MENSAGEM DA ASSEMBLÉIA EM LENÇÓIS PAULISTA

 

Companheiros de Rotary e Parceiros no Servir:

Estou no Rotary há 30 anos. Pode parecer um longo tempo... porém, lá em casa, Sonia minha esposa, no âmbito familiar está no Rotary desde seu nascimento em 1945. Quando ela nasceu, meu sogro era rotariano há dois anos. Com ele, um rotariano convicto, aprendi a olhar Rotary, como ele dizia e repetia, como uma oportunidade de conseguir uma HOMOGENEIDADE em meio a uma notável HETEROGENEIDADE.

Trinta anos depois, observando o arco-íris, relembro minhas aulas de ótica no colégio: a luz do sol, uma luz branca, aparentemente tão homogênea, se constitue de sete cores que se juntam para formá-la. Entre outras coisas de menor importância, essa mesma luz, aparentemente homogênea, é, ao lado da água, FONTE DA VIDA.

Que fenômeno maravilhoso: as sete cores se reúnem, chegam até nós como uma única cor, que simplesmente permite a existência da vida neste imenso planeta azul. Este planeta que olhado do espaço, não é branco, é azul. Já que é permitido sonhar, imagino que as sete cores, em assembléia especialmente convocada, decidiram eleger a cor azul com a cor líder da terra para apresentá-la aos bilhões de astros, estrelas e sóis, planetas e satélites do universo todo.

Que coisa curiosa : em outras situações, a cor verde é a líder: representa as outras cores em outro fenômeno maravilhoso da natureza, e, especial ao reino vegetal nas folhas das plantas: a fotosíntese.

Já para o fogo... há uma alternância entre vermelho... amarelo... azul....

Companheiros e parceiros. Nós líderes rotários temos muito a aprender com as cores... e também com as flores. São nas flores que as cores mais se diversificam... Esta heterogeneidade se encontra num ponto de extrema homogeneidade: tudo isso só para uma coisa, uma única coisa :a perpetuação da espécie.

Nós humanos, que nos julgamos tão importantes... quantas cores temos de pele? Quantas são as cores de nossos maravilhosos olhos sonhadores? Nossos magníficos cabelos?

Companheiros e parceiros. A humanidade, como parte da natureza, é extremamente heterogênea, porém, dentro de si, outra pessoa como eu, pensando como eu, sonhando como eu, olhando o mundo como eu, jamais nascerá.

Companheiros e parceiros. A humanidade, como parte da natureza, é extremamente heterogênea dentro de si, porém torna-se homogênea quando encontra algo em comum. desde o instinto de sobrevivência como uma simples flor, até uma demonstração de solidariedade, de desprendimento, de doação, de amor. No Rotary, composto por pessoas extremamente heterogêneas e complicadas, também há algo em comum: companheirismo e prestação de serviços.
E nós aqui presentes para esta assembléia? O que temos a ver com tudo isso? Permitam-me apresentá-los a vocês mesmos: vocês serão os lideres do próximo ano rotário. Suas missões?
Tão simples e maravilhosa: ABRIR SEUS CORAÇÕES... E REUNIR: MENTES TÃO DIFERENTES...
BRAÇOS TÃO DESIGUAIS... ASPIRAÇÕES TÃO DIVERSIFICADAS... E TORNAR REAL O NOSSO SONHO DE ROTARY...

Presidente James Lacy nos desafia como lideres : “Precisamos instilar em todos os rotarianos grande amor pelo companheirismo e pela prestação de serviços, bem como interesse pelos seus semelhantes --- a verdadeira missão de uni rotariano”.

Porém, companheiros e parceiros...

Não será possível esperar dia 1 de julho, início de novo ano rotário para montar suas equipes, compartilhar sonhos, traçar planos... é preciso começar agora. Esta assembléia foi preparada para isto...

Não será necessário esperar 1 de julho para começar a tornar real seu sonho de Rotary: por que não continuar mostrando que Rotary se interessa? No seu clube, na sua comunidade, no seu país, no mundo todo. Por que não mostrar que Rotary se interessa comparecendo de forma maciça na próxima Conferência Distrital : 3 dias, 2 dias, 1 dia, meio dia, algumas horas. Tornem real um dos inúmeros sonhos do Governador Foehd!

Interpretando as palavras de nosso presidente 1998-99, Jim Lacy, o que Rotary é e será. só depende de você. O clube de cada um de vocês, o nosso Distrito. Rotary Internacional, penso eu, começa exatamente nesses poucos centímetros quadrados que você ocupa na superficie dessa imensa terra. Isto poderá ser o começo de uma renovação de milhões de quilômetros quadrados.
A LUZ
VAI CONTINUAR BATENDO EM VOCÊS. VOCÊS PODERÃO ABSORVÊ-LA COMO MAIS UM CORPO OPACO. REFLETI-LA COMO UM ESPELHO OU REFRATÁ-LA COMO UM PRISMA. UMA SIMPLES GOTA OU 1 MILHÃO E DUZENTAS MIL GOTAS DE CHUVA QUE PODEM PRODUZIR UM
IMENSO ARCO-ÍRIS DE
SONHOS E REALIDADES.

QUE CADA UM FAÇA SUA ESCOLHA E SUA PARTE. ASSIM SEJA.

           

(Abril de 1998)

Voltar