IPEF NOTÍCIAS 179 - Março/Abril de 2006
IPEF e suas 38 primaveras

Trinta e oito anos recém completados. Logo, logo estará atingindo a notável marca dos 40 anos. Por isso, ou apesar disso, mantém o entusiasmo e vibração de um recém chegado à descoberta da eterna juventude.

Para isso, há uma série de explicações, porém, as mais plausíveis estão relacionadas à constante renovação de metas dentro de um objetivo imutável, porque consolidado: promoção da integração universidade-empresa e interação empresa-empresa na área florestal, algo que causa admiração e respeito de outros setores da atividade produtiva nacional.

Quais seriam essas diferentes metas, segredo dessa “eterna juventude”?

Fundamentalmente são os programas cooperativos implementados (e, da mesma forma, desativados) em função de suas oportunidades, atualidades e interesses, de um lado de suas associadas e, de outro, das universidades e centros de pesquisas parceiros.

Como um exemplo, dos seus sete programas atuais, somente três possuem uma “certa idade”, dois ainda estão dando os “primeiros passos” e dois permanecem “engatinhando” (porém, saudáveis e extremamente robustos). De quebra, dois outros estão em “gestação”.

Alavancadas pelos programas cooperativos, outras ações são complementares como atividades técnico-administrativas, necessidade de manutenção de um centro de documentação e difusão, patrocínio e realização de eventos e site extremamente dinâmico na internet. A par disso, a projeção do IPEF, no cenário nacional e internacional, torna-o reconhecido e
respeitado como importante fornecedor de sementes de qualidade, tanto de essências exóticas (Eucalyptus e Pinus) como nativas.

Este número do “IPEF Notícias” traz uma pequena amostra do segredo de ir envelhecendo e mantendo-se sempre jovem. Alia-se a experiência e respeitabilidade da idade adulta com a vibração e entusiasmo da eterna juventude.
 

Voltar