IPEF NOTÍCIAS 211- Setembro/Outubro de 2011
A comunicação sempre foi um ponto forte do IPEF desde a década de 1970.

Em agosto de 1973 era lançada uma publicação pioneira e denominada Boletim Informativo. Na edição inaugural era registrado que o boletim seria de distribuição restrita às empresas associadas com a finalidade precípua de divulgar os resultados dos programas de pesquisas. Em paralelo era lançado um “Serviço de Divulgação Científica” relacionando
a lista completa de trabalhos recebidos e catalogados pela recéminstalada “Biblioteca do IPEF” que posteriormente veio a se denominar Biblioteca “Professor Helládio do Amaral Mello”, em homenagem ao idealizador e fundador do Instituto. 

A última edição deste boletim, de número 29, circulou em 1984.

Dois anos após, em outubro de 1986, era lançado seu sucessor com o nome de Jornal do Convênio cujo última edição, de número 68, ocorreu em abril de 1995. O editorial dessa nova publicação destacava em seu título “Divulgar para Integrar” e o convênio com a USP estava completando 18 anos. A publicação se justificava como veículo importante para o aperfeiçoamento da integração do IPEF com a Universidade. 

O referido editorial destacava a convicção da importância da pesquisa, o reconhecimento da responsabilidade da empresa e a necessidade de apoiar o meio acadêmico, complementando e potencializando suas ações.

Como resultado era de se esperar um mútuo benefício para as partes envolvidas e daí, para o setor florestal brasileiro como um todo. Por outro lado já destacava o IPEF como um importante centro catalisador junto a outras entidades de ensino e pesquisa além da Esalq/USP com a qual manteve convênio até o ano de 2000.

Em janeiro de 1997, a publicação era lançada novamente com o nome original de Boletim Informativo título que manteve até dezembro de 1998 quando foi substituído pelo atual IPEF Notícias. A publicação recebia o número de 147 e o editorial destacava sua modernidade de conteúdo e gráfica ao lado do lançamento simultâneo do IPEF Online.

Isso permitiu que as edições que se seguiram fossem feitas tanto na forma impressa, que era tradicional, como na forma eletrônica. Sem solução de continuidade, desde esta época, é publicado há 12 anos com seis edições anuais.

A linha editorial atual procura priorizar informações sobre os programas cooperativos, atividades técnicas e administrativas do próprio IPEF, trabalhos desenvolvidos pelas empresas associadas e notícias relevantes de seus parceiros do meio acadêmico, de pesquisa e de desenvolvimento.

Com a preocupação de abordar todos os aspectos relevantes de suas ações, a sucessão das edições são consideradas marcos decisivos para o registro da história do IPEF.

Voltar