IPEF NOTÍCIAS 169 - Julho/Agosto de 2004
A partir desta edição, o IPEF Notícias passa a ser bimestral, procurando disponibilizar as informações de forma mais atualizada. Como veículo de divulgação institucional, à disposição das empresas associadas, as mesmas têm sido incentivadas
pelo nosso Centro de Documentação e Informação a colaborar. 

Reflexo desse empenho, este número traz a colaboração da Klabin e da Suzano Bahia Sul. Os objetivos do trabalho da Klabin visam, entre outros, elaborar uma listagem preliminar de espécies de aves e mamíferos que ocorrem nas propriedades da empresa e em áreas arrendadas. A colaboração da Suzano Bahia Sul focaliza uma floresta de eucalipto, em miniatura, denominada “Pomar de Hibridação Indoor”.

Nos dias 18, 19 e 20 de agosto foram realizadas duas atividades administrativas e duas técnicas: reunião do Conselho Fiscal na Lwarcel e do Conselho Deliberativo na Duratex. Na própria Duratex, tivemos uma reunião técnica na qual foi
apresentado o Programa de Monitoramento e Modelagem de Bacias Hidrográficas (Promab), coordenado pelo professor Walter de Paula Lima do LCF/Esalq/USP, e visitas técnicas nas unidades de Agudos e Lençóis Paulista. Estas visitas são excelentes oportunidades para que as associadas apresentem suas atividades operacionais nas diferentes áreas da silvicultura, exploração, conservação, entre outras.

Como eventos organizados no período, destaque para o Workshop sobre Biossegurança Florestal, realizado nos dias 5 e 6 junho. A par de reunir professores e pesquisadores de oito universidades brasileiras, o evento inovou procurando gerar dois documentos, já distribuídos aos participantes e representantes das empresas associadas ao IPEF: “Documento-síntese elaborado pelos palestrantes” e “Resumo do evento”. 

Nesta edição, ainda, a Universidade se faz presente através de informações sobre o projeto que utiliza anéis de crescimento para quantificar carbono atmosférico assimilado pelo trono das árvores, que está sendo conduzido no Laboratório de Anéis de Crescimento do LCF/Esalq/USP e coordenado pelo professor Mário Tomazello Filho; “Avaliação de áreas verdes e arborização urbana utilizando videografia aérea multiespectral e tomografia” é o título do projeto aprovado pela Fapesp e que tem como parceiras as prefeituras de São Paulo e Piracicaba e é coordenado pelo professor Demóstenes Ferreira da Silva Filho; a participação da professora Teresa Cristina Magro é destaque na notícia sobre a Second International Conference on Monitoring and Management of Visitor Flows in Recreational and Protect Areas, realizada na Finlândia entre 16 a 20 de junho, onde a USP marcou presença com dois trabalhos apresentados; finalmente, o professor José Leonardo
de Moraes Gonçalves traz uma importante contribuição sobre “Perpectivas tecnológicas em áreas florestais manejadas no sistema de cultivo mínimo”.

Na área de melhoramento florestal, o “Projeto Resgate” inicia sua primeira fase com o apoio financeiro das empresas Aracruz, Eucatex, Duratex, Suzano, Jarí, VCP e Klabin. A equipe é formada pelo professor Mário Ferreira, engenheira Izabel C.G. de Souza e o biólogo Israel Gomes Vieira. O envolvimento da Embrapa Florestas está sendo negociado para a segunda fase.

Finalmente, a notícia auspiciosa sobre a inauguração do Laboratório de Controle Biológico de Pragas Florestais, no campus da Unesp, em Botucatu, financiado pelas 15 empresas florestais participantes do Protef (Programa de Proteção Florestal)
coordenado pelo professor Carlos Wilcken, daquela Universidade.

Voltar