MENSAGEM AOS ENGENHEIRANDOS
FLORESTAIS
Exmo. Sr. Prof. Dr. Humberto de Campos, digníssimo
Diretor da ESALQ.
Demais autoridades que compõem a mesa e se fazem
presentes nesta sessão solene.
Prezados professores, funcionários e alunos de nossa
Escola.
Senhoras e senhores.
Queridos pais
Formandos e
afilhados, a partir deste instante,
prezados colegas
Sejam bem-vindos a uma nova dimensão de suas vidas ...
Sejam bem-vindos ao mundo dos profissionais: vocês agora são detentores de uma
profissão reconhecida e respeitada. Engenheiros Florestais pertencentes a uma
classe privilegiada (2% entre os alunos na ESALO em 1990, 1 em cada 12.000
habitantes de Piracicaba, 1 em cada 1.000.000 de paulistas e 1 em cada
6.000.000 de brasileiros). Esta distinção deve enchê‑los de satisfação e
orgulho, deve fazê‑los agradecidos a Deus, se nele acreditarem,
agradecidos a seus pais se os respeitarem e sobremaneira reconhecidos à
sociedade, que acreditando em vocês, propiciaram condições para atingirem seus
sonhos: cursar uma Escola e serem engenheiros. E vejam, uma Escola do porte de
nossa Escola.
Caros colegas engenheiros: quanto maior o privilégio,
maior a responsabilidade , maior o débito. Chegou a hora de saldá‑lo. Sou
testemunha de que muitos de vocês começaram o acerto de contas já há algum tempo
atrás, ainda como estudantes, ainda como estagiários e bolsistas, ainda como
lideres na vida acadêmica e na sociedade.
Nesta hora não custa nada dar um balanço e verificar em
que classe de estudante se incluíram e em que classe de engenheiro florestal
desejam ser identificados.
Existem três tipos básicos de pessoas: as que nem estão sabendo que coisas
estão acontecendo, as que ficam sabendo que coisas aconteceram e as que fazem
as coisas acontecerem.
Colegas: maior privilégio, maior responsabilidade...
Vocês não tem escolha, vocês tem que fazer as coisas acontecerem. Vai ser
fácil? Não, não vai ser fácil. Nossa vida e nosso mundo andam tão estranhos e
malucos que, em muitas situações, você precisa pedir licença para ajudar
alguém, pedir desculpas por ser prestativo, implorar para ser útil e, paradoxo
dos paradoxos, quase pagar para trabalhar.
Desanimar? Nunca!
Olhem ao seu redor: quantos exemplos de fé... quantos exemplos de
dedicação... quantos exemplos de entusiasmo. Um
dos melhores exemplos vocês tem no semeador do
Evangelho: "Eis que saiu o semeador a semear. E, ao semear, algumas
sementes caíram ao longo do caminho, e vieram os pássaros e comeram‑nas
avidamente. Outras caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra e
brotaram logo; por falta de terreno profundo, levantando‑se o sol,
ficaram queimadas e, como não tinham raízes, secaram. Outras caíram entre os
espinhos; mas cresceram os espinhos e sufocaram‑nas. Outras, enfim,
caíram em terra boa e frutificaram, umas cem, outras sessenta e outras trinta.
Quem tiver ouvidos para ouvir, ouça."
Enquanto
uns filosofavam, outros discutiam, ele saiu semeando, e filosofando e talvez
até discutindo. Mas saiu semeando. Como profissionais ligados à terra, vocês
devem reconhecer que um dos atos mais sublimes é semear, que só perde para
outro mais espetacular que é o germinar dessa mesma semente: uma nova vida, uma
nova crença, uma nova esperança, um renovado entusiasmo. Semear pensamentos,
semear palavras e sobretudo semear ações.
Um para 6.000.000 de brasileiros! Haja fé, haja
dedicação, haja entusiasmo.
Independentemente do
do saldo devedor existe uma responsabilidade e uma imensa expectativa de seus
pais e ex-professores em torno do eterno
chegar. Charles Chaplin termina uma magnífica crônica com estas palavras: "Não faças do amanhã o sinônimo do
nunca, nem o ontem o mesmo que nunca mais. Teus passos ficaram ... Mas vá em
frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir‑te".
Vocês se graduam numa hora na qual a
preocupação com o Planeta Terra atinge uma dimensão jamais vista. Assunto do
dia a dia, de uma necessidade imperiosa e oportunidade ímpar, passa a tomar
contornos até religiosos. Vocês poderão engrossar essa imensa legião mostrando
aos imediatistas do desenvolvimento a qualquer preço e aos fanáticos do verde,
a tese de que é possível, ou terá que ser possível, se conciliar
desenvolvimento com preservação
do ambiente. Apontando e
denunciando erros, indicando e mostrando onde chegar. Porém, e sobretudo,
fazendo e ensinando como fazer. A Escola lhes forneceu
o instrumental básico, alargou os horizontes. Cabe a vocês lutarem para atingir
esse futuro sonhado e desejado por todos nós.
Caros colegas:
vocês não serão mais de vocês e só serão felizes se fizerem os outros felizes.
Minhas senhoras e senhores:
Quem tiver ouvidos para ouvir...
Novos engenheiros florestais estão saindo para semear...
Obrigado
(Janeiro de 1990)