ROTARY CLUB DE PIRACICABA- CIDADE ALTA

DISTRITO 4310

 

TERCEIRO ANO DE VIDA ROTÁRIA ( 1970-71 )

 

(Clique nos trechos em azul para ver os anexos)

 

            Tem início o ano rotário de 1970-71, o terceiro ano de vida rotário do Rotary Club de Piracicaba-Cidade Alta. O presidente do Rotary International era o americano William E. Walk Jr. e seu lema: “Encurtemos as Distâncias” ( Bridge the Gaps

”). O governador do Distrito 462 era o companheiro José Ruy Ribeiro, do Rotary Club de Sorocaba. O primeiro boletim do novo ano rotário trouxe seus currículos à página 6. No boletim de agosto foi publicada a mensagem do governador enviada a todos os clubes do distrito 462.

            A reunião festiva de posse do novo Conselho Diretor foi no Clube de Campo de Piracicaba  e foi destaque nas páginas do Jornal de Piracicaba de 3  de julho e Diário de São Paulo de 10 do mesmo mês. Parte da mensagem do companheiro Barrichelo, assumindo a presidência do Clube foi reproduzida na primeira página do boletim do Clube de julho de 1970:

 

SUPEREMOS AS  DISTÂNCIAS

 

Palavras maravilhosas nas quais nos permitimos meditar.

 

Superemos as distâncias...

Entre negros e brancos

Entre pobres e ricos

Entre patrões e empregados

 

Superemos as distâncias...

Entre pais e filhos

Entre mestres e discípulos

Entre dirigentes e dirigidos

 

Superemos as distâncias...

Entre agressores e agredidos

Entre livres e cativos

Entre dominadores e dominados

 

Superemos as distâncias...

Entre orgulhosos e humildes

Entre traidores e traídos

Entre comandantes e comandados

 

Superemos as distâncias...

Entre gerações

Entre opiniões

Entre crenças

 

Superemos as distâncias...

Entre nós

Entre vós

Entre eles

 

Nós cristãos as superaremos através da caridade. Caridade de pensamentos, caridades nas palavras, caridade nas ações.

Nós rotarianos as superaremos através do companheirismo, essa arma poderosa que Rotary nos dá para trabalharmos, sempre mais e mais, por um mundo melhor.

 

            A composição do Conselho Diretor empossado foi a seguinte:

            Presidente: Luiz Ernesto George Barrichelo

            Vice-Presidente: Nélio Ferraz de Arruda

            1º Secretário: Antonio Oswaldo Storel

            2º Secretário: José Olivetti Netto

            1º Tesoureiro: Arlindo Azeredo

            2º Tesoureiro: Antonio Rodrigues Gomes Periañes

            Diretor de Protocolo: Humberto de Campos

            Diretores sem Pasta: Arnaldo Benedicto Salles, Homero Scudeller e Moacyr de Oliveira Camponez do Brasil Sobrinho.

Nesse início de ano rotário, o Clube apresentava um quadro social com 31 sócios dos quais 23 remanescentes dos 29 fundadores, ou seja, desde sua fundação havia perdido 6 e admitido 8 novos companheiros. A nível mundial RI registrava a existência de 14.349 clubes com 679.500 rotarianos em 148 países e regiões geográficas.

No dia 7 de julho como parte da primeira reunião jantar foi realizada uma assembléia para apresentação dos planos de trabalho das Avenidas e comissões de serviço e no dia seguinte, na residência do companheiro Storel realizou-se a primeira reunião do Conselho Diretor. Um dos destaques dessa reunião foi o lançamento da “Campanha de Humanização do Trânsito” da qual veremos detalhes mais à frente.

A primeira reunião inter-clubes com os co-irmãos de Piracicaba foi por ocasião das comemorações dos 203 anos de fundação da “Noiva da Colina”. A reunião festiva aconteceu nas dependências do Clube Coronel Barbosa, tendo como anfitrião o Rotary Club de Piracicaba, sendo prestigiada por inúmeras autoridades locais. O ponto alto da reunião foi a sessão lítero-musical coordenada pelo companheiro Acary de Oliveira Mendes do Rotary Club de Piracicaba: senhoras de rotarianos declamaram poesias de autores piracicabanos, seguido de um conjunto de jograis que interpretou versos do poeta Julio Soares Diehl e terminou com uma homenagem ao sr. Vitório Cobra, o popular “Cobrinha”, também conhecido como o “Seresteiro de Piracicaba”. A festividade teve ampla cobertura do Jornal de Piracicaba  e Diário de São Paulo ( anexos I, II e III).

Nos primeiros anos do clube, o Jornal de Piracicaba foi o principal meio de divulgação dos programas e realizações do Cidade Alta e demais clubes de Piracicaba. Seu diretor era o companheiro Fortunato Losso Neto, do Rotary Club de Piracicaba e que tinha sido o representante oficial do Governador na fundação do nosso clube. No dia 4 de agosto de 1970, o Jornal completou 70 anos de existência e foi cumprimentado pelo Clube, tendo transcrito os cumprimentos em sua edição do dia 5.

No dia 14 de agosto, a Associação de Famílias de Rotarianos de Piracicaba (AFROP), presidida pela sra. Branca A. T. Cervellini,  realizou sua primeira festa de confraternização reunindo os clubes locais. A reunião contou com a presença do casal Alberto-Samira Chaccur, esta presidente da congênere de São Paulo de trouxe uma contribuição de mil peças de roupas para crianças de instituições piracicabanas. O boletim do clube registrou o evento em sua edição de setembro, à página 2, com a mensagem pronunciada pela sra. Samira, na oportunidade. O “Caneco da Afrop” foi entregue ao Rotary Cidade Alta que obteve a maior percentagem de freqüência na reunião.

Em 20 de agosto foi lançada a “Campanha de Humanização do Trânsito” que se estendeu por diversos meses do ano rotário. Foi composta de palestras, notícias e mensagens nos meios de comunicação da cidade. O material impresso e notícias, em ordem cronológica, pode ser visto clicando aqui.

Na reunião do 25 de agosto o clube recebia a primeira visita ( não oficial) do governador do distrito, José Ruy Ribeiro. Na oportunidade estava acompanhando o orador da noite, comp. Ernesto Reis Rodrigues, do RC de Sorocaba, que proferiu uma magnífica palestra sobre Serviços Internacionais.

A primeira reunião de companheirismo com as esposas realizou-se no dia 1 de setembro  na residência do casal Raja-Lorice Cury.

A Semana da Pátria mereceu uma comemoração especial realizada no dia 8 de setembro. O orador da noite, Prof. Júlio Soares Diehl, apresentado pelo Prof. Nélio Ferraz de Arruda, discorreu brilhantemente sobre fatos e personagens ligados à história da independência do Brasil.

No dia 11 de setembro o clube recebeu a visita oficial do governador para entrevista com o presidente e secretário e assembléia com todos os sócios do clube durante a reunião jantar realizada na cantina do Clube de Campo de Piracicaba. A programação completa da visita aos clubes de Piracicaba foi publicada na primeira página do boletim do clube, de setembro de 1970.

A reunião festiva conjunta com os três clubes da cidade realizou-se no dia 26 de setembro no Clube Coronel Barbosa. Segundo notícia publicada no Jornal de Piracicaba, do dia 29 daquele mês “mais de 250 convivas emprestaram um aspecto festivo à reunião, comparecendo delegações de Sorocaba, pelos seus três clubes, Capivari, Tatuí, Rio das Pedras, Laranjal Paulista, Itapetininga, Porto Feliz, Tietê e Diadema”. Nesta mesma edição, o jornal transcreveu, na íntegra a mensagem proferida pelo governador José Ruy Ribeiro. O boletim do clube nº 28 de outubro de 1970 também registrou a efeméride.

O boletim do clube de outubro de 1970 noticiou que a AFROP passava a ter sede própria à Rua José Pinto de Almeida, 359 onde se reunia e concentrava suas atividades.

Em 8 de novembro realizou-se um fórum rotário envolvendo os três clubes locais além dos Rotary Clubs de Americana, Santa Bárbara D’Oeste e Rio das Pedras. Contou com a participação de companheiros dos clubes de Sorocaba e Botucatu, sob a liderança co Governador José Ruy Ribeiro. O evento foi registrado pelo Jornal de Piracicaba e boletim do clube.

No início da década de 70, Da. Carmem Prudente era uma figura de destaque no cenário nacional por ter fundado  a Rede Feminina de Combate ao Câncer. A partir dessa rede criada em 1946, foi fundado o Hospital do Câncer, em São Paulo no ano de 1953. Na reunião festiva do mês de novembro o clube contou com Da. Carmem como oradora da noite que, em brilhantes palavras, mostrou aos presentes a grandiosidade daquele hospital.

Paz e compreensão mundial, objetivos maiores do Rotary International foram tema de um concurso de cartazes lançado pelo distrito e divulgado no boletim do mês de novembro, ficando a coordenação do clube a cargo do companheiro Alceu Righetto. O boletim de fevereiro destacou que os primeiros classificados foram jovens apresentados pelo Rotary Club de Piracicaba-Vila Rezende.

No dia 4 de dezembro foi promovido um encontro futebolístico beneficente entre os times do Rotary e do Lions. O Jornal de Piracicaba na coluna “Mini-Notas” destacava a seguinte notícia acerca da escalação do time dos rotarianos: “Eis a convocação dos campeões futebolísticos rotários: Deoclécio ( que se diz o melhor goleiro internacional de Charqueada), Mascarenhas ( um dos mais veloses ponteiros da Cidade Jardim), Caldari ( sua arma principal é o bigode), Walter Stolf ( antigo centro-avante do River Plate ─ de Piracicaba, não se assustem), Babico ( e seu gorrinho mágico), Alvim ( data vênia, um bom jogador), Pedroso ( El Maestro), Maks ( que vai aproveitar a assistência para lançar o seu novo consórcio), Righeto ( com suas psicológicas jogadas), Júlio Marcos ( e seu segredo da eterna juventude), Jairo, Arnaldo, Humberto, Filetti, Storel, Pilli, Salles, Vigão, Gorga, Montenegro, Moacir, Luizinho, Bergamin, Gutierrez, Jaime, Nagib, Cançado, Razera e Ruy. Soubemos que o dr. Felipe Westin Cabral de Vasconcellos ( o primeiro presidente do Piracicaba-Centro) não vai jogar pois não concordou principalmente com a cláusula da duração do jogo ( 90 minutos). Todavia, deverá estar presente para orientações técnicas”. A edição do dia 6 do próprio Jornal divulgava o resultado pelo qual os rotarianos foram vencedores: VITÓRIA ─ Depois de muita expectativa realizou-se a contenda entre rotarianos e leões, sexta-feira última, no Barão de Serra Negra. De parabéns os pupilos do Lelé Scalise. Coube a vitória aos rotarianos pela contagem de 2 a 1, embora o bom Fued Helou Kraide tenha afirmado que o juiz anulou gol legítimo dos leões”. Esse fato desencadeou o “maior bate-boca” através do Diário de Piracicaba nas edições dos dias 06, 08 e 11 de dezembro. O boletim do clube do mesmo mês procurou minimizar o fato cumprimentando a todos principalmente apelando para o espírito de companheirismo e amizade até então reinantes.Felizmente não sobraram seqüelas na antiga amizade entre rotarianos e leões piracicabanos.

A reunião do dia 12 de janeiro  de 1971 foi transformada em assembléia com o objetivo de promover a votação dos membros do Conselho Diretor para o ano rotário de 1971-72. Após as providências de praxe, foram declarados eleitos os seguintes companheiros:

Presidente: Maks Weiser

            Vice-Presidente: Luiz Antonio Abrahão

            1º Secretário: Antonio Oswaldo Storel

            2º Secretário: Augusto Nelson Filetti

            1º Tesoureiro: Antonio Rodrigues Gomes Periañes

            2º Tesoureiro: João Gorga Filho

            Diretor de Protocolo: Arnaldo Benedicto Salles

Diretores sem Pasta: José Olivetti Netto, Edson de Andrade e Paula e Luiz Ernesto George Barrichelo

As bolsas da Fundação Rotária mereceram destaque dado pelo clube através do Jornal de Piracicaba de 13 de fevereiro de 1971. Na época eram oferecidas bolsas de pós-graduação, pré-graduação e treinamento técnico.

O boletim de fevereiro trouxe notícia de destaque acerca do Intercâmbio de Grupos de Estudos (IGE), promovido pelo distrito, para o  qual foi selecionado um candidato apresentado pelo clube. O distrito parceiro foi o 519 da Califórnia, EUA. Nesse mesmo boletim outras notícias de destaque foram: conferência distrital, assembléias distritais, novo conselho diretor

 e “amigo Xque se realizava pela terceira vez no clube.

“Problemas da Comunidade” foi o tema da palestra apresentada pelo Dr. Paulo Affonso Leme Machado, promotor público da Comarca de Piracicaba na reunião do dia 2 de março. Na sua alocução focalizou importantes problemas da época e da comunidade vivendo momentos de crise, de contestação e agitação social.

No dia 30 de março realizou-se uma reunião conjunta com o RC de Piracicaba, clube padrinho, para comemoração do segundo aniversário do clube.

A II Conferência do Distrito 462 voltou a ser assunto do boletim nº 33 de março de 1971 através da transcrição da mensagem do comp. José Ruy Ribeiro  publicada na carta mensal do governador nº 8. Nesse mesmo boletim foi divulgado o nome do governador eleito para o ano rotário de 1971-72, comp. Antonio Finatti, do RC de Tietê.

A II Conferência do Distrito 462 aconteceu em Águas de São Pedro de 14 a 17 de abril de 1971 tendo como representante do Presidente do Rotary International o companheiro Fernando Silva Sahagum, do Rotary Club de Jalisco, México. O Jornal de Piracicaba publicou notícias detalhadas sobre o evento nas edições dos dias 14, 15, 16 e 18 daquele mês. Da mesma forma, o boletim do clube destacou a conferência que teve como anfitriões os três clubes de Piracicaba.

Durante o segundo semestre todo, o clube se viu envolvido num movimento de grande envergadura envolvendo os outros clubes de Rotary e Lions da cidade em torno da Casa do Bom Menino. Como estava ocorrendo uma série de denúncias sobre maus tratos dispensados aos meninos recolhidos naquela casa, bem como acusações de má administração, o Juiz de Direito e da Infância, da época, convocou as forças vivas piracicabanas para se associarem à entidade e indicarem candidatos a uma nova diretoria a ser eleita. Após uma série de reuniões e assembléias, o objetivo foi alcançado, assumindo uma nova equipe tendo na presidência da diretoria o rotariano José Cançado do Rotary Club de Piracicaba e como membros da mesma,  diversos rotarianos e leões. Após sanadas as deficiências humanas e físicas da Casa, os clubes de serviço se retiraram da entidade que voltou a ser dirigida por cidadãos da própria comunidade. Um resumo final da jornada foi publicado no boletim nº 36 de junho de 1971. Nesse mesmo boletim outros destaques foram: notícias da assembléia distrital realizada em Laranjal Paulista e mensagem de despedida do presidente 1970-71, Luiz Ernesto G. Barrichelo.

Finalmente em 26 de junho de 1971 tomou posse o novo conselho diretor, sob a presidência do companheiro Maks Weiser, em reunião festiva realizada na cantina co Clube de Campo de Piracicaba. O evento foi destacado no Jornal de Piracicaba em suas edições dos dias 29 de junho e 1 de julho.

 

 

Voltar para página de abertura