IPEF NOTÍCIAS 212- Novembro/Dezembro de 2011
Estamos encerrando o ano de 2011 tendo dado passos decisivos para a consolidação da Unidade Monte Alegre do IPEF (IPEF-MA).

Iniciado os trabalhos de construção em junho de 2009, um ano e meio depois, em 17 de janeiro deste ano foi inaugurada associando as festividades de lançamento do primeiro ciclo do Programa de Preparação de Gestores Florestais, sucesso
absoluto uma vez que 80% dos engenheiros foram contratados pelas empresas florestais patrocinadoras e outras. 

A propósito, a presente edição traz informações sobre o segundo ciclo que se inicia no próximo dia 9 de janeiro.

Na oportunidade o viveiro de mudas clonais (“baby-clones”) de eucalipto estava iniciando os trabalhos, contratando e treinando a equipe que hoje soma 21 funcionários. Da produção inicial de 50 a 100 mil/mudas mês, no mês de outubro alcançou a expressiva marca de 1 milhão de mudas/mês. Para isso, entre outras providências, foi necessário expandir a área da casa de vegetação dos iniciais 480 para 1.060 metros quadrados. 

Até o fim do mês de dezembro somam-se mais 360 metros quadrados, que permitirá que a produção mensal atinja 1,3 milhão. Da mesma forma foi ampliada a linha de produção no preparo de bandejas, batedor de tubetes e compactação de substrato.

Além dessas expansões no tocante à produção de mudas clonais de eucalipto, ocorreu uma diversificação atendendo à produção de mudas de nativas (principalmente araticum, aroeira pimenteira, aroeira salsa, baba de boi, capixingui, carobinha, genipapo, pau brasil, pau viola, pitanga e sansão do campo), e mudas seminais de Pinus elliotti,
Corymbia citriodora, Eucalyptus cloeziana, E. paniculata, E. saligna, entre outras. 

Da mesma forma foram incrementados os trabalhos de propagação vegetativa, através de enxertia, para o Programa de Melhoramento Florestal e propagação clonal para o Projeto de Novos Cultivares.

O Setor de Sementes completou suas instalações com a conclusão da área de beneficiamento e a montagem da câmara fria, o que permitiu a desocupação da área correspondente junto ao Departamento de Ciências Florestais da Esalq/USP e que
estava sob administração do IPEF.

A área técnica do IPEF-MA se adequou para receber os cinco profissionais contratados pelos programas cooperativos a saber: Programa Cooperativo de Certificação Florestal (PPCF), Programa Torre de Fluxo (EUCFLUX), Programa Tolerância
de Eucalyptus Clonais aos Estresses Hídrico e Térmico (TECHS), Programa de Proteção Florestal (PROTEF) e Programa de Melhoramento Florestal (PCMF).

Em parceria com o Grupo Florestal Monte Olimpo da Esalq/USP foi implantado um pomar de frutas de 150 espécies diferentes e ocupando uma área de um hectare. O objetivo básico é atender a fauna local e disponibilizar frutas para os funcionários.

Relacionada às questões ambientais, foi instalada uma cerca com alambrados (cerca de 2.000 metros lineares) visando isolar o viveiro da APP e RL existentes, para minimizar o acesso de capivaras e problemas decorrentes da infestação de carrapatos. Mesmo com essas medidas de contenção, são necessárias dedetizações periódicas na área do viveiro.

Um destaque especial para a APP recuperada à margens do lago (cerca de 8 hectares) cujos trabalhos se iniciaram em 2006. Esta edição traz matéria detalhada dos trabalhos que estão em curso em parceria com a Casa da Floresta que registra consideráveis avanços no aparecimento de novas espécies vegetais no local (praticamente dobrou o número de espécies). 

Quanto à avifauna, os levantamentos acusam mais de 130 espécies no local, entre florestais e aquáticas, residentes e migratórias.

Finalmente, do ponto de vista administrativo há que se ressaltar o fato do comodato da área ter sido renovado por mais 50 anos, após a Oji Paper ter adquirido a fábrica da Fíbria em Piracicaba, como um reconhecimento da importância e validade do IPEF como promotor de avanços na área florestal brasileira, mercê de seus trabalhos de integração universidade-empresa.

Voltar