IPEF NOTÍCIAS 186 - Maio/Junho de 2007
Já é suficientemente conhecido e reconhecido que o foco principal do IPEF é promover a integração universidade-empresa e interação empresa-empresa. Uma das principais alternativas para concretização dessa missão, desde sua fundação, tem sido os programas cooperativos, nos quais a conjugação de esforços do meio acadêmico e do meio empresarial se potencializa e, como temos repetido, otimiza-se a utilização de recursos humanos, materiais e financeiros.

Importantes instrumentos para a operacionalização dos objetivos e metas desses programas são baseados na realização de eventos junto a sede do Instituto ou, o que é mais freqüente, nas próprias empresas associadas. Inclusive, estudos de oportunidade, importância e viabilidade de novos programas são analisados através desses eventos para diagnóstico do estado-da-arte do assunto em questão e verificação do interesse das associadas para com o mesmo.

Para tanto, o evento procurar trazer a colaboração de professores/pesquisadores e profissionais das próprias empresas envolvidos em pesquisa ou na parte operacional do assunto em tela. No fim do evento ou em data aprazada é realizada uma reunião subseqüente para discussão dos objetivos e fases do programa. Na oportunidade é indicado um coordenador
e, além do cronograma de trabalho, é pré-aprovado um orçamento tentativo.

Na fase seguinte, a proposta do programa é apresentada ao Conselho Técnico Científico e ao Conselho Deliberativo para avaliação e aprovação. Caso as manifestações dos citados colegiados sejam positivas, a proposta é divulgada às associadas para possíveis adesões além daquelas empresas que inicialmente participaram das discussões e da elaboração da proposta. 

Na contracapa desta edição é divulgado o III Workshop em Melhoramento Florestal que possui como um dos objetivos discutir a viabilidade de se estabelecer um programa cooperativo de composição de “Núcleos Breeding”.

Durante o desenrolar dos trabalhos, novamente os eventos tem seus lugares de destaque para discussão dos resultados parciais, conclusões e possíveis correções de rumos.

Praticamente todas as edições do IPEF Notícias trazem notícias dentro desse escopo: no presente número são destacadas a 31ª. Reunião do Programa de Silvicultura e Manejo (PTSM), realizada nos dias 12 e 13 de abril, na Eucatex, em Avaré e a finalização de projeto dentro do próprio PTSM com o lançamento do “Sistema AGSoil”; 10ª. Reunião do Programa de Proteção Florestal (PROTEF), realizada nos dias 24, 25 e 26 de abril na UNESP-Botucatu e 3ª. Reunião Técnico-Administrativa do Programa de Produtividade de Pinus no Brasil (PPPIB) nos dias 31 de maio e 1 de junho na Estação Experimental de
Ciências Florestais de Itatinga.

Deve-se destacar que há, atualmente, um grande número de organizações públicas e privadas oferecendo eventos colidentes em temas, níveis, públicos alvos e datas. Em função disso o IPEF vem priorizando os eventos dentro das premissas anteriormente
estabelecidas. Todavia, dentro dos programas cooperativos, o grupo tem a liberdade de propor eventos de cunho mais específicos, de forma a atender e complementar os objetivos daqueles programas. É o caso do Workshop sobre Modelagem Ecofisiológica em Florestas Plantadas (Módulo Intermediário), que se realiza nos dias 20 e 21 de agosto, como parte dos programas de produtividade potencial de Eucalyptus e Pinus (BEPP e PPPIB).

Da mesma forma, sugestões específicas das associadas são atendidas, como exemplo, eventos destinados ao corpo técnico de nível médio, notícia inserida neste IPEF Notícias acerca da II Reunião de Integração e Atualização Técnica em Floresta Plantada, realizada em colaboração com a Eucatex e o Departamento de Ciências Florestais da Esalq/USP.

Finalmente há que se ressaltar que as novas tecnologias e conhecimentos gerados nestes eventos são de domínio público e divulgados graças à publicação de material impresso e na mídia eletrônica (internet, CDs, etc.).
 

Voltar