ADMINISTRANDO O SONHO DE ROTARY

 

Quando o presidente James Lacy nos pede para TORNAR REAL SEU SONHO DE ROTARY, acredito que ele imagina que temos a capacidade de sonharmos acordado.

Em outras palavras, o rotariano deve estar atento aos seus sonhos ou seja, preocupado, envolvido, comprometido com seu sonho de Rotary. Na mensagem dirigida aos presidentes e secretários, durante o Seminário de Treinamento realizado em abril, terminamos com um apelo especialmente destinado a este tipo de sonhadores. Dissemos na ocasião:

1. Identifiquem seus sonhos de Rotary . É um desafio para determinar, com a precisão possível, qual é seu papel dentro do clube, dentro do distrito, dentro do mundo rotário e dentro da comunidade. As opções são tantas que é praticamente impossível um espaço ou uma missão que não possa ser ocupada por você, independentemente de sua cultura, vocação e sua disponibilidade de recursos ou de tempo.

2. Localizem seus sonhos de Rotary. Essa procura está intimamente relacionada com o seu conhecimento de Rotary, com sua formação, informação e até, instrução rotária. Para isso é necessário ler sobre Rotary, ouvir, conversar, discutir, pensar sobre Rotary. Para isso, nossa instituição, através da literatura que disponibiliza, eventos que promove, oportunidades que oferece, é uma das mais pródigas do mundo todo.

3. Compartilhem seus sonhos de Rotary. É "a grande pedida" deste ano rotário. Compartilhem seus sonhos com seus companheiros de clubes, nossas parceiras das Associações e Casas da Amizade, jovens do Interact e Rotaract, seus amigos, parentes e vizinhos. Compartilhem seus sonhos. Já dissemos, e repetimos, que o sonho compartilhado e assumido conjuntamente é uma segurança a mais para se tornar realidade.

4. Tenham fé nos seus sonhos de Rotary. "A fé move montanhas", são palavras bíblicas. No Rotary, não é preciso tanto. Basta atender, no mínimo que seja, um desafio do clube, como por exemplo, consolidar o companheirismo, estabilizar o quadro social e aumentar a presença às reuniões. E tão importante quanto isso, aumentar a sua freqüência nas diferentes atividades rotárias a nível de clube bem como a nível de distrito.

Basta atender, no mínimo que seja, os trabalhos junto à comunidade, junto às crianças e jovens. Basta atender, no mínimo que seja, às contribuições e programas patrocinados pela Fundação Rotária.

5. Dediquem-se aos seus sonhos de Rotary. Dedicar-se aos seus sonhos é, depois de demonstrada a crença, a análise de sua viabilidade e exeqüibilidade. É remover toda aquela porção de "moinho de vento" ou quixotesca. É não dar a impressão de que se trata de alguma coisa como "fogo de palha". É, como dizemos na gíria, "cair na real" para que o sonho seja colocado numa perspectiva e dimensão que garanta sua transformação em realidade.

6. Tenham entusiasmo pelos seus sonhos de Rotary. Despertado pela fé, viabilizado pela dedicação, análise e estudo, o sonho pode se definhar ou morrer se não for levado à frente com entusiasmo. É, talvez, a única e mais segura forma de motivar os outros para aderir ao mesmo. Como já afirmamos, é impossível compartilhar um sonho, garantido pela fé e aprovado pela dedicação, se não houver uma forte dose de entusiasmo que avaliza e garante o sonho perante seus pares.

Finalmente...

7. Dividam seus sonhos de Rotary para multiplicá-los. Dividir sonhos também é uma maneira de motivar outros a segui-los. Um pedacinho de sonho pode ser uma semente plantada em um outro coração, em uma outra mente, em outros braços. Poderá ser o início de um sonho ainda maior, mais robusto, mais audacioso.

O sonho de Paul Harris tornado realidade nos Rotary Clubs, dividido, germinou e continua germinando em outros cidadãos. Hoje somos praticamente um milhão e duzentos mil em 160 nações. E podemos ser muito mais.

O sonho de Arch Klumph tornado realidade através da Fundação Rotária, dividido, germinou e continua germinando em outros rotarianos. Hoje somos praticamente seiscentos mil companheiros Paul Harris no mundo todo, quase setecentos no nosso distrito. E podemos ser muito mais.

O nosso sonho do Programa PolioPlus, dividido, germinou e continua germinando. Já contribuímos para a erradicação do vírus da poliomielite em 119 nações com a alocação de 313 milhões de dólares. E iremos conseguir muito mais: em 2005 teremos vencido a batalha.

Gostaria de encerrar, fazendo minhas, as palavras do Presidente James Lacy:

" Não tenho a menor dúvida de que cada um de vocês possui dentro de si a inspiração e a coragem para tornar real seu próprio sonho de Rotary, de utilizar o seu potencial e encontrar seu exato matiz nesse arco-íris que é o Rotary. Como um arco-íris, os sonhos são esquivos. Mas quando os concretizamos, enriquecem e melhoram o nosso mundo.

"Não sabemos a que altura o nosso lema nos levará, que sonhos conceberemos e seguiremos. Mas uma coisa é certa : nosso lema nos mantém ancorados no presente e nos une ao futuro, o futuro do Rotary. E é assim que, com o companheirismo e com a prestação de serviços como pedra fundamental em 1998-99, e utilizando o poder máximo de nossas mãos e corações, peço a cada um de vocês que TORNE REAL SEU SONHO DE ROTARY".

 (Setembro de 1998)

 

Voltar