprias comunidades ou de outros países.

Os projeto aprovados receberão assistência financeira através de um fundo de 20 milhões de dólares estabelecidos pelos Curadores da Fundação Rotária e pelo Conselho Diretor do RI.

Os projetos poderão incluir atividades relacionadas a : atendimento às necessidades de órfãos e crianças de rua, alfabetização, combate ao consumo drogas, assistência médica, distribuição de alimentos e vestuário, trabalho infantil, recreação, cirurgias para reparação de defeitos congênitos, estabelecimento de creches em apoio aos pais que trabalham, prevenção do abuso contra criança e programas de assistência aos menores deficientes.

Ainda, nossas ações podem ter uma dimensão planetária quando nos envolvemos com os Programas da Fundação Rotária, dentre os quais o de maior expressão é o Programa PolioPlus que já colaborou com a erradicação do vírus da poliomielite do Brasil e de mais 118 países que se beneficiaram dos Subsídios PolioPlus através da cifra respeitável de 313 milhões de dólares.

Em 2005, ano em que comemoramos 100 anos de nossa instituição, mercê de nossas contribuições voluntárias, teremos alocado 425 milhões de dólares e estaremos festejando também a erradicação total do vírus do pólio da face da terra.

Quer pessoal, que local, quer mundial esses são alguns exemplos de como TORNAR REAL SEU SONHO DE ROTARY. Um sonho que pode se tornar real com um aceno de cabeça, com um sorriso, com um gesto das mãos, com o arregaçar de mangas. Com uma simples decisão... Com a crença no seu sonho e a decisão, firme e decidida, de torná-lo realidade.