IPEF NOTÍCIAS 189 - Novembro/Dezembro de 2007
Fim de ano... hora do balanço.

Durante o ano de 2007 foram lançados três novos programas cooperativos: Programa Cooperativo de Dispersão de Pólen, Programa Cooperativo de Populações Núcleos e Programa Cooperativo em Certificação Florestal. Os dois primeiros apontam para a retomada da posição histórica do IPEF na área de Melhoramento Florestal, um dos pilares sobre o qual o Instituto foi fundado em 1968. 

O de Certificação Florestal marca um recorde de adesão de empresas, ou seja, 16 associadas e 11 não-associadas.

No mesmo período, dois novos projetos especiais foram assumidos pelo IPEF: a “Rede Experimental de Silvicultura” e o “Projeto Cultivares de Eucalipto”. O primeiro objetiva avaliar a produtividade de diferentes espécies florestais em diferentes regiões brasileiras. O segundo, em parceria com as Estações Experimentais do LCF/Esalq/USP, desenvolve novos cultivares de eucaliptos para usos múltiplos que, fundamentalmente, destinados a pequenos e médios produtores florestais e rurais, tem despertado a atenção de grandes empresas (associadas e não associadas).

Além dos programas cooperativos, o IPEF administrou mais de uma centena de atividades técnico-científicas, algumas complementares aos programas cooperativos e outras como projetos específicos e pesquisas de diferentes setores e laboratórios da Esalq/USP e outras universidades brasileiras.

Os eventos estiveram concentrados, na sua quase totalidade, em torno dos programas cooperativos sendo realizados cerca de 20 com a presença de mais de 1.000 participantes.

A Coordenadoria de Informação e Documentação Científica, a par de apoiar os trabalhos do IPEF, presta uma inestimável contribuição ao meio acadêmico, científico e empresarial brasileiro. Seus números são expressivos: 950 livros, teses e fascículos
de periódicos incorporados ao acervo; 1.600 referências bibliográficas disponibilizadas online; 3.200 resumos inseridos nas referências bibliográficas; 25 “alertas” enviados as associadas; 3 edições da revista científica Scientia Forestalis; 6 edições do IPEF Notícias que incorporaram 55 matérias enviadas pelas associadas; 40 edições dos Clipping de Notícias Florestais com cerca de 500 matérias divulgadas. 

Durante o ano continuou, de forma acelerada, a digitalização de toda a documentação impressa como atas de reuniões do
Conselho e Assembléias, relatórios técnicos e outros.

O Setor de Sementes disponibilizou 3 toneladas de sementes de diferentes espécies florestais suficientes para o estabelecimento de cerca de 85.000 hectares de florestas. Destaque para o fato de que a quase totalidade dos interessados se concentra entre
pequenos e médios produtores rurais tendência que vem se acentuando nos últimos anos, mostrando o crescente interesse dos referidos produtores em associar as culturas agrícolas tradicionais com o plantio de essências florestais.

Na área de infra-estrutura foi expandido o sistema de telefonia do IPEF e do LCF/Esalq/USP, modernizada a rede de computadores dos funcionários e da consulta local ao acervo da Biblioteca. Foi concluída a implantação de um moderno software de gestão administrativa que integra os diferentes setores do Instituto.

Na formação de recursos humanos o IPEF mantém um setor que administra cerca de 100 bolsistas e estagiários de diferentes universidades, faculdades e escolas técnicas, além das bolsas de mestrado que oferece para dois alunos do Curso de Pós-Graduação em Ciências Florestais da Esalq/USP. A totalidade deles está envolvida com os programas cooperativos e atividades técnico-científicas.

Para a implantação da Unidade Monte Alegre foram concluídos os estudos de arquitetura e engenharia dos prédios que serão construídos, estrada de acesso à área e iluminação pública. No início de 2008 deverão ter início as obras previstas e divulgadas
anteriormente.

E o ano novo já está começando: comemoração dos 40 anos de fundação. As festividades estão programadas para 25 de abril de 2008, incluindo reunião do Conselho Deliberativo, Assembléia das associadas e jantar comemorativo e em homenagem a todos aqueles que fundaram e ajudaram a consolidar este importante mecanismo de integração universidadeempresa,
modelo sempre atual, que será o tema central do livro que será editado para marcar a data.
 

Voltar