IPEF NOTÍCIAS 174 - Maio/Junho de 2005
O IPEF é reconhecido como importante agente de integração Universidade-Empresa. Todas as edições passadas deste informativo trazem inúmeros e destacados exemplos de resultados conseguidos quando se unem docentes e discentes do meio acadêmico com profissionais das associadas em torno de um foco comum.

Outra função importante, tão eficaz como a citada anteriormente, é a interatividade provocada entre as empresas em torno de determinado assunto de interesse mútuo. Isso não significa que tal interação não ocorra de forma natural ou espontânea entre as mesmas. A diferença básica reside no fato de que a ação catalítica do IPEF aumenta a eficácia e diminui o prazo de
maturação dos resultados, além de reduzir custos. A materialização dessa ação interativa é observada nos programas temáticos e cooperativos, entre os quais se destacam o PTSM, BEPP, PROMAB, PROTEF, PROBIO, entre outros.

Reconhecendo a validade e importância desses programas, o Conselho Deliberativo aprovou e foi lançado oficialmente no dia 16 de junho, próximo passado, o PTLEGIS - Programa Temático de Legislação Florestal e Ambiental. Este novo programa foi proposto pela Diretoria Executiva baseando-se na necessidade das associadas juntarem seus conhecimentos e experiências práticas com as bases teóricas da ciência florestal, ambiental e jurídica. A missão primordial do PTLEGIS será, através de um grupo de trabalho multidisciplinar e interativo, estudar os fundamentos técnicos e científicos e as implicações da legislação florestal para o setor produtivo.

A exemplo dos anteriores, a coordenação do programa será exercida por representante do meio acadêmico e, com a  participação de especialistas das associadas, assessores e consultores convidados, procurará analisar os fundamentos teóricos da legislação atual e em discussão nas diferentes esferas nacional, estaduais e municipais. Da mesma forma procurará fornecer elementos técnicos e científicos para as reivindicações de entidades do setor produtivo, associações de defesa do meio ambiente, órgãos públicos, legislativos e executivos, etc.

Além deste destaque, esta edição do IPEF Notícias traz matérias referentes aos eventos realizados no período: terceira edição do Curso de Atualização em Eucaliptocultura, oferecido aos profissionais da CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo; seminário conjunto entre o
IPEF e ABTCP – Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel onde foram discutidos os desafios e perspectivas futuras do setor florestal ligado à produção de celulose; reunião técnica do PROTEF – Programa de Proteção Florestal que teve, como anfitriã, a associada Veracel Celulose S.A. Mencionando as associadas, esta edição traz importantes colaborações enviadas
pela Klabin e pela CAF.

A ESALQ é destaque através da participação marcante na Agrishow 2005 e onde o IPEF se fez presente através do Setor de Sementes e como co-gestor do TUME ( Teste de Uso Múltiplo de Eucalipto). Da mesma forma, nesta edição, há especial registro sobre a Semana do Meio Ambiente, tradicional evento junto ao Campus “Luiz de Queiroz”.

Finalmente, ex-bolsitas do IPEF são notícias: Profa. Dra. Maria Aparecida Mourão Brasil, professora titular aposentada da Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu da Unesp, uma das primeiras bolsistas do IPEF (nos idos de 1968) e que foi homenageada por aquela faculdade dando seu nome à Xiloteca. Por outro lado, o primeiro bolsista de pós-graduação,
neste ano de 2005, Eng. Israel Luiz de Lima que defendeu tese de doutorado sob o título “Influência do desbaste e da adubação na qualidade da madeira serrada de Eucalyptus grandis Hill ex-Maiden”.
 

Voltar