COMPREENSÃO MUNDIAL: SONHO OU REALIDADE?

            Em 1912, Paul Harris escreveu: " O mundo é uma grande orquestra na qual cada um de nós tem um pequeno e insignificante papel. O sucesso de seu instrumento, e do meu, não depende do nível de ruído que eles produzem, mas, de quão perfeitamente eles se harmonizam com os instrumentos daqueles ao nosso redor; e aquele que, voltado para si mesmo insiste em tocar o trompete de seu jeito, com pompa e estardalhaço, tornar-se-á não somente um elemento de discórdia mas também indesejável para todo o resto da banda. Se o Rotary puder incutir em nós a consciência de que não somos músicos solistas, mas sim pequenas partes de um todo grandioso, nossas vidas harmonizar-se-ão melhor com as vidas daqueles ao nosso redor, tornando mais fácil e recompensador nosso convívio com o próximo".
            Além de uma postura filosófica ( sonho ), Rotary nos fornece o instrumental ( realidade ) para a concretização da compreensão mundial: programas rotários ligados à Avenida de Serviços Internacionais e Fundação Rotária. Senão, vejamos alguns exemplos:
           Serviços à Comunidade Mundial - acontecem sempre que um Rotary Club de determinado país envia assistência a outro no exterior para o benefício de um projeto de serviços à comunidade local. Promove maior compreensão e boa vontade internacional através de assistência material e técnica. Além do "Intercâmbio de Projetos" o serviço inclui a "Rede Informativa sobre Doações em Espécie" e "Assistência em Casos de Desastre".
            Intercâmbio de Jovens - esta é uma das atividades mais procuradas do Rotary que investe nos jovens acreditando na sua capacidade de ajudar a unir o mundo. Com grande capacidade para aprender idiomas e adaptar-se a ambientes novos, os estudantes envolvidos no programa travam novas amizades e derrubam barreiras culturais.
           Voluntários do Rotary - associado à Avenida de Serviços Profissionais, o programa apóia rotarianos ou não que desejam prestar serviços voluntários no exterior. A cada seis meses Rotary publica duas listas: " Voluntários do Rotary: Lista de Projetos Internacionais" e " Voluntários do Rotary: Lista de Voluntários Internacionais". Pode receber ajuda da Fundação Rotária através do Subsídio Voluntários do Rotary.
           Intercâmbio Rotário da Amizade - programa através do qual rotarianos e suas famílias realizam visitas recíprocas, hospedando-se por alguns dias em lares de rotarianos de outros países. O objetivo é fomentar a boa vontade, a paz e a compreensão internacional através de contatos pessoais além de fronteiras internacionais.
            Bolsas Educacionais - reconhecidas como um dos maiores, mais organizados e mais internacionais programas de bolsas de estudo do mundo, as Bolsas Educacionais da Fundação Rotária oferecem aos bolsistas a oportunidade de estudar no exterior, servindo, extra-oficialmente, como "embaixadores da boa-vontade" entre as nações.
           Intercâmbio de Grupos de Estudos - equipes formadas por quatro não-rotarianos, profissionais de ambos os sexos, e um líder rotariano visitam outro país por um período de quatro a seis semanas. As equipes estudam as instituições e observam as práticas de suas próprias profissões, hospedando-se em lares de rotarianos para familiarizar-se com a cultura da comunidade anfitriã.
           Subsídios para Professores Universitários - concedidos para que professores universitários lecionem em países em desenvolvimento por 3 a 10 meses.
           Subsídios Humanitários - oferecem apoio a projetos essencialmente internacionais através da Fundação Rotária e que envolvam Rotary Club de vários países. Extremamente diversificados tanto no aporte de recursos como na abrangência, incluem, entre outros: Subsídios "Saúde, Fome e Humanidade"(3H), Programa e Subsídios "Pólio Plus", Subsídios Equivalentes, Subsídios "Descoberta" Carl P.Miller, Subsídios Esperança, Subsídios Novas Oportunidades.

 (Fevereiro de 1999)

Voltar