E. M. Contador Wilson Civolani (*) – CEAD (**) 

     O Trabalho dignifica o homem. Há séculos se diz ou se ouve tal afirmação. Tão certa e verdadeira que não surgiu até hoje nada que pudesse contrariá-la. Há vários tipos de trabalho: manuais, pesados, simples, fáceis,difíceis, etc... Todos valorizam seu executor. 
     Há um trabalho que requer qualidades especiais, inacreditáveis e até fantásticas. As bênçãos de Deus para todos aqueles  que lidam com seres que exigem tratamentos especiais.
     Calma, amor, paciência, alegria. A mescla disso tudo dá ao ser humano condições para lidar com seus pares que são ímpares. Aí surgem o professor, o mestre, o articulista, que trabalham com uma dificuldade que não pode ser generalizada. Cada um é cada um. Reações próprias e muito singulares.
     Quando um deles aprende a “amarrar” o próprio sapato, ou consegue desenhar algumas letras, depois de um tempo que parece ter sido em vão, o coraçãozinho da professora palpita e um sorriso leve, de satisfação, aflora em sua face. Sente que tudo realmente valeu a pena. Próximo a este sorriso está o olhar contemplativo de Deus, aprovando santo trabalho.
     Professoras, técnicas e funcionários do CEAD, quando nas suas funções, podem crer,  têm a aprovação e a ajuda divinas.
     Aos senhores pais cabe um cumprimento respeitoso, porque foram escolhidos, pela sua natureza, para educarem esses filhos. Estes sentiram que, nessas famílias, teriam mais atenção e facilidades para vencerem etapa difícil, sinuosa e imprevisível. Eles escolheram esses pais e essas famílias. 
     Na data de 26/11/2004 o CEAD de Rio das Pedras passou a ter maiores responsabilidades, além das já conhecidas e vencidas com arte pela sua equipe: passou a ser conhecido e nomeado Escola Municipal ”Contador Wilson Civolani” – CEAD, numa homenagem justa e sem favor algum.
     Filho de Rio das Pedras, vencedor de percalços terríveis durante sua existência, foi um vitorioso pela paciência, honestidade e hombridade.
     Tesoureiro de nossa Prefeitura por décadas, somou amigos e boas amizades através de um comportamento irrepreensível e esmerada educação.
     Ao se dar o nome de Wilson Civolani ao CEAD, presencia-se uma simbiose de boas qualidades, de causar espanto, não se sabendo exatamente quem é homenageado.
     A indicação desse nome a essa instituição pública demonstra que ambos se fazem merecedores da homenagem que atinge, e agrada, a todos nós riopedrenses.
     Eterniza-se o nome simpático de um membro de tradicional família riopedrense.
     À E.M. “Contador Wilson Civolani”- CEAD, nossos cumprimentos, e que as bênçãos de Deus tenham cadeiras cativas em todas as suas  dependências. 
 

N. A. (*)  Wilson Civolani nasceu em Rio das Pedras em 23 de junho de 1925. Era filho de Francisco Civolani e Lúcia Charantola Civolani. Cursou o 1º Grau no G.E “Barão de Serra Negra”, em nossa cidade. Cursou a Escola Técnica de Comércio “Benjamim Constant”em São Paulo, obtendo o título de Contador. Trabalhou em algumas firmas de São Paulo até que, em 09 de setembro de 1946 assumiu, interinamente, o cargo de Tesoureiro Municipal na Prefeitura de Rio das Pedras. Em 06 de novembro de 1948 foi efetivado no cargo. Desempenhou essa  função por 36 anos e 2 meses, aposentando-se, por motivo de saúde, em 18 de novembro de 1982. Casou-se com a professora senhora Immaculada Grecco em 12 de janeiro de 1957. Três filhos completaram sua família: Lúcia Carmela Civolani, José Francisco Civolani e Wilson Grecco Civolani. Em 20 de outubro de 1965 tornou-se viúvo e, em 30 de maio de 1990 veio a falecer.
          (**)   CEAD é a sigla de “Centro de Educação e Assistência ao Deficiente”. 
 

Voltar