(Clique nos trechos grifados para ver os anexos)
Em 1 de julho de 1985 teve início o ano de 1985-86, o décimo oitavo ano de vida rotária do Rotary Club de Piracicaba-Cidade Alta. O presidente do Rotary International era o americano Edward F. Cadman do Rotary Club de Wenatchee, Washington, EUA e seu lema: “Você é a Chave” ( “You are the Key”). O governador do Distrito 462 era o companheiro Ernesto Paterniani, do Rotary Club de Piracicaba-Vila Rezende.
Antecedendo a reunião de posse, o presidente 1985-86, Luiz E. G. Barrichelo, convocou uma reunião do conselho diretor a ser empossado para o dia 25 de junho de 1985 em sua residência, para discussão dos planos do ano rotário.
A composição
do Conselho Diretor foi a seguinte:
Presidente:
Luiz Ernesto George Barrichelo
Vice Presidente:
José Roque Marino
1º
Secretário: Dalgo Afonso Miglioro
2º
Secretário: Jorge Sallum Nassim
1º
Tesoureiro: Olício Hellmeister
2º
Tesoureiro: Paulo Nogueira Filho
1º
Protocolo: Rubens Pilli
2° Protocolo:
Nélio Ferraz de Arruda
Diretores
sem Pasta: Carlos Roberto Hoppe Fortinguerra, Luiz Dias dos Reis e Sérgio
Guedes da Fonseca
Último
Presidente: Irineu Umberto Packer
Presidente
Indicado: Benedito C. G. Vasconcellos
A reunião de posse foi conjunta com a posse festiva do Governador do Distrito, Coordenadora Distrital das Casas de Amizade, demais Rotary Clubs da época ( Piracicaba, Piracicaba-Vila Rezende e Piracicaba-Pulista) e Associação de Famílias de Rotarianos de Piracicaba-AFROP.
A mensagem de posse do companheiro Barrichelo é transcrrita a seguir:
“Assumir
a presidência de um clube de serviço é uma emoção
e um desafio: emoção pelo muito que Rotary pode realizar
e, desafio quando observamos o que há para ser feito na nossa comunidade,
pela nossa juventude, pelo nosso semelhante e pelo nosso mundo.
A emoção
é redobrada quando se analisa a mensagem do companheiro Edward E
Cadman, presidente do Rotary Internacional: “Você é a chave”.
Na sua palavra-de-ordem para o Ano Rotário de 1985-86 destaca que
“a menor das velas pode iluminar a escuridão mais profunda. Um milhão
de velas do Rotary pode banir as trevas e prover luz e calor aos desamparados,
desabrigados e desalentados. Uma chave abre uma porta. Milhões de
rotarianos-chave abrirão milhões de portas que conduzem ao
companheirismo, à fraternidade e à prestação
de serviço. Você é a chave do Rotary.
O desafIo
se torna uma obrigação e responsabilidade se considerarmos
que Rotary congrega os cidadãos representando um corte transversal
da sociedade. Possui em seu seio aquelas pessoas-chaves que poderão
fazer as coisas acontecerem e que devem assumir a liderança quando
necessário ou se para tanto forem chamados.
O desafio
se sublima cumprido o lema rotário de 'Dar de si antes de pensar
em si’. Esse é nosso sentimento, crença e compromisso.”
No início do ano rotário rotário o clube possuia 28 companheiros e mais 8 foram admitidos durante a gestão 1985-86, conforme será relatado no decorrer deste histórico.
As duas primeiras assembléias foram realizadas nos dias 2 e 9 de julho para discussão e aprovação da constituição das diferentes Avendidas e Comissões, programa das reuniões para o primeiro semestre do ano rotário, orçamento, estatuto e regimento interno do clube. O ponto alto da primeira reunião foram as homenagens prestadas ao companheiro Irineu Umberto Packer pela sua brilhante atuação como presidente da gestão que se findou. Na reunião do dia 9, o companheiro Nélio ferraz de Arruda destacou a significância da data comemorativa a Revolução Constitucionalista.
Na reunião do dia 23 tivemos a presença do primeiro orador do ano na pessoa do companheiro José Carlos Massom, do RC de Piracicaba-Vila Rezende, que apresentou os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelo Serviço de Atendimento ao Menor Abandonado ( SEAMA) de Piracicaba.
De longa data circulavam informações animadoras do Rotary Club de Sorocaba com relação aos seus programas destinados aos jovens, destacando-se entre eles, o Interact. Interact é um clube de jovens entre 14 e 18 anos que tem por objetivo o desenvolvimento de liderança, cidadania e companheirismo entre os mesmos e prestação de serviços a exemplo do Rotary. Após a identificação dos líderes do movimento naquela cidade ( Manoel Gonçalves Martins Filho e Luiz Ribeiro), os companheiros Barrichelo e Synemar Cervellini ( presidente do Vila Rezende) se reuniram com os mesmos visando trazer o movimento para Piracicaba.
A primeira providência foi a realização de uma uma reunião com os mesmos na Casa da Amizade, convidando rotarianos dos clubes locais para discutir a oportunidade e viabilidade de se realizar um "Curso de Treinamento Jovem". Tendo como anfitrião o RC de Piracicaba-Vila Rezende a mesma ocorreu no dia 25 de julho na Casa da Amizade e contou com a presença do Padre Olívio Poffo, diretor do Colégio Dom Bosco, educandário escolhido para receber a primeira edição do curso, agendado para o dia 18 de agosto e patrocinado pelo Cidade Alta. O segundo foi programado para se realizar no Colégio Estadual "Jeronymo Gallo" e patrocinado pelo Vila Rezende. O projeto teve uma excelente acolhida na mídia local nos dias 25 e 26 de julho.
No dia 30 de junlho realizou-se a primeira reunião de companheirismo com as esposas na residência do companheiro presidente Barrichelo.
Na reunião do dia 6 de agosto o clube recebeu o Pe. Dilermando Cozatti, diretor do Recanto da Amizade, casa de acolhimento de crianças abandonadas e coordenador do Projeto Menor de Rua. Na divulgação da reunião, o presidente Barrichelo destacou a preocupação constante do Rotary com a infância e juventude, destacou programas rotários a elas destinador por RI e Fundação Rotário e os planos do clube para atendimento das necessidades dos mesmos, dentro do Ano Inernacional da Juventude.
Os destaques da palestra do Pe. Dilermando foram apresentados na reunião do dia 13 quando o orador da noite foi o Dr. Gentil Chaim, diretor do Serviço Odontológico Municipal. Na oportunidade foi apresentada a intercambista Dorte Rasmussen, de Odesse-Dinamarca, anfitrionada pelo casal Benedito-Maria Helena Vasconcellos. O companheiro Nélio Ferraz de Arruda registrou o aniversário da cidade e as comemorações dos 85 anos do Jornal de Piracicaba. Em paralelo realizou-se o primeiro chá das esposas na residência do casal Luiz-Sonia Barrichelo.
No ano em curso, a AFROP mantinha uma coluna semanal no Jornal de Piracicaba denominada "Cantinho da AFROP". Na edição do dia 16 deu especial destaque ao Cidade Alta registrando o chá das esposas realizado no dia 13, o Curso de Treinamento de Liderança Jovem a ser realizado no dia 18, a chegada da intercambista Dorthe e a próxima reunião do dia 20 com palestra relacionada ao tema Juventude, bandeira do clube para o ano rotário de 1985-86.
Conforme programado, realizou-se no dia 18 no Colégio Dom Bosco o Curso de Treinamento de Liderança Jovem conforme destacado na mídia local. Antecedendo o curso, diversos companheiros estiveram visitando as classes do colégio com alunos na faixa e idade dos 14 aos 18 anos, visando apresentá-lo e distribuindo folheto explicativo e fichas de inscrição. Os esforços foram recompensados pois houveram cerca de 60 inscrições para o treinamento, superando o número inicial previsto para 50 vagas. No encerramento do curso cada jovem recebeu um certificado de participação e foi feita aos presentes, em especial aos pais dos participantes, uma exposição sobre o Rotary, seu objetivo e programas, com especial destaque para o Interact Club. Da mesma forma foi anunciada a intenção do clube criar um clube de jovens na cidade tendo o Colégio Dom Bosco como parceiro. Isso porque o único registro anterior era da década de 60 quando foi fundado um Iteract pelo RC de Piracicaba junto a Escola Técnica de Comércio "Cristóvão Colombo" em 28 de novembro de 1966.
No dia 14 de setembro foi feita uma reunião de avaliação do curso e preparado um relatório para servir de subsídio para os próximos passos para a concretização dos planos de fundação do Interact a ser patrocinado pelo Cidade Alta.
Voltando às reuniões jantares, no dia 20 o clube recebeu, como oradora, a acadêmica de Engenharia Florestal da Esalq-USP Vera Lex Engel, que abordou o tema "Juventude". Sua apresentaçãofoi publicada no Jornal de Piracicaba de 30 de agosto.
No fim de agosto e começo de setembro, o clube anunciava a terceira edição da Prova Atlética "Independência", a ser realizada na Esalq, com a finalidade de comemorar o dia 7 de setembro, bem como estimular a infância e juventude para a prática de um esporte tão natural e salutar como é a corrida. A coordenação esteve a cargo do companheiro Rubens Leite do Canto Braga.
"A Indústria de Celulose e Papel no Brasil foi" o tema da palestra do Dr. Itiro Sato, diretor da Indústria de Papel Piracicaba, na reunião do dia 03 de setembro. Na reunião, o presidente Barrichelo fez comentários sobre o recente curso de liderança e distribuiu aos presentes a lista dos participantes e o relatório a ser apreciado na reunião do dia 14, já citada. Na mesma oportunidade, o companheiro Rubens Braga informou sobre os preparativos para a Prova Independência que se realizaria no próximo dia 7.
Conforme programado, no dia 7 realizou-se a prova que constou de uma corrida de revezamento de 10 por 800 metros e competiram jovens das escolas estaduais "Dr. Prudente", que foi a equipe vencedora, "Honorato Faustino", "José de Mello Moraes", "Benedito Ferreira da Costa" e "Jacanã Pereira Guerini", além do grupo escoteiro da Guarda Mirim de Piracicaba. Na edição do dia 10, os jornais locais deram grande destaque à promoção do Cidade Alta.
Na reunião do dia 10, na palestra da noite foram focalizadas as Bolsas Educacionais da Fundação Rotária, tendo sido o orador da noite o companheiro José Merzel que foi presidente da respectiva comissão distrital por muitos anos. No decorrer da reunião o companheiro Dalgo Migliolo resumiu os principais assuntos discutidos na reunião do Conselho Diretor do clube, no dia anterior na residência do companheiro José Roque Marino. O companheiro Rubens Braga fez breve relato sobre a Prova "Independência" e anunciou a realização do Torneio Quadrangular de Handebol nos dias 18 e 20 do corrente no Colégio Dom Bosco.
A reunião do dia 17 foi a terceira de companheirismo do ano na residência do casal Humberto-Vanda Campos e, na oportunidade, foi dada posse a quatro novos companheiros: Cláudio (Odila) Santelli, Fernando (Sonia) Abe, Edson (Maria Laura) Paula e Decio (Nady) Sodrzeiesky.
O torneio de handebol reuniu os colégios "Dom Bosco", Anglo" e "Mello Moraes" de Piracicaba e o "Manoel da Costa Neves" de Rio das Pedras sob a coordenação dos professores de educação física Hélio Saccone, Valter Vallerini e Rubens Leite do Canto Braga. O campeão do torneio foi o colégio "Mello Moraes" que fez jus a "Copa Water-Center".
"O Papel do Profissional no Terceiro Mundo" foi o tema abordado na reunião do dia 24 pelo Professor Elias Sallum e na reunião seguinte o Pe. José Maria de Almeida focalizou o assunto "Juventude - o que os jovens gostariam de dizer a seus pais e não tem coragem". Ambos foram aplaudidíssimos.
Decorrência do treinamento de liderança jovem realizado em agosto, o clube decidiu investir na organização de um Interact Club convidando jovens que frequentaram o referido evento. Assim, no dia 28 de setembro realizou-se uma reunião especial com a presença de 18 de jovens interessados em compor o clube.
No dia 8 de outubro o clube promoveu em conjunto com a AFROP-Associação das Familias de Rotarianos de Piracicaba e o Grêmio Recreativo do Bradesco um desfile beneficente com a renda destinada ao Lar Franciscano de Menores. O evento foi no Clube de Campo de Piracicaba e apresentada a Coleção Primavera-Verão 85-86 do Jumbo-Eletro.
A reunião do dia 15 foi dedicada a Avenida de Serviços Internacionais tendo sido orador da noite o Sr. Nelson Carrano Torres que dissertou sobre os diferentes aspectos do turismo.
Três novos companheiros foram admitidos na reunião festiva do dia 22: Ary (Maria Alice) de Arruda Veiga, José Maria (Inês) W. Machado e Antonio Francisco (Ana Maria) Iemma. O orador da noite foi o Dr. Luiz Antonio Abrahão, ex-companheiro e sócio fundador do clube.
Dando sequencia aos trabalhos visando a fundação do Interact Club patrocinado pelo Cidade Alta, no dia 24 de outubro foi realizada uma reunião preparatória nas dependências do Colégio Dom Bosco. Na oportunidade já havia sido solicitada junto a Rotary International o reconhecimento do clube que estava funcionando provisoriamente. No dia 2 de novembro, os membros ( sócios fundadores) do clube compareceram a posse da diretoria do Interact Club de Indaiatuba e anunciaram a promoção de uma gincana em parceria com o Rotary Cidade Alta para fins de novembro.
Visando dar uma maior visibilidade ao Interact e chamar atenção da comunidade para seus trabalhos e promoções os próprios jovens iniciaram um trabalho de marketing na mídia local.
Conforme programado, a assembléia do clube com o Governador Ernesto Paterniani ocorreu no dia 19 de novembro e a festiva, envolvendo os clubes da cidade foi realizada logo no dia seguinte e contou com as presenças de inúmeros rotarianos visitantes de diversos clubes do distrito, autoridades do município e convidados.
Finalmente, no dia 26 realizava-se um sonho acalentado durante alguns meses, qual seja a instalação oficial do Interact Club de Piracicaba-Cidade Alta, que viria a se tornar um dos principais parceiros nas campanhas e no desenvolvimento de projetos de serviços. Na oportunidade foi entregue o Diploma de Admissão ao RI e cada sócio fundador recebeu um diploma alusivo à filiação.
A última reunião de companheirismo se realizou na casa do companheiro José Roque-Maria Luiza Marino e foi denominada "Noite Tropical". A notícia da reunião mereceu destaque no Cantinho da AFROP publicado no Jornal de Piracicaba.
As reuniões que seguiram durante os meses de dezembro de 1985 e janeiro de 1986 foram reuniões-jantares e de companheirismo padrões e sem destaques especiais.
O Centro de Defesa do Consumidor foi o tema da palestra da reunião do dia 11 de fevereiro.
Na reunião do dia 25 de fevereiro foi empossado mais um companheiro ( o oitavo do ano), Airton Bigeli, afilhado do companheiro Benedito Vasconcellos. Na reunião festiva a oradora da noite foi a Dra. Branca A.T. Cervellini que abordou o tema " A participação das mulheres nas atividades rotárias".
Os trabalhos da reunião do dia 4 de março foram dedicados a Avenida de Serviços Profissionais e discutidas as diferentes alternativas para distribuição dos folhetos sobre a Prova Quádrupla patrocinados pela empresa do companheiro Perianes. Na reunião do dia 11 o orador da noite foi o companheiros ex-governador Sebastião Martins do Rotary Club de Americana.
As Bolsas Educacionais da Fundação Rotária foram focalizadas na reunião do dia 18 de março tendo como orador da noite o companheiro Rodolpho de Camargo do Rotary Club de Piracicaba. O companheiro Rodolpho veio a ser governador do Distrito 462 no ano rotário de 1988-89.
A comemoração do 18º aniversário do clube foi realizada no dia 1 de abril e contou com a presença do Governador do Distrito, Ernesto Paterniani, assim como presidentes dos outros clubes da cidade e Rio das Pedras, AFROP, jovens do Interact e esposas.
A reunião do dia 8 de abril foi dedicada ao Interact Club e na oportunidade foram admitidos 6 novos sócios ao clube de jovens e na reunião do dia 15 o Prof. Célio Soares Moreira focalizou o tema Citricultura no Brasil.
No período de 24 a 27 de abril ocorreu a XVII Conferencia do Distrito 462, evento considerado o mais importante dentro do ano rotário. A cidade anfitriã foi Águas de Lindoia. Na oportunidade o colégio de governadores era composto pelos companheiros Ernesto Reis Rodrigues( 1961-62) do RC de Sorocaba, Sebastião Santos de Oliveira( 1967-68) do RC de Piracicaba, Antonio Finatti ( 1971-72) do RC de Tiete, Célio de F. Silva ( 1972-73) do RC de Itu, Rafael Orsi Filho ( 1975-76) do RC de Tatuí, Sebastião Martins ( 1976-77) do RC de Americana, Antonio Wilson Rigolin ( 1977-78) do RC de Salto, Francisco das Chagas Oliveira (1978-79) do RC de São Roque, Luiz Garcia Duarte ( 1979-80) do RC de Sorocaba, Raffaello Fantelli ( 1980-81) do RC de Indaiatuba, Arthur Vieira Neto ( 1981-82) do RC de Sorocaba, José E. P. Catalano ( 1982-83) do RC de Santa Cruz do Rio Pardo, Luiz Zanforlin Neto ( 1983-84) do RC de Avaré, Edmundo Gallego ( 1984-85) do RC de Tatuí, Ernesto Paterniani ( 1985-86) do RC de Piracicaba-Vila Rezende e, como governador indicado 1986-87 João Carvalho Guimarães do RC de Itu-Convenção.
Os clubes de Piracicaba e Rio das Pedras foram anfitriões e eram seus presidentes: Bennur Galvão do Amaral do RC de Piracicaba, Synemar G. S. Cervellini do RC de Piracicaba-Vila Rezende ( Clube da Governadoria), Gilson Barrichello do RC de Rio das Pedras, Luiz E. G. Barrichelo do RC de Piracicaba-Cidade Alta e Emilio Carnio do RC de Piracicaba-Paulista.
A comissão organizadora tinha a seguinte composição: Presidente ( Oswaldo Raimundo da Silva), Vice-Presidente ( Ermor Zambello), Secretário ( Antonio Oswaldo Roccia), Tesoureiro ( Hélio Boaretto), Inscrição ( Renê de castro Lagrecca), Brindes ( João Carmignani) e Decoração ( Deoclécio Soave), todos do RC de Piracicaba-Vila Rezende; Protocolo ( Luiz E.G. Barrichelo) e Alojamento ( Rubens Pilli) ,ambos do RC de Piracicaba-Cidade Alta; Recepção e Companheirismo ( Bennur Galvão do Amaral) e Som e Gravação ( Gerson Shiraga), ambos do RC de Piracicaba; Imprensa e Publicidade ( Lourenço Tayar) do RC de Piracicaba-Paulista; Lazer e recreação ( Gilson barrichello) e Arte e Música ( Dirceu Cortellazzi), ambos do RC de Rio das Pedras.
A reunião do dia 29 de abril foi dedicada ao companheirismo e realizada na Casa da Amizade. No dia 6 de maio foi realizada outra promoção conjunta com a AFROP e Interact Club. Com a renda revertida para o Lar Franciscano de Menores foi relizada no Teatro São José um desfile de modas para apresentação da Coleção Outono-Inverno 86 do Jumbo-Eletro de Piracicaba.
No dia 20 de maio foi realizada a derradeira reunião de companheirismo do ano rotário tendo como anfitrião o casal presidente Luiz-Sonia Barrichelo.
Finalmente, no dia 24 de junho foi realizada a reunião de posse do novo conselho diretor do clube para o ano rotário de 1986-87 com a seguinte composição:
Presidente:
Benedito O. G. Vasconcellos
Vice Presidente:
Rubens Pilli
1º
Secretário: Carlos R. H. Fortinguerra
2º
Secretário: Márcio Eulálio de Barros
1º
Tesoureiro: Jorge Sallum Nassim
2º
Tesoureiro: Olício Hellmeister
1º
Protocolo: Dalgo Afonso Miglioro
2° Protocolo:
Antonio Francisco Iemma
Diretores
sem Pasta: Cyro Paulino da Costa, Kieti Nishimaru e Luiz Dias dos Reis
Último
Presidente: Luiz Ernesto George Barrichelo
Presidente
Indicado: Carlos Roberto Hoppe Fortinguerra