MENSAGEM DA ASSEMBLÉIA EM SANTA BÁRBARA DOESTE

 

Companheiros de Rotary e Parceiros no Servir.

Na assembléia realizada em Lencóis Paulista, no último domingo, terminei minha mensagem falando da luz e de cores.

Disse, na oportunidade, que todos tinham uma escolha a fazer ao receber o lema e a mensagem do comp. James Lacy que será o presidente do Rotary International no ano rotário que se aproxima. Para isso comparei-a a uma luz e disse que vocês poderão absorvê-la como um corpo opaco, refleti-la como um espelho ou, como um prisma, desdobrá-la nas sete cores que a compõem e que podem ser vistas no arco-íris.

Como nosso logotipo, que contém o lema 1998-99 e a roda dentada, que identifica nossa instituição, estão apoiados num arco-íris, muitos, naquela oportunidade entenderam que eu estava privilegiando a terceira opção. Para que não haja dúvidas, afirmo que as três escolhas são válidas.

Um corpo opaco pode ser, por exemplo, como a lua que, não tendo luz própria, a recebe do sol e reparte essa mesma luz com os magos, os poetas, enamorados e sonhadores. Os olhos, corpos opacos criam uma luz invisível na forma de um brilho que os mesmos poetas e enamorados conseguem ver e juram que tem luz própria.

A opção pela reflexão, como um espelho, se traduz, por exemplo, na visão do filho que se espelha em seus pais, discípulos que se espelham nos mestres. As nossas próprias comunidades devem procurar se espelhar no rotariano praticando o Objetivo do Rotary, na sua terceira parte, quando procura a melhoria dessa mesma comunidade pela conduta exemplar na sua vida pública e privada.

Não restam dúvidas de que a terceira opção, que se manifesta numa simples bolha de sabão, numa gota d’água ou em milhões de gotas de chuva e chegam até nós num maravilhoso arco-íris, tem um charme, um colorido especial, algo que pode parecer sonho e que pode se tornar realidade.

Mas, naquela oporunidade, cometi uma indelicadeza com minha parceira rotária mais próxima, Sonia, minha esposa. Para dizer que ela, do ponto de vista familiar, tinha mais tempo de Rotary que os meus trinta anos como rotariano, acabei revelando sua idade o que, segundo consta, é costume antigo não fazê-lo quando se referindo às damas.

Porém e na realidade, minha intenção era homenageá-la e ressaltar algo que aprendi com seu pai, rotariano apaixonado e convicto desde 1943 quando ingressou no Rotary Piracicaba, até seu falecimento em 1978. Ele dizia e repetia que o segredo do líder rotário era procurar conseguir a maior homogeneidade possível em meio a uma notável heterogeneidade.

Não existem dois seres humanos iguais principahnente em seu íntimo, em seus sonhos, seus desejos, seus anseios, seus modos de ver a vida.

Da mesma forma, na natureza há uma imensa diversidade de tamanhos, formas e cores. As flores, por exemplo, são as parte dos vegetais que mais mostram diversidades de cores e matizes. Porém essa heterogeneidade existe para uma mesma finalidade, ou em otras palavras para uma “homogeneidade de objetivo” a reprodução, ou seja, a sobrevivência da espécie.

A luz branca do sol, fonte da vida ao lado da água, aparentemente tão homogênea, existe pela união de sete cores tão distintas, tão óticamente heterogêneas, as cores do arco-íris.

Companheiros de Rotary e parceiros do servir : retorno a alguns trechos da mensagem de Lençóis Paulista.

A humanidade, como parte da natureza, é extremamente heterogênea dentro de si, porém torna-se homogênea quando encontra algo em comum, desde o instinto de sobrevivência de uma simples flor.., até uma demonstração de solidariedade.., de desprendimento... de doação... de amor.

No Rotary, composto por pessoas extremamente heterogêneas e complicadas, também há algo em comum : companheirismo e prestação de serviços.

E nós, aqui presentes para esta assembléia ? O que temos a ver com tudo isso ? Permitam- me recordá-los que vocês serão os lideres do próximo ano rotário. Sua missão?

Tão simples e maravilhosa:

ABRIR SEUS CORAÇÕES... E REUNIR: MENTES TÃO DIFERENTES... BRAÇOS TÃO DESIGUAIS... ASPIRAÇÕES TÃO DIVERSIFICADAS... E TORNAR REAL O NOSSO SONHO DE ROTARY...

Presidente James Lacy nos desafia como lideres : “Precisamos instilar em todos os rotarianos grande amor pelo companheirismo e pela prestação de serviços, bem como interesse pelos seus semelhantes --- a verdadeira missão de um rotariano”.

Porém, companheiros e parceiros...

Não será possível esperar dia 1 de julho, início de novo ano rotário para montar suas equipes, compartilhar sonhos, traçar planos... é preciso começar agora.. .Esta assembléia foi preparada para isto...  

Não será necessário esperar 1 de julho para começar a tornar real seu sonho de Rotary : por que não continuar mostrando que Rotaiy se interessa ? No seu clube, na sua comunidade, no seu país. no mundo todo. Por que não mostrar que Rotary se interessa comparecendo de forma maciça na próxima Conferência Distrital: 3 dias, 2 dias, 1 dia, meio dia, algumas horas. Tornem real um dos inúmeros sonhos do Governador Foehd.

Interpretando as palawas de nosso presidente 1998-99, Jim Lacy, o que Rotary é e será, só depende de você. O clube de cada um de vocês, o nosso Distrito, Rotary Internacional, penso eu, começa exatamente nesses poucos centímetros quadrados que você ocupa na superficie dessa imensa terra. Mas poderá ser o começo de uma renovação de milhões de quilômetros quadrados. Sua responsabilidade está aumentando a cada dia. Parodiando palavras evangélicas, muitos continuam sendo chamados pelo Rotary para o trabalho. Porém, poucos estão dando demonstrações de serem os escolhidos.

Que o arco-íris nos sirva de lembrete, inspiração e motivação de que é possível nos unir e juntar forças. Que, respeitando nossas individualidades, é possível a realização de um trabalho conjunto e organizado, rotarianos e parceiros, pelo Rotary, pelas nossas ciranças, pela nossa comunidade, pelos nossos jovens, pelo nosso mundo, pelos idosos, pela humanidade.

Companheiros e parceiros:

Mostando que Rotary se interessa é o começo, é um exercício ou um aquecimento para tomar real seu sonho de Rotary.Votos e desejos de sonhos e realidades para todos vocês. Assim seja.

           

(Abril de 1998)

Voltar