SUBSIDIOS HISTÓRICOS DO CIDADE ALTA

 

 

A história de Rotary deverá ser escrita muitas vezes‑ ( Paul Percy Harris )

 

A cidade acabara de comemorar seu bicentenário ....

O Prefeito Municipal era o saudoso Com. Luciano Guidotti...

O ano rotário era 196768, o nosso Distrito o 461 e seu governador o comp. Sebastião Santos de Oliveira.

O Rotary Club de Piracicaba, sob a direção segura do comp. Carlos Sachs, presidente de seu Conselho Diretor, naquele,hoje distante março de 68 se preparava para escrever mais uma página na história da marcha ascendente de Rotary no mundo.

            No Salão de Atos do Jornal de Piracicaba cerca de trinta convidados, das mais diversas categorias sociais,  culturais e econômicas se entreolhavam curiosos e expectativos naquele dia 16, um sábado à tarde.

            O comp. Losso, representante oficial da Governadoria de Distrito 461, acompanhado de outros dedicados companheiros, explicou aos presentes a intenção de se fundar um novo núcleo rotário no antigo Bairro Alto, em

território a ser cedido pelo Rotary Club padrinho.

Sucederam‑se outras reuniões preparatórias nas quais não só ficou cristalizada a idéia de criação de um novo clube, como também a 23 da março daquele ano foi formado um Conselho Diretor provisório sob a presidência do comp. Humberto de Campos.

No dia 29 d.e março, pelas páginas do Jornal de Piracicaba, a comunidade piracicabana tomava conhecimento que: “ROTARY PROVISÓRIO CIDADE ALTA REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO-JANTAR ¾ Ontem, no Clube  de Campo, teve lugar a primeira reunião-jantar do Club Provisório Piracicaba Cidade Alta, estando presentes 45 rotarianos de Piracicaba-Centro, Piracicaba-Vila Rezende, Rio das Pedras e Piracicaba-Cidade Alta. A reunião foi presidida pelo prof. Humberto de Campos, estando na secretaria o sr. Ivaldo Togni. O diretor de protocolo, dr. Luiz Antonio Abrahão saudou os presentes, dizendo da satisfação de contar com tantos companheiros na reunião-estréia  do clube provisório da Cidade Alta. Sobre estruturação de Rotary falou o dr. Losso Neto, representante especial do Governador do Distrito para instalação do novo clube. Usaram da palavra, ainda, os rotarianos Carlos Sachs, presidente do clube de Piracicaba; Jairo Araritaguaba Filho, presidente do Rotary Club de Vila Rezende; José Roque Marino, vice-presidente do clube de Rio das Pedras; sr. Michel Cury, prof. Leontino Ferreira de Albuquerque, Américo Fortunato Migliolo, Prof. Nélio Ferraz de Arruda e sr. Ivaldo Togni”.

Dai em diante, pela mão segura e sábia orientação do comp. Losso, o nosso clube começou a crescer. Cerca de dois meses após a primeira reunião, no dia 14 de maio, o comp. Gov. Sebastião procedeu a instalação provisória do Rotary Club de Piracicaba‑Cidade Alta, por ocasião de sua primeira reunião festiva. 0 orador da noite foi o comp. Leontino que, com felicidade ímpar, brindou os presentes com a palestra " Considerações sobre Rotary ".

            Sob o olhar carinhoso do R. C. de Piracicaba, clube padrinho, o Cidade Alta ensaiou seus primeiros passos. Em reunião realizada a 25 de junho, o novel clube recebeu das mãos do comp. Sebastião, a sua carta de admissão ao Rotary International. Das mãos do presidente  do RC d e Iguape, comp. Heitor Cordeiro, recebeu a tradicional "chupeta". Tornávamo‑nos assim, o clube caçula do Distrito 461.

Não poderíamos deixar passar esta oportunidade sem citar os compa­nheiros que naquela oportunidade receberam seus distintivos como sócios fundadores, muitos dos quais, por motivos diversos, já não mais fazem parte da nossa imensa família rotária: Antenor Bonato, Antonio Corazza Jr., Antonio Oswaldo Storel, Antonio Rodrigues Gomes Perianes, Arlindo Azeredo, Arnaldo Corazza, Cândido de Faria Alvim, Edson de Andrade e Paula, Helládio do Amaral Mello, Homero Scudeller, Humberto de Campos, Ivaldo Togni, João Gorga Filho, João Lúcio de Azevedo, José Olivetti Netto, Luciano Nunes Montenegro, Luiz Antonio Abrahão, Luiz Ernesto George Barrichelo, Maks Weiser, Moacir Aguiar Jorge, Moacyr de Oliveira Camponez do Brasil Sobrinho, Nélio Ferraz de Arruda, Octávio Freire, Olício Hellmeister, Otto Jesu Crocomo, Raja Cury, Rubens Pilli, Sérgio Delfini Severi e Waldemar Rambaldo.

Nessa mesma reunião era empossado o nosso primeiro Conselho Dire­tor para o ano rotário de 1968-69:

 

Presidente: Humberto de Campos

Vide-Presidente: Octávio Freire

1º Secretário: Ivaldo Togni

2° Secretário: Luiz Ernesto George Barrichelo

1° Tesoureiro: Maks Weiser

2º Tesoureiro: Antonio Oswaldo Storel

Diretor de Potocolo: Luiz Antonio Abrahão

Diretores sem pasta: Nélio Ferraz de Arruda, Cândido de Faria Alvim e Moacyr de ºC. do Brasil Sob.

 

            Naquela oportunidade o RC de Piracicaba‑Cidade Alta lançava seu 1° boletim com editorial do comp Losso Netto: “ MAIS UM CLUBE, MAIS AMIGOS ¾ Nasce mais um Rotary Club em Piracicaba! É o fruto de caminhada, por mais de um quarto de século, nas iluminadas avenidas de serviço. É o coroamento da insigne honra que nossa cidade usufrui em seu 2° Centenário, sediando a Governadoria do Distrito 461 do RI, com nosso querido Sebastião Santos de Oliveira comandando um dos mais operosos distritos rotários do mundo. Para o rotariano, a maior alegria de sua vida é poder ampliar seu círculo de companheiros  o que  quer dizer, de amigos ajustados ao ideal de ser útil sempre. Por isso, o Rotary Club de Piracicaba se sente jubiloso neste dia, do ingresso de seu afilhado da Cidade Alta, a grande comunidade mundial de Paul Harris. Sejam bem-vindos a Rotary, companheiros! Que as mesmas alegrias que encheram nossos corações neste maravilhoso convívio de homens de boa vontade sejam, daqui por diante, o sinal de suas vidas. Que cada um de vocês possa desfrutar a grande felicidade de jamais perder uma única oportunidade de servir, sorrindo, seu irmão, seu próximo, seu companheiro, a cidade, a Pátria, a Humanidade!”

Caro Paul Harris ....

            Tivemos ótimos professores...,. No “dar de si antes de pensar em si”, procuramos nesses  8 anos reescrever incontáveis vezes a história do Rotary: numa ação, num gesto ou mesmo num simples pensamento.

Caro clube padrinho ....

Seu afilhado é hoje realidade dentro do cenário rotário mundial.

            O entusiasmo pelo ideal de Rotary foi e continua sendo a nossa resposta ao incansável e paciente comp. Losso e  seus companheiros de lutas na formação de nosso clube..‑.

Amizade e compreensão tem sido a resposta de todos nós do cidade Alta aos presidentes dos Conselhos Diretores  que se sucederam com o passar do tempo ....

Existência sólida continua sendo a resposta  ao comp. Gov. Sebastião e colégio de governadores dos distritos 461 e 462.

Desprendimento e ação tem sido a resposta a nossa cidade, ao nosso Estado, ao nosso País e ao Mundo.

Caros companheiros do clube padrinho: o nosso maior orgulho é sermos seus afilhados.

            Obrigado

 

(Março de 1976

 

Voltar